Aveia, sempre: da Infância a Maturidade



Hoje em dia, saúde é muito mais uma questão de disciplina do que de falta de informação. As pesquisas estão aí para comprovar. Você sabia que a aveia é um cereal muito nutritivo ao nosso organismo. Rica em ferro, cálcio, proteínas, vitaminas, carboidratos e fibra, a aveia contribui, e muito, para o bom funcionamento do intestino. Esse cereal previne muitas doenças e ajuda o corpo na manutenção da saúde de diversos órgãos.


A quantidade de fibras que a aveia possui, seu consumo regular faz com que o intestino funcione corretamente, absorvendo os nutrientes que o organismo necessita e deixando de ser preguiçoso.


As fibras são células vegetais que não conseguimos digerir. Elas ajudam a regularizar as funções do intestino, a baixar o colesterol ruim do sangue, a controlar o açúcar do sangue e protegem até contra alguns tipos de câncer como o de cólon. Elas são facilmente encontradas em alimentos como frutas, legumes, feijões, e principalmente grãos integrais, e devemos adicioná-las à nossa dieta de alimentação saudável todos os dias.


Entretanto vale ressaltar que processos como o da moagem do trigo para fazer farinha branca, descascar de peles, purês de legumes e espremer de frutas fazem com que as fibras sejam perdidas, por isso é preferível o consumo de alimentos naturais e integrais.

Para os diabéticos, as fibras da aveia juntam-se ao açúcar dos alimentos, fazendo-o cair mais lentamente na corrente sanguínea. Para quem tem colesterol alto a aveia é uma ótima aliada na redução do LDL, pois suas fibras são solúveis em água e se transformam em um gel que faz com que as gorduras não se depositem nas artérias, ajudando a baixar os níveis de colesterol ruim, prevenindo doenças do coração e também de câncer de intestino.

 

Além disso essas fibras dão uma sensação de saciedade mais rápida, fazendo a pessoa comer menos e conseqüentemente emagrecer. Também é eficaz na prevenção de hipertireoidismo, pois estimula a tireóide.

Também é útil para diversas outras moléstias como infecções urinárias (cistites e uretrites), dores musculares (utilizada sobre a pele), problemas de pele como eczemas, enxaquecas e insônias. Também funciona como energético para atletas e pessoas com altos desgastes físicos e mentais, e ajuda no desenvolvimento do feto em mulheres grávidas.

 

A aveia, que, entre outros benefícios, promove sensação de saciedade é rica em minerais como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E, proteínas e fibras, a aveia ainda melhora o funcionamento intestinal, facilita a digestão, controla a pressão arterial, diminui colesterol ruim e controla quantidade de açúcar no sangue. Mas, para que ela tenha todos esses efeitos positivos, é preciso consumir da maneira correta.


Recomenda-se a ingestão de 30 gramas de aveia por dia, ou seja, três colheres de sopa. Além disso, é indicado tomar de cinco a seis copos de água por dia, senão ela causará efeito contrário, que é a obstipação (prisão de ventre)”, orienta a nutricionista Vivian Goldberger, ao explicar que é possível acrescentar aveia em frutas, sucos ou vitaminas e ainda em receitas como tortas, quiches, pães e almôndegas.


Tipos de Aveia


Em flocos – o grão é prensado integralmente, um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes.


Farelo – esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, possui maior concentração de fibras betaglucanas. Ideal para ser usado em massa de pães e bolos.


Farinha – obtida da parte mais interna do grão e, assim, perde na carga de fibras. Usada nas receitas de pães, panquecas e bolos, sendo até uma alternativa para substituir a farinha de trigo.


As vitaminas e os minerais


Além das fibras, a aveia é uma ótima fonte de vitaminas e minerais. Cálcio, ferro, cobre, zinco, magnésio, fósforo e manganês são encontrados em abundância no cereal, e também as vitaminas E e as do complexo B e proteínas. É um cereal completo.

Como e onde é encontrada


A aveia é encontrada em farelo, flocos e farinha, sendo que o consumo do farelo é ligeiramente mais nutritivo que as outras duas versões, porém todas as três possuem as mesmas características benéficas para o organismo.
 

Por se tratar de um cereal que contém um pouco mais de gorduras que os demais, é recomendável comprar a quantidade necessária para o consumo em curto tempo. A conservação dela por muito tempo pode a tornar rançosa. Prefira as compradas em embalagens a vácuo, ou a granel, em uma casa de produtos naturais de sua confiança.

 

A aveia é um tipo de carboidrato que contém fibra solúvel e insolúvel. A fibra é a parte estrutural das plantas, grãos, frutas e hortaliças que não pode ser digerida pelo nosso organismo e nem pode fornecer energia. A fibra solúvel é responsável por diminuir a absorção de açúcar e gordura no nosso intestino. Isso é uma vantagem muito boa, pois em quantidade adequada auxilia na perda de peso.
 

