Omeletes: 2 receitas para ganhar saúde


Prática, rápida e saborosa, a omelete satisfaz e ainda ajuda a manter a silhueta no lugar. Se a omelete já faz parte do seu cardápio, comemore. Apresento-lhe duas receitas que, além de ajudarem o seu plano alimentar a sair da monotonia, vão enche-lo de saúde. 


Omelete de shitake e alho francês


Ingredientes 
1 gema + 3 claras 
1/2 chávena (chá) de cogumelos shitake 
1/2 chávena (chá) de alho francês picado 
2 colheres (sopa) de sementes de girassol 
2 colheres (sopa) de salsa picada 
Sal a gosto 


Azeite


Modo de preparação
Bata os ovos. Adicione os demais ingredientes (menos a salsinha) e coloque numa travessa untada com azeite e decore com a salsa picada.


Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 20 minutos. Sirva imediatamente. 


Omelete de courgette e chia 


Ingredientes 
1 ovo e 3 claras
1/2 chávena (chá) de courgette picada 
1 colher (sopa) de chia 
1/2 chávena (chá) de pimento vermelho picado 


1 dente de alho picado 
2 colheres (sopa) de cebola picada 
1/2 colher (café) de açafrão 
1 pitada de pimenta
Sal a gosto 


Modo de preparo 
Bata os ovos. Depois adicione os demais ingredientes (menos a cebola) e coloque numa travessa untada com azeite e decore com a cebola. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 20 minutos. Sirva imediatamente.

Kefir, o superalimento

 



 O Kefir, azedinho e refrescante, é um alimento probiótico que pode ser usado em batidos. Deve ser cultivado em casa, como a coalhada, o que leva a um pouco de trabalho. Mas acredito que, em breve, a indústria crie um produto com o ingrediente para facilitar o uso. Tem ação antiinflamatória e é rico em fósforo, magnésio e vitaminas B12 e K.


 

Sucos Desintoxicantes



“A gente vive esperando que as coisas mudem, que as pessoas mudem…

até que um dia, a gente muda. E percebe que nada mais precisa mudar.”

 *Monalisa Macêdo*





Você sabia? Que as frutas são o maior reservatório de energia solar (prana) da natureza? Que os brotos e folhas verdes são os alimentos mais ricos em fibras e clorofila?

Os sucos de frutas, brotos, legumes e hortaliças vêm ganhando espaço cada vez maior como uma alternativa de incluir vegetais frescos e crus na dieta diária.


Ricos em vitalidade, sais minerais, vitaminas, fibras, agentes de crescimento, clorofila e substâncias antioxidantes, eles têm ação alcalinizante, depurativa, adstringente e nutritiva entre tantas outras.


São alimentos vivos, que quando maduros, frescos e crus, são verdadeiros cúmplices para a conquista da harmonia física, energética e mental do ser humano.


São eficientes para desintoxicar, hidratar, tonificar os músculos e resgatar a vitalidade. Agem rapidamente no fortalecimento do sistema imunológico, ajudam na prevenção de inúmeras doenças e retardam o envelhecimento precoce das células.


Uma alimentação verdadeiramente saudável e natural deve ser composta por um mínimo de 50% destes alimentos frescos e crus.


Estes alimentos quando muito verdes, maduros, conservados ou cozidos já não apresentam a mesma vitalidade e poder nutricional.


Porém, isso não significa que se deve sempre trocar o prato de salada verde ou de salada de frutas por um copo de suco. A mastigação também é necessária e um certo tipo de apreciação dos alimentos.


Mas, o consumo diário de 1 até 4 copos de sucos desintoxicantes, é uma atitude extremamente saudável e sábia. Os sucos são uma alternativa de:
1) Colocar mais frutas e vegetais crus na alimentação. Com os sucos desintoxicantes, é possível reunir grande quantidade de nutrientes em uma pequena refeição. Na centrífuga ou no liquidificador, 2 cenouras + 1 laranja + três folhas de couve se transformam em 1 copo de suco, refeição esta que dificilmente faríamos se tivéssemos que mastigar.


2) Evitar gastos energéticos com a digestão de alimentos ineficientemente mastigados, fato comum na sociedade moderna.


3) Ingerir alimentos que tradicionalmente não costumam ser ingeridos crus, como a berinjela, o brócolis ou o inhame.


4) Ingerir alimentos que dificilmente fazem partem das nossas preferências, mas que misturados a outros acabam por serem agradáveis ao palato.


Preparado 100% no liquidificador, o suco costuma ficar bastante cremoso, já que o indicado é evitar diluições com muita água. Neste caso, o suco está concentrado em fibras, portanto indicado para aquelas pessoas que apresentam problemas crônicos de constipação, obesidade, glicemias e intoxicação.


Contrariamente, o suco preparado na centrífuga acaba sendo pobre em fibras, portanto indicado para pessoas que não têm problemas de intestino preso e que desejam somente fortalecer seu sistema imunológico ou acelerar processos de convalescença e cura.


Acredito que o uso conjugado do liquidificador e centrífuga é a forma que apresenta mais vantagens. Neste caso, deixo as frutas cítricas (algumas com a casca, como o limão), as folhas mais duras e as raízes para passar na centrífuga. O suco obtido na centrífuga é acrescentado no liquidificador para bater os demais ingredientes como as frutas e folhas macias, os brotos e os legumes mais suculentos, como o pepino e o tomate.


O interessante é que dessa maneira as fibras dos vegetais são “quebradas”, interferindo menos na absorção da clorofila, substância que confere a cor verde às plantas e é benéfica ao organismo humano. Resultado: aproveita-se a clorofila sem eliminar as fibras, também importantes.


Para tornar mais agradável o sabor destes sucos, principalmente onde entram legumes e folhas de sabor forte, recomendo acrescentar frutas cítricas como laranja, tangerina e limão, para dar um tom ácido, a maçã e a cenoura para dar um tom doce e o inhame para neutralizar sabores. Mas, não exagerar no número de ingredientes pois o sabor poderá ficar sem muita identidade.


Para que não percam seus efeitos terapêuticos, é fundamental que os sucos sejam consumidos IMEDIATAMENTE após o seu preparo.


ALGUMAS RECEITAS:
Cenoura e salsa  2 cenouras – 1 limão inteiro (polpa e casca) – 1 laranja – 2 talos de salsão – ½ maço de salsa (talos e folhas).
Benefícios: o alto teor de sódio atua no combate ao envelhecimento da pele e ajuda na eliminação de toxinas. Ingerido com freqüência, auxilia as funções dos rins, ajuda a dissolver cálculos renais e a prevenir hepatite. Age também como diurético natural.


Maçã e brócolis  2 maçãs – 1 laranja – 1 limão inteiro (polpa e casca) – 2 folhas de brócolis – 2 hastes com flor de brócolis.
Benefícios: tem grande quantidade de minerais e substâncias antioxidantes, que evitam a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os efeitos do envelhecimento e o aparecimento de doenças degenerativas, como o câncer. Age também como auxiliar na prevenção de anemia.


