Meus dedos incharam, qual pode ser a causa?
Tende a ser mais comum do pensamos. Às vezes pode ocorrer que depois passar um tempo andando e quando paramos para olhar as mãos e os dedos, os notamos inflamados, com ligeiras e incômodas cócegas. Isto se deve basicamente a nossa circulação e o modo na qual esta se distribui quando estamos fazendo nosso coração trabalhar mediante o exercício.
Mas, normalmente, a causa de um dedo inflamado tende a ser devido a uma lesão ou trauma, sendo as infecções as mais habituais. E também temos que ter cuidado e verificar se é um indicador de uma doença articular. Veja a seguir detalhadamente:
- Laceração ou trauma contuso: você levou uma pancada? Algum beliscão? Um cão te mordeu? É algo óbvio. Mas em certas ocasiões pode ocorrer que quando levamos uma pancada, não damos excessiva importância ao golpe. Horas depois, a inflamação começará a ficar evidenciada.
- Uma lesão no ligamento ou na cartilagem: se você tem, por exemplo, um trabalho repetitivo onde sempre faz os mesmos movimentos com os dedos ou com as mãos, é possível que ao final seus dedos apareçam inflamados e inchados. Uma causa pode ser uma lesão nas cartilagens.
- A bursite (inflamação de uma bolsa que protege e amortece as articulações). É uma situação muito dolorosa, os dedos ficam inflamados e você pode ver um inchaço muito particular na zona articular. Às vezes pode aparecer como uma espécie de bolinha dolorida.
- A síndrome do túnel do carpo: você já conhece esta dolorida realidade, sem dúvidas, pois é muito comum entre as mulheres. Existe uma pressão sobre o nervo que viaja através do punho, onde é comum que os dedos não somente se inflamem como também percam a sua sensibilidade e inclusive que fiquem “enganchados”. O que é muito doloroso.
- Gânglio: esta afecção acontece quando existe um crescimento ou inchaço na parte superior da articulação ou tendão, que pode chegar até nossos dedos, inflamando-os.
- Uma infecção: algo que não podemos descartar. Existe uma infecção bacteriana associada ao Staphylococcus aureus que causa uma inflamação muito chamativa nos dedos. É dolorida e pode ocasionar até febre.
- A paroniquia: obviamente isto será muito chamativo, afetando em geral somente um só dedo. Trata-se de uma infecção ao redor da unha, muito dolorosa, que faz com o dedo se inflame, mas em especial a zona que rodeia a própria unha. Pode aparecer inclusive pus.
- Artrite reumatoide: lamentavelmente é uma realidade muito comum que não podemos descartar. Trata-se de uma doença autoimune e crônica que afeta as articulações. As inflama de um modo doloroso, e geralmente, tende a iniciar muitas vezes em nossos dedos. Não descarte então a artrite reumatoide.
- A artrite séptica: este tipo de artrite é infecciosa, e você deverá saber diferenciá-la da artrite reumatoide, em geral os sintomas são os mesmos, mas consulte um médico e ele irá diagnosticar a doença.
Como reduzir o inchaço nos dedos?
Obviamente, tal e como indicamos, se você vê que tal inflamação se estende por vários dias, é necessário procurar um médico. Enquanto que, em casa, você pode seguir os seguintes conselhos:
- Banhos frios e quentes com água de alecrim: o alecrim tende a ser muito adequado para reduzir as inflamações das articulações e das cartilagens. Você pode fazer uma infusão com dois raminhos desta planta medicinal, para depois submergir, neste preparado quente, seus dedos inchados durante três minutos. Depois, faça o mesmo, mas com uma panela com água fresca. Alterne. Esta diferença de temperatura fará com que o sangue flua melhor e a inflamação baixe. Para concluir você pode fazer uma pequena massagem com umas gotinhas de óleo essencial de alecrim.
- Se você tem a suspeita de que o inchaço de seus dedos se deve a alguma bacteriana, não tenha dúvida em passar um dente de alho pela zona afetada. O alho é um grande antibacteriano, que ajudará a resolver esta inflamação.
- Bandagens com raiz de gengibre: esta raiz medicinal pode ajudar a reduzir a inflamação. Você pode ralar algumas tiras e fazer uma infusão com elas. Em primeiro lugar, submerja nesta infusão seus dedos inflamados durante alguns minutos. Depois, pegue as raízes que tenha utilizado e faça uma bandagem suave – não aperte demais – sobre os dedos afetados. Notará melhora significável.
Sem comentários:
Enviar um comentário