Muito se tem estudado sobre a beta-glucana, uma fibra solúvel encontrada na aveia. Sabe-se que o consumo regular desta fibra ajuda a diminuir o colesterol sanguíneo, reduzir a pressão arterial e a controlar o diabetes. Esta fibra absorve água no intestino e forma uma pasta viscosa que ajuda na captura do colesterol dos alimentos e diminui sua absorção para o corpo


A parte de fibra insolúvel da aveia é responsável por reduzir a chance de ter diverticulite, ajuda a eliminar substâncias que podem levar ao câncer e ajuda na regulação do trânsito intestinal.

Além desses fatores, a aveia contém muitos antioxidantes que previnem contra o envelhecimento e o aparecimento de doenças, contém zinco que auxilia na diminuição de acnes e melhora o sistema imunológico e contém boro, um mineral importante para a saúde dos ossos.


É muito importante destacar que as pessoas não consomem a aveia em doses adequadas. Muitos estudos demonstraram que o consumo exagerado da aveia (mais que 1 xícara de 250ml) levam a sintomas como inchaço e produção de gases aumentado. O consumo adequado varia com o organismo de cada pessoa e deve ser levado em consideração.


Para se ter os benefícios da aveia precisa consumí-la regularmente e de forma variada, ou seja, nas frutas, componente de bolos, como mingaus, no iogurte e etc.


Todas as informações aqui passadas não substituem uma consulta que deve ser com o profissional nutricionista.

 

Uma tigela de aveia cozida é a forma perfeita de começar o dia, especialmente se está a tentar evitar ou se sofre de doença cardíaca ou diabetes. A aveia, o farelo de aveia e os flocos de aveia contêm um tipo específico de fibra conhecida como beta-glucano. Os antioxidantes da aveia reduzem o risco de doença cardiovascular.

O Ministério da Saúde recomenda que até os 6 meses os bebês sejam alimentados apenas com leite materno. As crianças devem começar a ingerir aveia a partir dos dois anos, salvo indicação médica em contrário. O consumo entre as crianças varia de acordo com a idade, sendo o cálculo bastante simples: basta somar 5 à idade da criança – uma criança com 2 anos, por exemplo, deverá ingerir 7 gramas para ter o aproveitamento dos nutrientes da aveia.


Os adultos devem ingerir entre 20 e 30 gramas diárias. Uma colher de sopa cheia de aveia tem em média 20 gramas; essa quantidade equivale a um grama de fibra, o nutriente que mais se destaca no cereal. No entanto, este nutriente também está presente noutros alimentos, como frutas, vegetais, massas e pão integral.


As formas para ingerir o cereal são variadíssimas: com os flocos, o farelo ou a farinha de aveia. Comparando os três, o farelo é o mais nutritivo, seguido pelos flocos e, por último, a farinha. Mas as diferenças são mínimas, o importante é ter prazer nas refeições.


 

Aveia – Benefícios para a Saúde




Devido ao elevado teor de fibras, a aveia ajuda a remover colesterol do sistema digestivo, que acabaria por chegar à corrente sanguínea. Atualmente, as últimas pesquisas sugerem que a aveia poderá ter um outro mecanismo que protege o coração.

 

As avenantramidas, compostos antioxidantes específicos da aveia, ajudam a evitar que os radicais livres danifiquem o colesterol LDL, reduzindo assim o risco de doença cardiovascular.

 

Melhoria da resposta imunológica

 

Em estudos laboratoriais, o beta-glucano melhorou significativamente a resposta do sistema imunológico humano às infecções bacterianas. O beta-glucano não só ajuda os neutrófilos (o tipo mais abundante de células imunológicas) a aceder mais rapidamente até ao local infectado, como também aumenta a sua capacidade de eliminar as bactérias ali existentes.

Estabilização do açúcar no sangue


Foi demonstrado em estudos que o beta-glucano também tem efeitos benéficos na diabetes. Pacientes diabéticos do tipo 2 a quem foram dados alimentos com um teor elevado deste tipo de fibra ou alimentos ricos em farelo ou flocos de aveia registaram subidas do açúcar no sangue muito inferiores comparativamente com os pacientes a quem foi dado arroz branco ou pão.

Começar o dia com um estabilizador de açúcar no sangue como a aveia pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controlo durante todo o dia, principalmente se durante o dia ingerir alimentos nutritivos ricos em fibras.


A aveia e outros cereais integrais reduzem substancialmente o risco da diabetes de tipo 2


A aveia e outros cereais integrais são uma fonte rica em magnésio, um mineral que actua como um cofactor para mais de 300 enzimas, incluindo enzimas relacionadas com a utilização da glicose pelo corpo e a secreção de insulina.