Couve e cenoura  4 folhas de couve – 4 cenouras – 2 tangerinas.
Benefícios: rico em minerais e vitaminas do complexo B, auxilia na prevenção do câncer, facilita o metabolismo das proteínas, carboidratos e lipídios, além de ser um agente anti-stress natural. Ajuda também a melhorar a aparência da pele do rosto.


Regulador  1 cenoura média – 2 talos de salsão – ramos de hortelã – suco de 1 limão – água para diluir.
Benefícios: age como regulador das funções orgânicas. Indicado também para mulheres em fase de amamentação, pois ajuda na produção de leite. Rico em betacaroteno, auxilia na prevenção do câncer.


Refrescante  1 tomate grande maduro e picado – meio pepino picado – 1 talo de aipo ou salsão picado – 1 laranja – 1 limão.
Benefícios: o pepino é um agente refrescante natural, perfeito para os dias de calor. Ajuda a diminuir o inchaço causado pela tendinite. Também é indicado para quem tem queda de cabelo e precisa fortificar os fios.


Conceição Trucom – autora do livro Alimentação Desintoxicante – Editora Alaúde.



FONTE

http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=3418



Sumo verde anticelulite


Rende: 1 copo grande (300 ml) 
Calorias: 80 


Ingredientes 
• 2 folhas de couve  
• 1 copo (200 ml) de água de coco (água ou chá verde) 
• 1 rodela de ananás ou de abacaxi 
• Folhas de hortelã (ou 1 rodela grossa de gengibre) 
• 1/2 cenoura 
• Gelo a gosto


Modo de fazer 
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Beba em seguida ou congele.

Intolerância ao Gluten



Doença Celíaca – Patologia de adultos, definida como problema de absorção intestinal com atrofia das vilosidades do intestino. Ela também é chamada de intolerância a glúten (para bebês e crianças pequenas). A doença celíaca é uma doença autoimune induzida pela ingestão de glúten.


 Origem: A palavra “celíaca” vem de “koeliakos” em grego, que significa “sofrimento nos intestinos”.



 Fisiologia


O intestino delgado é parte do tubo digestivo, compreendido entre o estômago e o intestino grosso. Ele é constituído de três partes: o duodeno, o jejuno (local da absorção principal) e o íleo. Ele é o lugar principal da absorção de nutrientes. Estrutura e funcionamento da mucosa intestinal. A mucosa do intestino apresenta diversas dobras, que permitem aumentar a superfície de trocas (em 600 vezes) entre ela e o alimentos. Ela é composta de válvulas de Kerckring, vilosidades e microvilosidades.

 

Glúten


Proteína viscosa e colante, presente nos grãos de alguns cereais: o trigo, a cevada e o centeio. Ele se compõe principalmente de gliadina, glutenina, albuminas e globulinas.

 

Para o trigo, o elemento que desencadeia a doença é a gliadina. Para a cevada, é a hordeína e para o centeio é a secalina.Nós o encontramos sob outros nomes, como: Amido, amido modificado, amido transformado, substâncias amiláceas (sempre vindo de cereais proibidos). Malte, extrato de malte (sempre vindo de cereais proibidos), Aditivos “E”…


Ação do glúten no intestino


Em caso de doença, uma reação imunológica (inflamatória) se instala e age contra o organismo, atacando a parede do intestino delgado.

Se a inflamação persistir, o intestino atrofiado se torna incapaz de absorver alguns nutrientes, vitaminas (vitamina D, vitamina B12, vitamina B9, vitamina K) e sais minerais (cálcio, ferro). Pode ocorrer uma desnutrição, apesar de uma alimentação normal.


Ela normalmente gera uma fadiga intensa e problemas digestivos consideráveis; muitas vezes, num segundo estágio, desenvolve-se intolerância à lactose (incapacidade de digestão nas vilosidades).



Tratamento higiênico e dietético



É necessário seguir uma alimentação sem glúten por toda a vida. Este tipo de dieta é difícil de seguir, dado o grande número de produtos industriais com glúten (utilizado normalmente por seu poder de ligação).

 

**O glúten pode ser encontrado, por exemplo, em: alimentos prontos, sobremesas, produtos açucarados, molhos diversos, massas, cerveja, produtos de carne, queijos, compotas de frutas, geleias, coquetéis de vitaminas, misturas de temperos em pó, no gim, no uísque, no Seitan (conhecido como “carne de glúten”), no figo, na tâmara (que é normalmente vendida polvilhada com farinha de trigo), frutas cristalizadas, levedo químico, mostarda, pimenta em pó, cacau, bebidas achocolatadas como Nescau, Ovomaltine, doces caramelizados, açúcar de confeiteiro, etc.

 

É necessário, portanto, ler com atenção os rótulos dos produtos, para evitar qualquer erro de avaliação.O consumo de produtos naturais e frescos é uma prioridade grande, mas representa um gasto considerável.

Alimentos autorizados



Derivados do leite

Leite de vaca, leite em pó, iogurtes, queijo, queijo branco, queijos tipo “petit suisse“, coalhadas (devido à digestão da lactose), leite condensado
Queijos (curtidos, fermentados, de pasta mole, pasta prensada)


Carnes, peixes, ovos



Todos os peixes frescos grelhados, cozidos ou assados no forno, congelados (crus) e conservas ao natural, no óleo, ou no vinho branco
Todas as carnes frescas grelhadas, assadas ou ensopadas, incluindo bifes grelhados.
Crustáceos, frutos de mar frescos e ovas de peixe
Todos os tipos de ovos frescos


Carnes e derivados



Presunto branco, presunto cru, ombro de porco cozido, pernil, toucinho
Salsichas de Morteau, Strasbourg, Francfort, Montbéliard e salsichas de carne natural
Chouriço, patês
Morcela, foie gras ao natural
Cristalizados


Cereais e feculentos



Batata e fécula de batata
Arroz, farinha de arroz, creme de arroz, sêmola de arroz (exceto crepe de arroz)…
Painço, quinoa, amaranto, fonio, trigo sarraceno, orégano, sorgo
Milho e, portanto, maisena, polenta, sêmola de milho, farinha de milho…
Tapioca, castanhas, alcachofra de Jerusalém
Fruta-pão, mandioca, batata doce, inhame,
Produtos dietéticos sem glúten (pão, biscoitos, pastas, farinha…)


Legumes verdes e legumes secos



Todos os legumes verdes e as leguminosas frescas, congeladas ou em conservas ao natural e sopas caseiras.


