Medicina Tradicional

O que é?

A medicina alternativa, também conhecida como medicina complementar ou medicina não convencional, faz uso de medicamentos/suplementos de origem vegetal, animal e mineral e de terapias sem medicação, como acupuntura e manipulações. O seu uso é muito importante no tratamento de patologias crónicas e na prevenção de doenças. 





Em Portugal, as medicinas alternativas já são reconhecidas pela da lei nº 45 criada a 22 de Agosto de 2003.





A legislação reconhece:
 – Naturopatia
 – Fitoterapia
 – Acupuntura (Medicina Tradicional Chinesa)
 – Homeopatia, 
 – Osteopatia
 – Quiroprática
No entanto a sua prática ainda está bastante limitada em Portugal e noutros países ocidentais onde predomina a medicina convencional. O Sistema Nacional de Saúde recusa-se a aceitar os benefícios destas terapias para o paciente, refugiando-se na teoria de que tais terapêuticas não têm bases científicas.


As terapias não convencionais podem ser escolhidas pelo paciente como alternativa ou como complemento da medicina convencional. São muito importantes não só para a cura de patologias, como também favorecem o equilíbrio e o bem-estar físico e psicológico dos pacientes. No tratamento é levado em conta aspectos como o estilo de vida, o exercício físico e os hábitos alimentares adoptados pelos indivíduos.



Sem comentários:

Enviar um comentário