 

Os alimentos que contêm pelo menos 51% de cereais integrais (e que também tenham baixos teores de gordura, gordura saturada e colesterol) estão associados a um menor risco de doenças cardíacas e determinados cancros. Atualmente, as pesquisas sugerem que o consumo regular de cereais integrais reduz o risco de diabetes do tipo 2.

Benefícios antioxidantes

 

Além dos benefícios da sua fibra, a aveia também é uma muito boa fonte de selênio. O selênio, que é um cofactor necessário para a glutationa- peroxidase, um importante antioxidante, atua juntamente com a vitamina E por todo o corpo em vários sistemas antioxidantes vitais. Estas poderosas ações antioxidantes fazem do selênio um elemento útil na diminuição dos sintomas da asma e na prevenção de doenças cardíacas.

  Além disso, o selênio está relacionado com o restauro do ADN, e está associado a um risco reduzido de cancro, especialmente o cancro do cólon.

Uma alternativa ao trigo bem tolerada para crianças e adultos com doença celíaca


Embora se acredite que o tratamento da doença celíaca exige que se evite durante toda a vida a proteína do glúten, presente no trigo, no centeio, na cevada e na aveia, estudos recentes realizados em adultos mostraram que a aveia, apesar de conter uma pequena quantidade de glúten, é bem tolerada.

Atualmente, um estudo duplo-cego multicêntrico que envolveu o tratamento por 8 clínicas de 116 crianças recém-diagnosticados com doença celíaca sugere que a aveia também é uma boa escolha para crianças com doença celíaca. As crianças foram aleatoriamente selecionadas para receber uma alimentação-padrão sem glúten (sem trigo, cevada, centeio ou aveia) ou uma alimentação sem glúten com alguns produtos de aveia que não continham trigo.


No final do estudo, que durou um ano, todas as crianças estavam saudáveis, e em ambos os grupos a mucosa do intestino delgado (que é danificada pelo glúten na doença celíaca) estava curada e o sistema imunitário (que é excessivamente reativo em pacientes com doença celíaca) voltou ao normal.


 

Coloque aveia na sua dieta


Quem se preocupa em cuidar da saúde com certeza já ouviu mais de uma vez que o consumo regular de aveia traz diversos benefícios para o organismo. Além da comprovada redução dos níveis de colesterol, quando o assunto é emagrecimento, a semente pode ser uma grande aliada. Isso porque as fibras, especialmente as solúveis, presentes em grande quantidade na aveia, são responsáveis pela sensação prolongada de saciedade, diminuição do apetite e bom funcionamento do intestino. Ficou interessado?


Para aproveitar todo o potencial da aveia, é preciso consumi-la diariamente, em uma quantidade que contenha pelo menos 3 gramas de fibra solúvel. Como a proporção desta fibra varia de acordo com o tipo de aveia, suas quantidades de consumo também mudam. No caso na Oat Bran, é preciso ingerir 40g por dia. Já quem usa a aveia em forma de Flocos ou Flocos Finos, precisa comer 75 gramas do alimento.


Parece difícil? Não é. A melhor tática para seguir este conselho é distribuir a aveia em todas as refeições do dia. Você pode incluir o cereal no preparo de sucos, vitaminas, sopas, massas, frutas, iogurtes e até mesmo no próprio arroz com feijão.


Para te ajudar nesta tarefa, a QUAQUER desenvolveu duas opções de cardápios. Eles foram utilizados em estudo realizado pela QUAKER® em 2010, em parceria com a USP, que constatou perda significativa de peso dos participantes quando consumiam diariamente a quantidade recomendada do cereal. Confira:





Dieta da aveia: enxugue 5 kg em 1 mês

 

A Revista BOA FORMA publicou um cardápio de 1300 calorias que traz a aveia como destaque. É esse cereal que vai ajudá-la a controlar a fome. Elaborado pela nutricionista Luana Grabauskas, do Centro de Nutrição EMEX, em São Paulo, o menu continua prático. Basta você escolher uma opção de cada refeição e elaborar o cardápio da semana

 

Por Christina Biltoveni | Foto Fabio Mangabeira






 



Cardápio


Café da manhã


Opção 1
• 1 copo (200 ml) de suco verde (bater 1 folha de couve-manteiga, 4 folhas de hortelã, 1 folha de agrião e 1 fatia de abacaxi) + 1 banana amassada com 2 col. (sopa) de aveia e 1 col. (sobremesa) de mel


Opção 2
• 1 xíc. (chá) de café com leite de soja e adoçante + 1/2 xíc. (chá) de + 1 fatia de pão integral light com 1 col. (sobremesa) de margarina light + 1/2 papaia com 2 col. (sopa) de aveia