Soja



Farinha de soja, fécula de soja (exceto molho de soja), tofu, bebida com soja


Frutas



Todas as frutas frescas e sucos de frutas frescas caseiras
Compotas de frutas caseiras ou “só fruta e açúcar”
Saladas de frutas frescas
Frutas secas
Frutas oleaginosas não assadas a seco


Gorduras



Manteiga sem sal e com pouco sal, comuns
Óleos (exceto óleo de gérmen de trigo)
Margarina ou derivados de leite comuns
Creme de leite fresco comum
Banha, óleo de coco, gordura de ganso, sebo


Produtos açucarados



Açúcar (de cana ou beterraba), mel, caramelo líquido
Compotas caseiras, geleias, cacau puro (Van houten…)
Sorvete, incluindo o caseiro
Nesquick, Nescafé


Temperos e molhos



Maionese caseira, pimenta em grãos, gelatina, picles, finas ervas, sal


Bebidas



Águas com e sem gás
Café, chá
Refrigerantes
Vinho, bebidas alcoólicas

A doença celíaca no método Dukan



Recomendamos excluir todos os alimentos que contenham glúten: Centeio, trigo, cevada, incluindo o farelo de trigo.

 

A maisena (alimento tolerado durante a fase de cruzeiro e de consolidação) permite a realização das receitas Dukan, substituindo os farelos.

 

Aconselhamos a exclusão dos seguintes alimentos da sua alimentação:

- O kani


– Creme de leite fresco com 4% de gordura (alimento tolerado)


– Salsichas de aves (alimento tolerado)


– Gaspacho (alimento tolerado)



Em fase de consolidação e de estabilização, no momento da reintrodução dos feculentos, lembre-se da batata, do arroz, dos legumes secos, da farinha de soja, da tapioca, da castanha, do sorgo, da mandioca, do inhame, das batatas doces, do trigo sarraceno, do painço e da quinoa.

Para fazer pão, lembre-se sempre da farinha de arroz e da farinha de trigo sarraceno.



 

A opinião de Pierre Dukan sobre o farelo de aveia e a doença celíaca

“Se diz que a aveia é considerada única entre os cereais e poderia ser aceita pelos intolerantes ao glúten se ela estivesse pura, mas é normal que ela esteja contaminada na sua produção por outros cereais proibidos como o trigo. Ou seja, antes de abandonar o farelo de aveia, compre um da melhor qualidade possível e o experimente por alguns dias. Se a experiência não for boa, você pode substituí-lo pelo ágar-ágar, que não é tão gostoso, mas é melhor que nada”.

 


 


 

 

 




Lasanha de beringela



Ingredientes


• 1 beringela média 
• 1 tomate cortado em fatias, sem sementes 
• 1/2 cebola cortada em cubinhos 
• 1 chávena (chá) de tofu 
• Ervas da Provence 
• 1 chávena de molho de tomate 
• 1 pimento amarelo (opcional) 


• queijo mozzarella light (opcional)


• 1 col. (sopa) de azeite


Modo de fazer


Aqueça o azeite e deixe dourar a cebola e o alho, acrescente o molho de tomate e as ervas e um pouco de sal. Reserve.


Corte a beringela (no comprimento) em fatias bem finas. Coloque em água e sal e deixe descansar durante meia hora. Retire da água e seque bem com papel de cozinha. Polvilhe as fatias com as ervas. Grelhe rapidamente as fatias. Reserve.


Monte como a lasanha normal. Primeiro, uma camada de beringela, depois de tofu. Regue com duas colheres de molho de tomate, cubra com uma camada de tomates. Finalize com a berinjela e mais molho de tomate. Leve ao forno por 10 minutos.


Na hora de servir, decore com rodelas coloridas de pimento ou de mozzarella light e ervas frescas.


 


Bom apetite


 


Painço



 

Pequeno, redondinho e amarelo, o painço também é chamado de milho alvo e tem sua origem na China. Apesar de ser muito usado para alimentar pássaros, a introdução desse cereal no nosso cardápio ajuda tanto na dieta para controlar do peso quanto na prevenção de diversas doenças.

 

Segundo a nutricionista Joana Lucyk, da clínica Saúde Ativa, em Brasília, o painço pode ser consumido na forma de farinha, como ingrediente de sucos e bolos ou adicionado à comida, assim como se faz com a farinha de linhaça e de banana verde. Confira todos os benefícios que esse grão traz para a sua saúde:

 


Ajuda a emagrecer e controlar o peso


O painço é uma rica fonte de fibras. “Elas ajudam na digestão e no funcionamento do intestino” afirma nutricionista Daniela Jobst, especialista do Minha Vida. Além disso, esses nutrientes dão mais saciedade, deixando a fome longe por mais tempo e favorecendo o emagrecimento.

Protege o coração


Segundo a nutricionista Joana, o painço é fonte de magnésio, um mineral que ajuda a regular o colesterol e a pressão arterial, fatores que podem diminuir o risco de infarto e outras doenças cardíacas. “No entanto, todos esses benefícios só são aproveitados se acompanhados de uma dieta saudável”, lembra a especialista.

Controle do diabetes


“As fibras presentes nesse grão ajudam na absorção de glicose pelo organismo ? uma ótima vantagem para quem tem diabetes”, diz Daniela Jobst. Segundo a nutricionista, o magnésio é outro nutriente do painço que está envolvido no controle da glicemia, ajudando o portador de diabetes a controlar melhor a doença.

Ossos fortes


Magnésio, manganês e fósforo são os nutrientes do painço que ajudam a manter os ossos mais fortes. “O fósforo e o manganês participam da formação dos ossos, já o magnésio ajuda na absorção do cálcio, essencial para manter a estrutura óssea forte, prevenindo a osteoporose”, explica a nutricionista Joana.



Energia para o corpo


Se você anda muito desanimado e sem disposição, deixe de moleza e invista no painço. Segundo Joana Lucyk, ele é rico em carboidratos e fósforo, nutrientes essenciais para que o nosso corpo tenha mais energia. “Quando ingerimos carboidratos, eles se transformam em moléculas de ATP, responsáveis por dar energia para que nossas células funcionem a todo o vapor”, diz a nutricionista. “O fósforo também é indispensável para a formação de ATP pelo nosso organismo.”

Pedras na vesícula


Esse benefício fica a cargo das fibras, que podem evitar o surgimento de cálculo biliar. “Alimentos ricos em fibras, como o painço, diminuem a absorção de gordura e a secreção de bile, protegendo a vesícula dos cálculos”, diz a nutricionista Joana.

Câncer de mama


“Assim como a linhaça, o painço possui lignanas, substâncias capazes de regular os hormônios femininos, principalmente na menopausa e em períodos menstruais”, diz Daniela Jobst. Com os hormônios regulados e uma alimentação saudável, os riscos de câncer de mama poderão ser bem menores.

Antienvelhecimento


O painço é rico em antioxidantes, essenciais para a varredura de radicais livres no organismo. “Os radicais livres são substâncias constantemente produzidas pelo corpo que danificam as estruturas celulares, comprometendo o seu funcionamento e favorecendo o aparecimento de doenças”, diz a nutricionista Joana.

Felicidade em dobro


Fonte de uma substância chamada triptofano, o painço ajuda na produção de serotonina, hormônio responsável pelo bom humor. “O magnésio, também presente no painço, ajuda na conversão do triptofano para serotonina”, diz a nutricionista Daniela. Por isso, que come painço tem felicidade dupla, já que ingere tanto o triptofano como também o magnésio.



