Um estudo recente revelou que 40% dos adultos não caminham quase nada, e essa estatística aumenta com o passar do tempo, já que o desenvolvimento da tecnologia tornou o trabalho mais fácil e menos saudável.
Caminhar é uma das melhores formas de começar uma rotina de exercícios, já que ajuda a exercitar os músculos e queimar calorias.
Mas seus benefícios se concentram quando nos dedicamos exclusivamente a caminhar aumentando o ritmo pouco a pouco. O simples ato de andar, como fazemos todos os dias para nos locomovermos não é o suficiente, pois isso reduz os efeitos da caminhada.
Para realmente aproveitar os benefícios dessa atividade, o ideal é dedicar-lhe pelo menos trinta minutos todos os dias, sem distrações e melhorando cada vez mais o ritmo. Quer conhecer os benefícios dessa caminhada diária? Confira!
Fortalece o coração, prevenindo-o de doenças cardiovasculares
Caminhar pelo menos trinta minutos por dia reduz em até 27% o risco de sofrermos de doenças cardíacas e acidentes cerebrovasculares. Essa é uma atividade ideal para quem quer controlar a pressão alta, favorecer o sistema circulatório, reduzir o colesterol ruim (do tipo LDL) e ajudar a aumentar o colesterol bom (do tipo HDL). Por aumentar o ritmo cardíaco, a atividade favorece a saúde cardíaca de forma notável.
Reduz o risco de sofrermos uma série de doenças
Diferentes estudos sugerem que pessoas que caminham pelo menos trinta minutos por dia tendem a sofrer menos de diabetes do tipo II, asma e alguns tipos de câncer. Pessoas que tem uma rotina diária de atividades físicas são menos propensas a desenvolver câncer de cólon, mama e útero.
Ajuda a manter o peso equilibrado
Manter um bom ritmo de caminha todos os dias ajudará a acelerar o metabolismo, e graças a isso o organismo será favorecido na queima de gorduras. Quanto mais ritmo mantido durante a caminhada, mais calorias é possível queimar. Caminhar é um dos melhores exercícios para manter o peso equilibrado, já que isso aumentará a massa e tonificará os músculos.
Previne a osteoporose
Ao caminhar diariamente, estamos estimulando o fortalecimento dos ossos, aumentando a sua densidade. Essa prática saudável é recomendada principalmente para as mulheres, já que além disso, mantém a saúde das articulações, ajudando a prevenir problemas como a artrite.
Ajuda a tonificar pernas, glúteos e abdômen
A caminhada, quando realizada com boa postura, ajuda a fortalecer as pernas, além de tonificá-las e ajudá-las a se firmarem mais. Ainda, também ajuda a tonificar os glúteos, levantando-os naturalmente. Esse exercício também ajuda a queimar a gordura abdominal e com isso, favorece a tonificação dessa região do corpo.
Previne a demência
Estudos revelaram que uma em cada quatorze pessoas maiores de 65 anos e uma em cada seis pessoas maiores de 80 anos tendem a sofrer de demência. Um bom ritmo de caminhada durante trinta minutos por dia pode evitar a contração do cérebro, e assim, preservar a memória com o passar dos anos. A atividade física estimula e protege o cérebro, reduzindo o risco de demência em até 40%.
Aumenta os níveis de energia
Quando caminhamos, nosso organismo se ativa, aumenta a circulação e a administração de oxigênio a cada célula do corpo. Graças a isso, esse hábito saudável faz com que nos mantenhamos mais ativos, combate as quedas de energia após o almoço e nos mantém mais despertos.
Combate a depressão
Estudos revelaram que caminhar é uma boa terapia para combater a depressão e todos os seus sintomas. Caminhar trinta minutos por dia é ideal para sair de uma crise depressiva e também para prevenir o problema.
Evita a obesidade e o desenvolvimento de celulite
Ao ativar o metabolismo com uma caminhada diária, favorecemos a eliminação de toxinas e gorduras que o corpo não precisa mais, e isso faz com que evitemos a obesidade. Além de favorecer a queima de gordura, nos ajuda contra a retenção de líquidos, ativa a circulação e com isso, nos ajuda a prevenir a celulite.
Melhora o desempenho sexual
Como já sabemos, a prática de exercícios físicos e o sexo andam de mãos dadas. Uma pesquisa recente feita com mulheres entre 45 e 55 anos revelou que caminhar diariamente aumenta o desejo sexual e também a satisfação com o ato.
Sem comentários:
Enviar um comentário