São vários os alimentos considerados funcionais ou seja, que vão além de nutrir.
Pimenta caiena – O gosto picante desencadeia no cérebro a produção de endorfinas, substâncias que trazem bem-estar. Além disso, provoca a vasodilatação, melhorando a circulação sanguínea. Ao acelerar os batimentos cardíacos e estimular a salivação e o suor intensos, aumenta o gasto de energia pelo organismo, ajudando na perda de peso. Ainda dá energia e tem papel no controle das doenças cardíacas.
Chia – Eessa semente tem poderes protetores para o coração, graças ao ómega-3. Aliás, é mais rica nesse nutriente do que sua concorrente mais popular, a linhaça. Aumenta a saciedade, melhora o ritmo intestinal e tem fama de ajudar na definição da barriga.
Abacate – Durante muito tempo, ele foi desprezado pelas dietas tradicionais por seu alto teor de gordura. O que se sabe hoje, porém, é que sua polpa macia é uma fonte potente de gorduras saudáveis, com ação anti-inflamatória, capaz de aumentar o colesterol bom (HDL) e combater o mau (LDL). Tem alto teor proteico e muitas vitaminas. E é rico em triptofano, um aminoácido que trabalha na síntese da serotonina, o hormona do bem-estar. Por isso, ajuda no controle da ansiedade e no processo de perda de peso.
Gengibre – É antioxidante, combate os radicais livres e contribui para desacelerar o envelhecimento; termogénico, aumenta o metabolismo e a queima de gorduras; é excelente no combate às náuseas e tem atuação comprovada na diminuição da gordura abdominal.
Sem comentários:
Enviar um comentário