O painço é usualmente utilizado na alimentação de pássaros, mas, o que poucas pessoas sabem, é que este composto de grãos e cereais apresenta nutrientes muito benéficos à nossa saúde. O painço é fonte de magnésio, triptofano, manganês e fósforo. É também rico em proteínas, assim como o trigo, porém não contém glúten, sendo uma boa opção na dieta dos celíacos.

 

É um cereal de fácil ingestão devido seu baixo teor de gordura. A proteína torna lenta a absorção de carboidratos e, dessa forma, diminui e índices glicêmicos, aumentando a saciedade e diminuindo a velocidade da formação de gorduras. Além disso, é matéria prima na formação de massa muscular, tecido conectivo, tecido conjuntivo assim como colágeno. 

 

Por ser uma fonte de fibras, o painço ajuda na absorção da glicose pelo organismo, vantagem aos diabéticos. Lembrando que alimentos ricos em fibras proporcionam ao organismo, maior sensação de saciedade, redução do colesterol, melhor digestão e funcionamento do intestino, auxiliando no emagrecimento. 

Devido à presença de magnésio, o painço proporciona redução na pressão arterial, diminuindo o risco de infarto. O papel do magnésio é auxiliar no metabolismo da glicose, na síntese de proteínas, na produção de energia para as células e transmissão de impulsos elétricos. Além disso, ele é essencial para a fixação do cálcio nos ossos. Está envolvido na fisiologia do sistema cardiovascular também. 


O fósforo presente no painço faz do cereal uma fonte de energia e concentração, além de fortalecer os ossos.


Existem alimentos que possuem nutrientes que vão ajudar a produzir o neurotransmissor da felicidade, do bem estar e da saciedade chamado de serotonina. Estes alimentos possuem um aminoácido chamado de triptofano que é precursor, isto é, que vai formar serotonina. O magnésio é co-fator na conversão do triptofano para serotonina. É essencial, por que a ausência limita a produção de serotonina assim como a ausência do triptofano que é a matéria prima pura para formar serotonina. Felicidade dupla ao consumidor de painço que não só apresenta magnésio como o triptofano em sua composição.

 



Nosso organismo necessita da energia ATP para funcionar e a presença de fósforo na dieta, garante a formação dessa energia. O fósforo presente no painço faz do cereal uma fonte de energia e concentração, além de fortalecer os ossos.  


Prevenção contra o câncer


Outro ponto importante é sua ação preventiva ao câncer de mama, devido a presença de antioxidantes e fibra Mulheres a partir da pré-menopausa devem ter uma dieta rica em fibras e antioxidantes e o painço, oferece ainda, a proteção das lignanas. As lignanas possuem fitoestrógenos capazes de regular os hormônios femininos, principalmente na menopausa e períodos pré-menstruais, ajudando a diminuir as flutuações hormonais.

Com tantos benefícios à nossa saúde, minha dica de consumo é uma colher de sopa, duas vezes por semana, em saladas ou sua farinha em bolos, tortas, mingaus, sopas. Mas cuidado com o exagero. Consumir painço excessivamente pode causar diarreia devido a presença das fibras em sua composição e afinal, exageros nunca fazem bem.


O Painço é um dos grãos mais antigos e nutritivos do mundo. Originário da região da etiópia nos tempos pré-históricos, foi mencionado na bíblia como um ingrediente do pão ázimo. Usado antigamente como ração para aves e forragem de granjas no Ocidente, vem atualmente ganhando popularidade como alimento saudável também para seres humanos.


É possível usar o painço para preparar praticamente tudo, desde cereais ensopados e pães até guisados, pilafs (arroz com especiarias) e recheios. Você pode prepará-lo como acompanhamento, misturando-o com legumes, ou combiná-lo com uma variedade de temperos e outros grãos para fazer saladas sofisticadas.


 O sabor delicioso, levemente adocicado e semelhante ás nozes torna o painço ideal para muitas receitas. antes de cozinhar, lave bem os grãos e descarte os que estiverem danificados. cozinha três partes de água para cada parte de painço por cerca de 30 minutos, até que toda a água seja absorvida. desligue o fogo e deixe tampado por mais 10 minutos.


 Se os grãos forem postos de molho antes de serem cozidos, o tempo de cozimento cairá para 5-10 minutos.


 

fonte

 


Sumo de beringela e limão: seca barriga


Juntar a beringela ao limão ajuda na redução da gordura corporal, mas é necessário fazer também uma alimentação saudável! Não precisa ser tomado em jejum, pode ser uma opção para o lanche..


 


 


Benefícios do limão para a saúde


É rico em vitamina C e tem leve poder laxante. A casca da fruta guarda propriedades que auxiliam na prevenção de tumores.


O limão ajuda a evitar o inchaço e faz o metabolismo funcionar de uma forma mais eficaz, o que é importante no processo de emagrecimento.


 


 


Benefícios da beringela para a saúde:


Graças a seus antioxidantes, combate radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. 


O seu alto teor em fibras solúveis ajudam a ““filtramr” a gordura do organismo e aumentam também a saciedade.


 


Como fazer o sumo: 


Bata no liquidificador ½ beringela sem casca + sumo de 2 limões + 2 copos de água e gelo. Prepare o sumo na hora de tomá-lo. Se não gostar do sabor pode juntar meia laranja ou acrescente duas folhas de hortelã.

Confusão mental nos idosos: Falta de água



A água é um nutriente indispensável para o funcionamento do organismo. Ela desempenha papel fundamental na regulação de muitas funções vitais do corpo, incluindo regulação da temperatura, transporte de nutrientes (como vitaminas, os minerais, hidrato de carbono, etc) e eliminação de substâncias tóxicas, principalmente na Terceira Idade.

Benefícios da ingestão adequada de água: fortalece as defesas do corpo, melhora o funcionamento do intestino, bom para memória, etc.


Não se deve esperar pela sede para beber água, pois quando ficamos com sede significa que o nosso organismo já necessita de água há algum tempo.


Sintomas como boca seca, mal estar, diminuição da produção de saliva e respiração acelerada pela boca são sinais de que o corpo necessita de ingestão imediata de água.


Causas da desidratação: aumento da temperatura corpórea, queda da pressão, cãimbras musculares, confusões mentais e até mesmo a morte.


Os idosos têm menor reserva hídrica. E quando desidratados não sentem vontade de ingerir água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.


Se não houver reposição adequada de líquidos, é desidratação na certa. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.


Por líquidos entende-se água, chás, sucos, água de coco, leite, sopa, gelatina, frutas ricas em água, como melancia, melão, abacaxi, laranja , tangerina.


Por isso faz-se necessário, para o idoso, tornar voluntário o hábito de beber líquido. É importante, também, oferecer constantemente líquidos aos idosos, exceto se houver restrição médica ou do profissional nutricionista, devido a algumas patologias.


