Grumixama (Eugenia brasiliensis), ou grumixaba, fruta genuinamente brasileira, natural da mata atlântica, parente próxima da pitanga, que esta mais para jabuticaba (uma prima distante). Fruta com sabor doce e uma leve acidez, os frutos podem ser pretos (mais doces), mas existe também a variedade amarela (menos doces).
A grumixama (Eugenia brasiliensis Lam., família Myrtaceae) é uma árvore brasileira da floresta pluvial da Mata Atlântica, também chamada grumixaba, grumixameira, cumbixaba, ibaporoiti.
Árvore de até 15 m de altura, nativa das matas primárias desde a Bahia até Santa Catarina, em mata aluviais e encontas suaves, é hoje rara. Seus frutos – bagas globosas, de uma ou duas sementes -, além do consumo humano, atraem a avifauna.
Cultivo: Propaga-se por sementes e adapta-se bem em qualquer tipo de clima e solo, resistindo bem a geadas. Possui crescimento rápido. É bastante cultivada para a produção de frutos, saborosos e consumidos principalmente ao natural.
IMPORTÂNCIA MEDICINAL: É uma fruta indicada para benefícios de curar várias doenças, estimulante do apetite, reanimadora, combate males inflamatórios da boca, garganta, intestinos. O fruto é energizante, revitalizante e aumenta a excreção pela urina.
Os beneficios da grumixama estão aqui
http://www.frutasnobrasil.com/beneficios_grumixama.html
fonte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grumixameira
http://come-se.blogspot.com.br/2011/11/e-hora-de-colher-grumixama.html
Sem comentários:
Enviar um comentário