Opção 3
• 1 pote de iogurte desnatado com 2 col. (sopa) de aveia + 1 maçã


Opção 4
• 1 copo (200 ml) de leite de soja batido com 4 morangos picados e 2 col. (sopa) de aveia + 2 torradas integrais light com 1 col. (sopa) de requeijão light


Opção 5
• 1 pote de iogurte desnatado com 2 col. (sopa) de aveia + 4 cookies integrais light + 1 pera

Lanche da manhã


Opção 1
• 1 fruta (8 morangos ou 1 fatia de melão ou 1 ameixa ou 1 cacho pequeno de uva)


Opção 2
• 1/2 xíc. (chá) de frutas secas


Opção 3
• 1 banana amassada com 2 col. (sopa) de granola light


Opção 4
• 1 copo (200 ml) de suco de fruta natural com adoçante + 2 castanhas-do-pará


Opção 5
• 4 cookies integrais light + 1 caixinha de água-de-coco

Almoço


Opção 1
• 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes, pepino e cenoura ralada temperada com 1 fio de azeite, sal e limão + 3 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de lentilha + 2 col. (sopa) de couve-flor ou abobrinha cozida + 2 fatias de carne magra assada + 1 fruta


Opção 2
• 1 prato (sobremesa) de salada de alface, tomate e cebola temperada com 1 fio de azeite, sal e limão + 3 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de grão-de-bico + 2 col. (sopa) de beterraba cozida + 1 omelete feito com 2 ovos, orégano e manjericão + 1 picolé de fruta


Opção 3
• 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes temperada com 1 fio de azeite, sal e limão + 3 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de soja cozida + 2 col. (sopa) de abóbora ou brócolis cozidos + 1 filé de frango, peixe ou carne vermelha grelhado + 1 bombom


Opção 4
• 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes e cenoura temperada com 1 fi o de azeite, sal e limão + 3 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de feijão + 2 col. (sopa) de berinjela cozida + 1 peito ou 1 coxa de frango assado sem pele + 1 bananinha passa ou 1 banana assada com canela


Opção 5
• 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes e tomate temperada com 1 fio de azeite, sal e limão + 3 col. (sopa) de macarrão integral ao sugo ou ao alho e azeite + 3 col. (sopa) de carne magra moída + 2 col. (sopa) de vagem cozida + 3 col. (sopa) de salada de fruta

Lanche da tarde


Opção 1
• 1 barrinha de cereal light


Opção 2
• 1 xícara de chá de erva-cidreira com adoçante + 2 cookies integrais light


Opção 3
• 1 pote de iogurte desnatado com 2 col. (sopa) de granola light


Opção 4
• 3 amêndoas + 3 damascos secos + 1 caixinha de água-de-coco


Opção 5
• 1 copo (200 ml) de suco de soja light + 1 fruta

Jantar


Opção 1
• 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes temperada com 1 fio de azeite, sal e limão + 3 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de couve-flor ou brócolis cozidos + 1 filé de frango, peixe ou carne vermelha grelhado + 1 tabletinho (25 g) de chocolate amargo ou meio amargo


Opção 2
• 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes e tomate temperada com 1 fio de azeite, sal e limão + 3 conchas de sopa de mandioquinha com pedaços de frango desfiado + 3 col. (sopa) de salada de fruta


Opção 3
• Sanduíche com 2 fatias de pão integral light + folhas de rúcula e alface picadas + 1 col. (sopa) de cenoura ralada + 2 col. (sopa) de atum em água com cebola ralada + 1 fatia de abacaxi com 1 folha de hortelã picada


Opção 4
• 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes e cenoura temperada com 1 fio de azeite, sal e limão + 3 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de abobrinha cozida + 1 omelete feita com 1 ovo, tomate e manjericão + 1 maçã assada com canela


Opção 5
• 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes e cenoura temperada com 1 fio de azeite, sal e limão + 3 col. (sopa) de macarrão integral ao molho sugo + 1 coxa ou peito de frango assado + 2 col. (sopa) de berinjela cozida + 1 fatia de melão

Ceia


Opção 1
• 3 damascos secos


Opção 2
• 1 xícara de chá de erva-cidreira com adoçante + 1 cookie integral light


Opção 3
• 1 fatia de melão


Opção 4
• 1 copo (200 ml) de leite à base de soja batido com 1/2 maçã picada


Opção 5
• 1 copo (200 ml) de suco de laranja batido com 1/2 cenoura ralada
 




 

ANutricionista.Com – Ana Paula Fidélis – CRN9 6192 – Nutricionista em Belo Horizonte.

 


 


Sem comentários:

Enviar um comentário