Recomenda-se consumir no mínima de 1,5 litros de água por dia e o restante através dos alimentos. É importante a ingestão de líquidos, em pequenas quantidades, a cada duas horas por dia. Assim sendo, a ingestão de água deve ser independente da sede, constante.


Conscientizar os idosos sobre esse assunto, é de fundamental importância para que adquiram e cultivem o “hábito” de hidratar o organismo, como prevenção de vários problemas de saúde.


Fonte: Edilene Carvalho Feitosa – Nutricionista – CRN5/1524 – MC Reabilitação © 2010


 


 


1) Sem água o cérebro desliga pois todas as suas funções ocorrem através de reações eletroquímicas, ou seja, a água e os sais minerais  nela dissolvidos, são fundamentais para conduzir a corrente elétrica e todas as informações neuronais, celulares.

2) A água estruturada e os sais minerais encontram-se somente, e em abundância, nos alimentos de origem vegetal, crus, frescos, maduros e idealmente orgânicos. 

3) Observem a figura abaixo e não entrem nessa “normose” de que é NORMAL ao envelhecer termos menos água nas células e no organismo.

4) Mude sua história, já! Desintoxique-se, alimente-se de vegetais e frutas, hidrate-se. Sem neurose, apenas VIVA este hábito de alimentar-se saudável.

Sempre que dou aula de clínica médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:
- Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?
Alguns arriscam: *”Tumor na cabeça”. Eu digo: “Não”.
Outros apostam: “Mal de Alzheimer”. Respondo, novamente: “Não”.
A cada negativa a turma se espanta… E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns:
- diabetes descontrolado;
- infecção urinária;
- a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.




 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos. Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez. A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos (“batedeira”), angina (dor no peito), coma e até morte.

Insisto: não é brincadeira. Na melhor idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50%
de água no corpo. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica.


Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.


Conclusão: idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.


 



 Por isso, aqui vão dois alertas:


1 – O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite, sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é, a cada du as horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!


2 – Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção. É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação. Líquido neles e rápido para um serviço médico.


 



Fonte:



http://www.soniahirsch.com/2011/04/confusao-mental-nos-idosos-falta-de.html


http://www.docelimao.com.br/site/agenda/453-agua-e-envelhecimento

Principal causa da confusão mental no idoso Arnaldo Lichtenstein, médico (46), médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Muffins de salmão

fotografia 1 (5).JPG


 


Eu faço parte daquele grupo de pessoas que adoram salmão. Todas as ocasiões são boas para o ingerir.


Hoje ao almoço fiz uns muffins de salmão. Ficaram óptimos.


 


Esta receita dá para 8 muffins.


 


150g de salmão fumado


200g de queijo creme magro


3 ovos


Sumo e raspas de 1 um limão


Cebolinho e manjericão picado


250g de farinha integral


1 colher de chá de fermento


1 colher de sopa de azeite


Sal e pimenta q.b.


1 colher de sobremesa de adoçante (usei stevia)


 


Pré-aqueça o forno a 180ºC.


Misture o queijo, os ovos, o sumo, as raspas, o cebolinho e manjericão, o azeite, o sal, a pimenta e o açúcar. Bate tudo muito bem, pode usar uma batedeira eléctrica. 


Junte o salmão em lascas, misture.


Depois adicione a farinha e o fermento e bata até obter uma massa homogênea.


Coloque a massa em formas de muffins e leve ao forno cerca de 20 minutos.


 


Sirva quente ou morno com uma salada de folhas verdes, sementes de girassol e pedacinhos de salmão.


fotografia 3 (2).JPG


 

Adoro o pequeno-almoço

fotografia (1).JPG


 


O pequeno-almoço é muitas vezes um pouco descuidado por falta de tempo. Não será a falta de tempo uma desculpa? Deixo-lhe duas ideias rápidas, saudáveis e super saborosas para o seu pequeno almoço.


 


Wrap de banana e canela


1 wrap de compra (escolher os que indicam redução de gordura)


queijo creme light


1/2 banana pequena


canela


1 colher de sobremesa de compota sem light (opcional)


 


Barre o wrap com o queijo e adicione a compota. Junte a banana corta em rodelas e polvilhe com canela.


Enrole e está pronto a comer.


Acompanhe com um chá.


11138154_882291901832515_5171167331836958926_n.jpg


 


Enfrascado de aveia


30 g de flocos de aveia integral


Chá branco


1 colher de sopa de sementes de girassol (ou outras a gosto)


1 iogurte magro não açucarado


1 colher de sopa de compota (receita aqui)


1 colher de sobremesa de amendoa lascada


 


De véspera, cubra a aveia com o chá branco, e guarde no frigorífico num frasco fechado. Num outro recipiente coloque as sementes numa colher de água. Guarde também no frigorífico.


De manhã é só montar. Coloque as sementes por cima da aveia. Junte o iogurte, a compota e a amêndoa para terminar.


 


Bom apetite

Os Benefícios do Vinagre de Maçã








O vinagre de maçã é feito através da fermentação da fruta, que é posteriormente oxidada como os outros tipos de vinagre. É uma excelente fonte de vitaminas e minerais proporcionando inúmeros benefícios a saúde do ser humano, principalmente devido a sua ação fortalecedora do sistema imunológico.

Composição do vinagre de maçã:



  • 30 nutrientes essenciais

  • 12 de minerais como: potássio, boro, manganês, magnésio, silício…

  • 6 vitaminas

  • enzimas

  • pectina

  • betacarotenos


A Composição química do vinagre:


  • 93 componentes



  • 7 carboidratos



  • 18 álcoois



  • 33 carbonilas (4 aldeídos e 29 cetonas)



  • 4 ácidos



  • 8 ésteres ácidos (além de 11 ésteres cíclicos)



  • 7 bases



  • 3 furamos (furane)



  • 13 ácidos fênicos


Propriedades terapêuticas do vinagre de maçã


  • antissépticas



  • antibióticas



  • suplemento alimentar


 



Redução de peso

Alguns investigadores supõem que o Vinagre de Maçã faz com que o organismo queime calorias de um modo mais eficiente, ou pela redução do apetite ou simplesmente só por melhorar a eficiência do metabolismo. Qualquer que seja o seu mecanismo de ação, sabe-se que tem ajudado inúmeras mulheres a atingirem o seu peso desejado.


Metabolismo

Quando se trata de tentar obter o peso desejado, promover a eficiência do metabolismo é absolutamente obrigatório, caso contrário, os alimentos não serão metabolizados corretamente, resultando num excesso de gordura que se vai acumular no corpo.


O Vinagre de Maçã ajuda o fígado a promover a desintoxicação do organismo e contribui para ajudar a digerir alimentos e pratos ricos em gordura. Uma outra ajuda extra, para a boa absorção dos nutrientes, provém dos ácidos málico e tartárico que se encontram no Vinagre de Maçã. Estes matam as bactérias prejudiciais que se encontram no nosso aparelho digestivo.


