Sugestões para uma páscoa saudável

A Páscoa está a chegar e com ela chegou também o bom tempo, proporcionando esta altura do ano uma boa ocasião para fazer uma pausa, passear e viajar, em família ou com amigos.



Muitas comemorações, reuniões familiares, bebidas e refeições abundantes (com comidas especiais e os inevitáveis chocolates e amêndoas doces tão característicos desta época festiva), estar fora de casa, alterar as rotinas e, por vezes, diminuir a prática de exercício, são condições favoráveis ao descuido com a alimentação e hidratação do corpo, que se pode reflectir num aumento de peso, tão inestético como indesejado. Os doces fornecem um excesso de açúcar e gordura que incrementam a taxa de glicemia e os níveis de triglicéridos. E nem mesmo as doenças cardiovasculares escapam à ingestão destes alimentos tão apetecidos.

Para aproveitar da melhor maneira esta altura do ano, sem ficar com peso na consciência, aqui ficam algumas sugestões para uma Páscoa mais saudável:


1. Prepare refeições ligeiras e frescas: A Páscoa coincide com o início da primavera e com o aumento da temperatura; aproveite a subida do termómetro para fazer refeições mais leves e frescas, que ajudam a combater o calor e a manter um peso mais saudável.


2. Procure oferecer presentes a amigos e familiares, na forma de lembranças sem chocolate, como flores, livros, DVDs e CDs, principalmente aos amigos que seguem um plano alimentar de contenção de calorias: é mais saudável e menos calórico!

Diga NÃO às compras compulsivas: No período da Páscoa, os chocolates e doces típicos desta época tomam conta das prateleiras dos supermercados. Cuidado! Planifique os menus e faça uma lista de compras, desta forma vai evitar ceder a tentações. Vá ao supermercado com tempo e sem fome.

3. Escolha a refeição antes de entrar no restaurante: Nos dias de descanso é natural que não lhe apeteça cozinhar; assim, no restaurante, decida o que irá comer e faça o seu pedido antes dos seus acompanhantes, para não se sentir tentado a mudar de opinião.

4. Faça várias refeições de forma a não estar mais de 3h30m sem comer; tentando manter cinco refeições ao longo do dia poderá controlar melhor o seu apetite. Fora de casa, as horas passam e nem nos damos conta. No entanto, é importante manter uma rotina e tentar estabelecer um horário, para distribuir correctamente a ingestão de calorias e manter um trânsito intestinal estável.

5. Hidrate-se para combater o calor: Para uma parte da população, a Páscoa coincide com os primeiros dias de praia, sendo necessário ter atenção à conveniente hidratação do organismo; é aconselhável que se faça a ingestão de líquidos, na forma de água, chá frio ou refrescos sem açúcar, de modo regular, para cumprir os 2-2,5L de líquidos recomendados diariamente.

Uma boa hidratação previne o aparecimento da fadiga e o cansaço.

6. Procure uma alternativa aos doces e gelados: Um belo passeio, temperatura amena e um saboroso gelado são a combinação perfeita para um dia de primavera. Do ponto de vista nutritivo, o gelado pode ser bom ou razoável, dependendo dos ingredientes utilizados na sua confecção. Porém, há ainda aqueles que não apresentam qualquer interesse nutricional, cheios de açúcar e aditivos artificiais, verdadeiros inimigos da linha. Os batidos, granizados ou gelados de iogurte são aliados com que podemos contar, têm menos calorias que um gelado e são igualmente saborosos e refrescantes.

7. Resista ao buffet livre: É normal que, nas saídas em grupo, as refeições se façam em restaurantes que disponibilizam o serviço de buffet livre, para que cada pessoa possa decidir livremente o que comer. Restaurantes do tipo buffet livre ou all-you-can-eat predispõem ao aumento do peso. Veja todas as suas opções, decida o que vai comer e faça um prato com uma refeição de tamanho normal. Uma das dicas saudáveis mais interessante é sentar-se de costas para o buffet, assim você não passa a refeição toda olhando para todos aqueles alimentos gostosos e tentadores.

8. Não esquecer o exercício: Depois dos chocolates e do almoço de Páscoa, a preocupação é queimar as calorias extras consumidas. Mas, o que fazer para queimar calorias? Pode fazê-lo de forma agradável e divertida!

Estar num lugar diferente é uma boa oportunidade de o explorar enquanto faz exercício. Investir em actividades ao ar livre, como caminhar e pedalar, ir à praia, são uma forma simpática de se manter em forma.

Se já está matriculado no ginásio, não desanime! A ordem é mexer o corpo para fazê-lo queimar mais calorias do que consome. Dançar, nadar, saltar à corda, use a sua imaginação!

Sem comentários:

Enviar um comentário