Por que tenho a língua branca e com um sabor estranho?
Primeiramente, é preciso esclarecer que esse tipo de caso não implica em uma gravidade excessiva e que é normal aparecer esses sintomas, com o qual podemos corrigir em casa mediante orientações adequadas de saúde e nutrição. Como uma informação de caráter acadêmico, citamos aqui a existência de uma ciência denominada “glosodiagnosis” que tem como base diagnosticar diferentes condições ou doenças através da observação do estado da língua.Geralmente, a cor da língua se associa a nossa digestão, ao nosso estômago e ao fígado. O aparecimento de feridas ou aftas também nos alerta sobre um sistema imunológico debilitado, com o qual seria necessário elevar as nossas defesas naturais. Como você pode ver, não é nenhum mistério, são somente efeitos e resultados de problemas associados a uma necessidade de melhorar a nossa dieta. Vejamos com mais riqueza de detalhes.
1- Candidíase oral
É o que chamamos de aftas. É normal, por exemplo, que não somente vejamos a língua branca, mas também tenhamos uma sensação de ardor, um gosto estranho na boca, problemas para engolir, e sensação de dor quando bebemos algo quente ou picante. Também é normal que saia pequena feridas na gengiva, lábios e nas paredes laterais ou superiores na boca ou na parede de trás da garganta ou boca.
2 .A necessidade de escovar também a língua
Da mesma forma que escovamos os nossos dentes, também é recomendável dar uma leve raspagem com a escova na nossa língua. Nela se armazenam numerosas bactérias que necessitamos retirar e que também podem oferecer essa tonalidade esbranquiçada na língua, associada a um sabor incômodo. Lembre-se de fazer uma suave escovação diária na língua e você irá obter uma aparência muito melhor.3. Continuando fumando?
Se você ainda continua com o hábito de fumar, recomendamos mais uma vez que você se empenhe em parar. Pela sua saúde, por mais anos de vida, para a sua qualidade de vida e também por estética. Seus dentes ficam amarelos, a língua sofre os transtornos, se torna branca e fica com o acúmulo das bactérias, fazendo com que cada manhã você se levante com um gosto amargo e desagradável. Decida hoje mesmo deixar de fumar.
4. Inflamação estomacal
É algo muito comum. A língua branca e espessa é um dos primeiros sintomas, mas além desses sintomas, você deverá observar outros efeitos, como, por exemplo, ventre inchado, gases estomacais, dor estomacal, náuseas e pequenas diarreias e perda de apetite. Estes tendem a ser outros sintomas associados à inflamação das paredes do nosso estômago e que, normalmente é conhecido como gastrite. Tenha em conta que, se esses sintomas se agravarem bastante, você deverá consultar um médico imediatamente para que ele te recomende o tratamento mais adequado. Às vezes, não passa de uma inflamação débil que pode ter uma duração de dois a três dias, sendo essa aparência de língua suja um exemplo de que há um problema em seu estômago que pode ser solucionado mediante uma dieta apropriada.5. Necessidade de uma depuração hepática
Habitualmente, a língua branca ou amarelada, quase sempre é causada por um problema digestivo, de má higiene bucal, ou em último caso, a necessidade de depurar o nosso fígado. Vejamos outros sintomas que podem estar associado à enfermidade desse órgão
- Falta de apetite e digestão pesada
- Dor de cabeça
- Boca pastosa e com sabor amargo
- Ventre inflamado
- Gases
- Pele oleosa e cravos ou espinhas
- Náuseas e vertigem
- Prisão de ventre
- Dor na região da nuca
- Câimbras e má circulação
- Fadiga muscular
Quais remédios podemos tomar?
Geralmente, cada vez que sentimos um sabor desagradável na boca, ou notamos a língua branca ou amarela, devemos seguir as seguintes recomendações:
- Comer, uma vez ao dia, um iogurte branco fermentado sem açúcar. Dessa forma, mantemos o equilíbrio das nossas boas bactérias, tanto da língua como do intestino, servindo também para elevar nossa defesa.
- Comece o dia, começando por amanhã, bebendo um copo de suco de limão com meia colher de bicarbonato. Essa mistura ajudará o nosso organismo a depurar e a elevar as nossas defesas.
- Tente consumir vegetais crus e acrescente na sua salada: espinafres, tomates, alface, rabanetes, pimentão cortado em pedacinhos pequenos e cebola.
- Aumente o consumo de líquidos. Água, sucos naturais ou sucos de mirtilo são depurativos e cuidam do nosso sistema digestivo, assim como a cenoura, beterraba e maçãs.
- Aumente também o consumo de frutas: laranjas, mexericas e, sobretudo, o abacaxi e o mamão papaia. Essas frutas dispõem de uma dose elevada de vitamina C, são digestivas e nos ajuda a eliminar toxinas.
- E lembre-se de que, quando escovar os dentes, é conveniente realizar a limpeza da língua. Também pode ser uma boa opção na higiene bucal o uso de antisséptico bucal, que contém uma dose de álcool.
Sem comentários:
Enviar um comentário