Colesterol

Os níveis elevados de colesterol contribuem para o aparecimento das doenças cardíacas. Para a sua prevenção, é fundamental que se siga um modo de vida saudável, que inclua uma alimentação equilibrada, baseada em cereais, vegetais e frutos frescos, mantendo o peso ideal, praticando exercício físico regularmente e evitar alimentos processados, carnes gordas, fritos, molhos, manteigas, etc.


Outra importante medida é adicionar fibra à dieta, especialmente o tipo de fibra que se encontra no Vinagre de Maçã. Estas fibras absorvem água, contribuindo para melhorar o funcionamento dos intestinos, agregando também gordura e colesterol e promovendo a sua eliminação pelas fezes.


Obstipação (ou prisão de ventre)

A obstipação é referida por muitos médicos e nutricionistas como sendo a principal causa de muitas doenças. Esta teoria tem toda a lógica, porque se os intestinos não funcionarem adequadamente, começam a acumular-se produtos tóxicos, durante muito tempo, o que acaba por provocar a sua absorção pela corrente sanguínea.


Por outro lado, à medida que envelhecemos, o nosso organismo começa a produzir menos ácidos digestivos (ácido clorídrico) e menos enzimas digestivas, o que vai agravar a obstipação. Quando adicionamos fibra à nossa dieta, tal como a pectina, que se encontra no Vinagre de Maçã, estamos a proporcionar ao nosso organismo um trânsito intestinal regular e uma eliminação adequada.


Indicações genéricas do vinagre de maçã:


Uso interno


1 – Memória: para prevenir suas doenças, com Alzheimer, fraqueza cerebral da velhice, perda da memória.


2 – Colesterol: reduzir teor de colesterol para reduzir os problemas cardiovasculares e diminuir o risco de enfartes e derrames.


3 – Radicais livres: doenças próprias da velhice, como câncer, doenças cardiovasculares, catarata. O betacaroteno é um antioxidante potente e está presente no vinagre de maçã. O betacaroteno fornece proteção contra o câncer e catarata, fortalece o sistema de excreção, eliminando os radicais livres, que destroem o sistema imunológico.


4 – Artrite


5 – Gota


6 – Reumatismo


7 – Digestão


8 – Intoxicação Alimentar: para prevenir uma intoxicação alimentar, é recomendado o uso do vinagre antes das refeições, no caso de frequentar algum restaurante duvidoso ou festa… como também após as refeições.


9 – Circulação: melhora a circulação.


10 – Coração: Combate as doenças do coração.


11 – Dor de garganta: tomar de vez em quando um gole do xarope de vinagre de maçã: ½ xícara de água; 1 colher (chá) de pimenta caiene; 3 colheres (chá) de mel. Misturar bem os ingredientes.


12 – Dores no pescoço: causadas por friagem. Tomar 1 colherzinha de chá de 4 em 4 horas ou até mais vezes. ¼ de xícara de vinagre de maçã.


13 – Para emagrecer: o vinagre de maçã ajuda a combater o excesso de gordura.


14 – Soluços: tomar bem devagar um copo de água com 1 colher (chá) de vinagre de maçã.


15 – Estômago irritado: tomar bem devagar um copo de água morna, uma colher (chá) de vinagre e uma colher (chá) de mel. Serve também para aliviar gases.


16 – Pressão alta: ajuda a diminuir a pressão arterial.


17 – Esterilidade: em alguns casos pode ajudar.


18 – Evita aborto: por causa do potássio pode ajudar a evitar o aborto em certos casos.


19 – Câimbras: seu setor de potássio reduz as câimbras.


20 – Doenças nos dentes e gengivas: alivia e pode curar, tanto ingerindo como fazendo bochechos.


21 – Triglicerídeos: reduz a sua taxa.


22 – Fadiga crônica: ajuda a recuperar as energias.


23 – Dores musculares: reduz as dores e deixa a musculatura renovada.


24 – Pedras nos rins: pode ajudar a eliminar cálculos renais.


25 – Pedras na vesícula: reduz a dor e o mal-estar.


26 – Inflamação dos rins e bexiga: por ser antibiótico, pode auxiliar na cura.


Uso externo:


1 – Para queimaduras leves: molhar com vinagre de maçã.


2 – Para queimaduras do sol: banho morno com 1 xícara de vinagre de maçã.


3 – Para coceiras na pele: umedecer com vinagre de maçã. Se for ao redor dos olhos, diluir o vinagre em água na proporção de ¼.


4 – Para prevenir odores desagradáveis: massagear as axilas lavadas em pano umedecido em vinagre.


5 – Vômitos: fazer compressa quente com 1 pano limpo umedecido em vinagre sobre o estômago.


6 – Dores nas pernas: enrolá-las com 1 pano limpo umedecido em vinagre e torcido. Repetir quando secar.


7 – Gânglios inflamados (nódulos, inchumes): usar compressas de vinagre de maçã.


8 – Asma: enrolar os pulsos com pano umedecido em vinagre


9 – Tosse noturna: Para aliviar, deitar a cabeça num pano umedecido em vinagre. Pingar algumas gotas de vinagre no travesseiro.


Os efeitos práticos benéficos do vinagre de maçã no organismo :


ANEMIA

Doença causada por hemorragia, agentes químicos ou carência vitamínica ela pode ser perigosa porque predispõe a outras enfermidades.


Para combatê-la o organismo necessita de ferro, vitamina B-12 além de uma extensa lista de elementos nutritivos. O vinagre de maçã contém grande parte desses elementos, portanto utilize-o,

nas saladas e nas refeições em geral, se pretende combater a anemia.


ARTRITE

Ocorre quando as articulações inflamam devido à infecção bacteriana ou traumática. Para amenizar as dores causadas por esta doença e tratá-la faça o seguinte: misture uma colher (café) de mel e uma colher (café) de vinagre de maçã num copo com água. Beba a mistura pela manhã e à noite.


Outro método que consideram eficaz é beber um copo com água antes das principais refeições,

contendo 2 colheres (café) de vinagre.


ASMA

Pode ser aliviada combinando-se os benefícios da acupressão com o vinagre de maçã. Aplique gaze humedecida com vinagre no lado interno dos pulsos, prendendo-as com a ajuda de um elástico.


CABELOS

Ficam mais macios, abundantes e vistosos, se aplicar neles, depois de lavados e enxaguados, uma mistura de água e vinagre. Meça dois copos de água morna, misture uma colher (chá) de vinagre

e despeje sobre os cabelos ainda úmidos.


CÃIBRAS

Tomar, durante as refeições, um copo de água misturado com uma colher (sobremesa) de vinagre de maçã, diariamente, combate as cãibras noturnas. Outro bom remédio para evitá-las é fazer uma mistura com 1 colher (café) de mel, 1 colher (café) de vinagre de maçã e 1 colher (sopa) de lactado de cálcio em 1/2 copo de água. Beba essa mistura uma vez ao dia.


