Os furúnculos são problemas de pele que aparecem quando os folículos pilosos se infectam, estas lesões não são graves, mas são bastante dolorosas, já que se apresentam com uma forte irritação ao redor da parte afetada. Estas lesões são muito comuns e podem ocorrer em qualquer parte do corpo, porém os locais mais afetados por estes dolorosos grãos são as axilas, os glúteos, os ombros, a virilha e entre as pernas.
Por que os furúnculos se formam?
Estas lesões se apresentam como uns insignificantes pontos vermelhos, com algum grau de dor. No entanto, à medida que as horas transcorrem, a dor pode se intensificar de uma maneira importante e o grão adquire um grande tamanho, devido a inflamação.
Os furúnculos são produto de uma infecção bacteriana (especialmente Staphylococcus aureus), ainda que esta não seja a única causa para a formação de um furúnculo, pois eles podem ser originados por outros motivos, por exemplo:
- Intoxicação do sangue.
- Diabetes.
- Má higiene.
- Má alimentação.
Remédios naturais para tratar os furúnculos
- Colocar na parte afetada um pedaço da membrana que se encontra na casca do ovo.
- Fazer um cataplasma com cenoura crua, ralada e misturada com um pouco de gérmen de trigo. Colocar diretamente no furúnculo e cobrir com um pano limpo.
- Colocar compressas de água quente com a ajuda de um pano limpo. Este procedimento deve ser realizado pelo menos três vezes ao dia. Quando o furúnculo arrebentar, siga o tratamento para que todo o conteúdo do grão possa ser eliminado.
- Misture uma colher de mel, uma de levedura de cerveja e uma de farinha de trigo. Mexa até formar um creme suave e aplique diretamente sobre a parte afetada. Coloque um pano por cima e deixe atuar durante toda a noite.
- Este problema acontece com frequência? Se for assim, recomenda-se tomar o cozimento de oitenta gramas de urtiga em um litro de água, em três doses diárias, para limpar o organismo e limpar o sangue.
Recomendações adicionais
Não aperte o furúnculo!
Um furúnculo é uma lesão delicada e não deve se exercer pressão sobre ele, pois ao fazê-lo pode ser perigoso, porque as bactérias podem se espalhar para a corrente sanguínea e invadir outras partes do organismo (sepse). Quando os furúnculos aparecem nos lábios ou no nariz, pode ser um risco muito grande apertá-los, pois a infecção pode chegar ao cérebro (meningite).
A parte afetada deve permanecer muito limpa
É de vital importância manter toda a parte que rodeia o furúnculo muito limpa, por isso você pode limpá-la com um pano ou algodão e álcool ou tintura de iodo. É necessário limpar esta parte e os arredores de três ou quatro vezes por dia. O banho deve ser no chuveiro, não na banheira, já que desta maneira a infecção pode ser estendida com facilidade para outras partes do corpo ou infectar outras pessoas.
Quando você limpar o furúnculo é importante utilizar luvas adequadas, mas ainda que você as use ou não, é necessário lavar muito bem as mãos antes de preparar alimentos, para evitar intoxicações e contágios.
Sinais de alerta para procurar um médico
Se você está tratando um furúnculo e aparecem os seguintes sintomas você deve acudir um médico imediatamente, já que é um sinal claro de que a infecção está se espalhando:
- Ao redor do furúnculo pode ser notada uma área bastante avermelhada.
- Os gânglios linfáticos que se encontram perto do furúnculo apresentam algum grau de dor.
- Se de um lugar ao redor do furúnculo sai uma linha vermelha que se estende fora da área.
Lembre-se…
Ter um furúnculo não é um problema grave, mas sim temos que ter alguns cuidados especiais para que esta condição não se estenda e se transforme em uma infecção que requer outros procedimentos mais especializados.
The post Remédios caseiros para os furúnculos appeared first on Melhor Com Saude.
Sem comentários:
Enviar um comentário