CALOS

Aplique compressas de vinagre de maçã, utilizando para isso meia fatia de pão dormido embebido em vinagre. Faça isso toda noite antes de dormir até que os calos desapareçam por completo.


CASPA

Após lavar a cabeça normalmente, enxague os cabelos com uma água contendo 1/2 copo de vinagre de maçã misturado com três copos de água morna. Esse tratamento além de combater a caspa, revigora os cabelos escuros e dá brilho aos cabelos claros.


CATARATA

O desenvolvimento da catarata está associado à oxidação do cristalino. Isto ocorre quando os radicais livres alteram a sua estrutura. Entretanto, o betacaroteno encontrado, principalmente na cenoura, mas também em outros alimentos como a maçã e o vinagre desta fruta, podem prevenir a catarata, isto porque o betacaroteno é um poderoso antioxidante que diminui os riscos de desenvolvimento da doença.


Logo, para prevenir-se da catarata consuma, demasiadamente, alimentos que contenham betacaroteno, sem esquecer de ingerir doses diárias do vinagre de maçã.


COCEIRA NA PELE

Podem ser aliviadas se passar na pele um chumaço de algodão umedecido com vinagre de maçã.


COCEIRA NOS OLHOS

Pode aliviá-las passando no local um chumaço de algodão embebido em vinagre de maçã. O vinagre deve ser diluído na proporção de 1 volume de vinagre para 4 volumes de água.


COLESTEROL

O vinagre contém uma fibra, a pectina, que percorre lenta e suavemente o organismo aglutinando-se

ao colesterol. Ao percorrer o organismo rumo à saída, a pectina leva consigo o colesterol. Eliminando o alto nível de colesterol, reduz-se os riscos de problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos e apoplexia.


CRAVOS E ESPINHAS

À noite, quando for deitar-se, passe no rosto uma pomada feita com morangos e vinagre de maçã. A pasta deve ser preparada com três morangos e 1/4 de copo de vinagre de maçã, amasse bem e deixe a mistura descansar por duas horas. Aplique esta pomada sobre o rosto e durma com ela, retirando-a, pela manhã, lavando normalmente o rosto. Faça o tratamento três vezes por semana e, em breve, se livrará das espinhas e cravos. Este tratamento também conserva a pele macia e saudável, retardando o envelhecimento.


DIGESTÃO DIFÍCIL

O vinagre de maçã contém substâncias bastantes semelhantes às que são naturalmente secretadas

pelo estômago para digerir os alimentos, por isso ele leva a fama de facilitador digestivo. Ao passo que auxilia na digestão é óbvio que ocorre uma melhora geral do metabolismo. Para combater a má digestão beba, no meio das refeições, 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água.


DOR DE GARGANTA

Misture 1/4 de copo de mel e 1/4 de copo de vinagre de maçã e beba 1 colher (sopa) a cada 2 horas. Faça gargarejos com uma mistura de um copo de água morna e uma colher (sopa) de vinagre.


DOR DE CABEÇA

Coloque um pouco de vinagre de maçã na água de um inalador. Inale essa mistura durante 5 minutos, em seguida deite-se e a dor de cabeça vai desaparecendo aos poucos; ou enrole um pano umedecido com vinagre de maçã em volta da cabeça como se fosse um turbante.


DOR NO ESTÔMAGO

Beba, aos poucos, um copo de água morna contendo 1 colher (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de vinagre de maçã. Este procedimento além de amenizar as dores de estômago, também combate a flatulência.


ESQUECIMENTO

Acredita-se que quem bebe, regularmente, pequenas doses de vinagre goza de uma mente viva por muito mais tempo.


FLATULÊNCIA (GASES)

Acredita-se que não há nada que cause mais flatulência que os grãos das leguminosas, portanto

sempre que for cozinhar feijão e outras leguminosas, coloque na panela do cozimento um pouco de vinagre. Isso é o bastante para deixar os grãos macios e fáceis de serem digeridos.


FERIMENTOS

Desde os tempos bíblicos o vinagre era utilizado para tratar os ferimentos infecciosos. Durante a guerra civil, nos Estados unidos, ele foi regularmente usado, pois como agente bactericida e antibiótico, contribuía para desinfeccionar os ferimentos, evitando infecções mais graves e livrando da morte vários soldados… Portanto, em ferimentos infecciosos, com pus, vale a pena aplicar o vinagre de maçã.


HEMORRAGIA

O vinagre de maçã também tem o poder de restabelecer o fluxo sanguíneo. Portanto, em caso de menstruação excessiva ou quaisquer outros tipos de hemorragia, beba 2 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água, de duas a três vezes ao dia. O vinagre de maçã além de restabelecer o fluxo normal, contribui para a formação de glóbulos vermelhos.


HIPERTENSÃO ARTERIAL (Pressão Alta)

Para tratá-la é indicado o uso do potássio. O vinagre de maçã, assim como a banana e a berinjela, é rico em potássio, devendo, portanto, ser utilizado no combate à doença. Para combater esta doença deve-se tomar de 1 a 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água. Beba como remédio no meio das refeições até obter resultado.


INTOXICAÇÕES

Por ser um excelente antisséptico, os nutricionistas e médicos em geral sugerem que se empregue regularmente o vinagre na alimentação, evitando assim os riscos de intoxicações alimentares e infecções causadas por bactérias ou parasitas que tenham se fixado nos alimentos. Para evitá-los, recomenda-se que as frutas, legumes e verduras, em especial as que serão ingeridas cruas, que fiquem de molho em água e vinagre por 15 minutos. A mistura deve conter 1 parte de vinagre para 6 partes de água.


MAL DE ALZHEIMER

Caracterizada como doença pré-senil é a pior das doenças mentais associadas à velhice. É causada pela carência de cálcio e de substâncias como a tiamina e a niacina aliadas à carência de B-12. Um tratamento à base de vitamina B-12 e vinagre revelaram-se benéficos, em pesquisas, restabelecendo a grande maioria dos pacientes.


MAL ESTAR

Coloque sobre o seu estômago um pano embebido em vinagre de maçã morno, quando o pano esfriar troque-o novamente por um outro morno. Isto alivia o mal estar e ainda afasta as náuseas e vômitos.


MANCHAS SENIS

As manchas que aparecem pelo como, comum na velhice, podem desaparecer com um tratamento

à base de cebola e vinagre de maçã. Para isso, misture 1 colher (café) de suco de cebola e 2 colheres (café) de vinagre de maçã e, com um chumaço de algodão ou um pedaço de pano, passe a mistura sobre as manchas. Faça o tratamento diariamente e, em algumas semanas, as manchas desaparecerão.


MELHORA O METABOLISMO

Porque atua como um aliado do organismo, combatendo quaisquer viroses ou bactérias que, por ventura, tenham driblado as células de defesa. Sendo assim você fica por mais tempo sem ter resfriado, gripe, enfim, os benefícios provocam uma melhora geral no organismo.


MÚSCULOS CANSADOS

Não há nada melhor para acalmar os músculos fatigados ou distendidos que envolvê-los em tecido embebido em vinagre de maçã. Mantenha a compressa por 3 a 5 minutos no local ou durante o tempo que achar necessário.


OBESIDADE

Beba, antes das principais refeições, um copo de água morna com um colher (café) de vinagre de maçã. Aos poucos seu apetite passará a ser moderado, diminuindo a gordura excessiva.


ODORES NAS AXILAS

Para livrar-se do cheiro desagradável, passe um tecido embebido em vinagre de maçã nas axilas. Use como se fosse um desodorante, após o banho, e em pouco tempo estará livre dos odores.


OSTEOPOROSE

Doença caracterizada por perda óssea, a osteoporose, torna os ossos porosos e frágeis fazendo com que se fraturem com facilidade. A enfermidade é grave levando o paciente a sofrer com dor, deformidade e outras moléstias decorrentes da doença.


Também é uma doença causada pela carência vitamínica, nasce principalmente da aversão à lactose

e de seus derivados ricos em cálcio. Para prevenir esta doença deve-se ingerir grandes quantidades de alimentos ricos em cálcio, como o leite e seus derivados, além de muita verdura e doses maciças de vinagre de maçã, devido ao seu teor significativo de cálcio.


PERDA DE MEMÓRIA

Causada, em grande parte, pelo mau hábito alimentar; em especial pela ingestão de álcool, a perda da de memória é mais comum, em pessoas de longa idade. As carências nutricionais são o grande problema dos idosos que têm suas taxas de vitaminas e minerais abaixo do normal, contribuindo para a perda das capacidades mentais. Somente o vinagre de maçã proporciona a essas pessoas o equilíbrio orgânico entre aminoácidos, vitaminas e minerais, essenciais ao cérebro e ao corpo revertendo o quadro da doença.


PÉS CANSADOS

Basta caminhar por 5 minutos numa banheira com água e meio copo de vinagre de maçã. A água deve encher a banheira até a altura dos tornozelos. Caminhe 5 minutos antes de deitar e 5 minutos ao levantar-se.


PICADAS DE INSETO

Deve-se aplicar, imediatamente, o vinagre de maçã sobre as picadas. Elas serão aliviadas e desinfetadas.


PÉ-DE-ATLETA

Se você tem pé-de-atleta ou se sofre com coceira e descamação dos pés, então deixe suas meias de molho, por meia hora, em água com vinagre, na proporção de um volume de vinagre para 5 de água.


PROBLEMAS DE OUVIDO

Método antigo utilizado por nossas avós para impedir infecções nos ouvidos, agora é recomendado por autoridades médicas. A Academia Americana de Otorrinolaringologia sugere que se empregue uma mistura de vinagre com álcool para impedir o desenvolvimento daquilo que chamamos de ouvido de nadador.


Um volume de vinagre misturado a igual volume de água fervida serve para enxaguar os ouvidos durante o banho, prevenindo-os de futuras infecções e coceiras..


PROBLEMAS DE PELE

Proteger a pele – acredita-se que o vinagre de maçã misturado ao azeite de oliva a 50%, protege contra os danos que os raios solares provocam na pele. Além disso é capaz de evitar a insolação e as rachaduras na pele.


PROBLEMAS URINARIOS

Para prevenir os riscos de infecção nos rins ou bexiga, tome, diariamente, uma pequena dose de vinagre de maçã ele mantém a acidez necessária nas vias urinárias, diminuindo assim os riscos de infecção.


QUEIMADURAS ALCALINAS

No passado queimaduras alcalinas leves eram tratadas com vinagre de maçã aspergido sobre o local afetado. Até os dias de hoje, o vinagre tem sido de grande utilidade para neutralizar as queimaduras alcalinas.


QUEIMADURAS DE MEDUSA

Não se deve ignorar as queimaduras de medusa. Na Austrália um jornal médico recomenda que se jogue imediatamente vinagre sobre a queimadura, considerando isto como etapa essencial de primeiros socorros no tratamento das vítimas de medusas.


Em Massachusets, um Colégio de Farmácia e Ciências médicas aprovou e ratificou o método, abordando que se não houver cuidados imediatos, o veneno da medusa no organismo pode provocar náuseas, dores de cabeça, calafrios, colapso do sistema cardiovascular e até morte. Somente o vinagre pode neutralizar o veneno sendo aplicado no local imediatamente.


RETARDA O ENVELHECIMENTO

Acredite que o uso prolongado e diário do vinagre, por representar uma melhora geral no metabolismo, pode prevenir contra o envelhecimento precoce, causado por diversos fatores, dentre os quais, correspondentes ao organismo debilitado.


REUMATISMO

O reumatismo, assim como as cãibras e a artrite, é caracterizado também pela falta de potássio. O vinagre de maçã por conter potássio pode aliviar as dores do reumatismo, se for ingerido diariamente.


SOLUÇOS

Beba lentamente um copo de água morna contendo uma colher de café de vinagre de maçã.


TOSSE NOTURNA

Humedeça a fronha do travesseiro em que irá dormir com vinagre de maçã.


TUMORES

Os tumores e feridas purulentas da pele podem melhorar se for aplicada uma bandagem embebida em vinagre de maçã.


ÚLCERAS

Estudos publicados num jornal de Farmacologia Japonesa indicam que o vinagre pode prevenir a úlcera gástrica causada pelo consumo excessivo de álcool, isto porque o vinagre força o estômago a secretar mais suco gástrico. Esta defesa natural parece proteger o estômago contra os efeitos nocivos do álcool.


VARICOCELE

O vinagre é indicado para tratar quaisquer tipos de veias varicosas (varizes). Na Escócia é antigo o costume de tratar varizes com vinagre de maçã. O vinagre deve ser aplicado, pela manhã e à noite, por toda a extensão das veias varicosas pelo período de um mês. Não esquecendo de ajudar o tratamento externo, ingerindo diariamente de 2 a 3 copos com água contendo cada um 2 colheres (chá) de vinagre de maçã. Esse tratamento é útil para tratar a doença que, em determinados casos,

necessita de uma intervenção cirúrgica.


VARIZES

Enrole ao redor das pernas e sobre as varizes, um pano umedecido com o vinagre de maçã. Mantenha as pernas erguidas com a compressa, por pelo menos 1 hora. Faça isso pela manhã e à noite e ao final de 6 semanas sentirá um alivio impressionante.

Devido a todos esses benefícios, o vinagre de maçã deve ser incluso na dieta diária como forma de manutenção da saúde, podendo ser consumido como tempero de saladas, misturado com água devido a sua alta concentração e em cápsulas, sendo encontrado em farmácias e em lojas de produtos naturais.


Este ingrediente é usado em vários remédios naturais contra rinite, sinusite e problemas de pele. Para preparar esta solução caseira basta misturar 1 colher (sopa) em ½ copo de água e beber todos os dias pela manhã, os sintomas serão amenizados em poucos dias.



Fonte: