10 objetos surpreendentemente sujos com os quais temos contato todos os dias

Diariamente estamos expostos a milhões de bactérias e infecções que viajam através do ar e estão nos diversos ambientes que nos rodeiam. Um sistema imunológico saudável permite que combatamos essas infeções, conservando assim o bem estar do nosso corpo. Entretanto, todos dia nos deparamos com diversos objetos comuns que contêm milhares dessas bactérias, sendo considerados assim objetos surpreendentemente sujos, pois são tocados por muitas pessoas e, além disso, são muito vulneráveis. Para o conhecimento de tal assunto, apresentamos uma lista com os objetos de uso diários que possuem grande quantidade de bactérias e, provavelmente, podem causar doenças.




10 objetos sujos com os quais temos contato diariamente


 


1. O dinheiro


O dinheiro é um dos principais objetos da lista, devido ao fato de entrarem em contato com muitas pessoas que podem ter bactérias em suas mãos. É um dos elementos que mais passam de mão em mão todos os dias, aumentando assim a quantidade de sujeira acumulada nas notas e nas moedas. É inevitável o contato com esses objetos, mas recomendamos que depois que utilizá-los que lave as mãos e evite consumir alimentos com as mãos sujas.


objetos sujos que temos contato todo dia


2. As maçanetas


As maçanetas, placas ou puxadores das portas têm uma grande quantidade de bactérias, pois são objetos que se encontram em qualquer lugar, como nas casas, escolas, locais públicos, e muitas pessoas entram em contato com eles, deixando assim as sujeiras e bactérias que estavam em suas mãos.


3. Os objetos no supermercado


Cada vez que você vai ao supermercado e pega um carrinho ou uma cestinha par colocar suas coisas mesmo esses sendo indispensáveis, são muito perigosos, pois possuem muitas bactérias e sujeiras acumuladas das mãos das pessoas que tiveram contato com eles.  Essas bactérias podem causar diversas infecções e enfermidades.


4. Caixas automáticos


Hoje em dia a tecnologia financeira vem permitindo que as pessoas não necessitem mais ficar horas em longas filas nos bancos para retirar dinheiro, e utilizem os caixas automáticos. Mas alguma vez você já se perguntou quantas pessoas utilizam esse serviço diariamente? A quantidade de pessoas só aumenta mais e mais, e foi demonstrado que os teclados desses caixas eletrônicos podem acumular dois tipos de bactérias,as quais, geralmente, causam problemas gastrointestinais.


Bacterias


5. O celular


Por um lado o celular converteu-se em uma peça chave na vida das pessoas. São poucas as pessoas que não possuem esse dispositivo tecnológico,  mas que acabam utilizando-se de cabines telefônicas públicas, o que acaba dando no mesmo. por outro lado, o celular é um objeto que contem milhões de bactéricas, não apenas pelo constante contato com as mãos, mas também pelas partículas e germes que saem da boca quando falamos. Ele é um aparelho que nos deixa exposto a infecções e até mesmo a problemas de pele.


6. Interruptores


Os interruptores de luz encontrados em nossas casas e nos escritórios contam com grande quantidade de bactérias acumuladas durante anos. Mesmo sendo um objeto que não demonstre ter muita sujeita, estão muito sujos sim devido o contato constante, além de serem um grande dispensador de germes que atentam contra nossa saúde.


gel_bacteria


7. O controle remoto


O controle remoto é um objeto que tanto as pessoas que vivem na sua casa, quanto pessoas alheias como visitas, acabam manuseando-o, convertendo-o assim em um multiplicador de bactérias. Recomendamos a limpeza constante desse objeto.


8. Os elevadores


Os elevadores, por estarem em locais públicos, contam com o contato de centenas de usuários diariamente, e, por isso, seu teclado pode chegar possuir milhões de bactérias e sujeiras que afetam a saúde, causando, geralmente, doenças digestivas e infecções.


9. Os teclado e mouses


exerícios no escritorio


Elementos de uso laboral como o teclado e o mouse do computador têm uma grande quantidade de bactérias e germes, o que aumenta a quantidade de sujeiras nesses e expõe nossa saúde, podendo causar infecções.


10. A cama


Por último, a cama é um objeto que, em primeiro momento, você não pensaria que possui sujeiras e bactérias, mas ela conta com a presença de ácaros que são pequenos aracnídeos que se alimentam de pele morta, que eliminamos toda noite. Eles não são diretamente prejudiciais a saúde, mas o que os fazem serem perigosos são seus dejetos, que podem causar asma e diversas infeções respiratórias. A melhor maneira de se desfazer deles é manter uma ventilação constante em toda a casa e permitir que a cama se ventile diariamente.


O que podemos fazer?


São muitos os riscos diários aos quais enfrentam a saúde do ser humano. É inevitável o contato com as bactérias que causam problemas, mas a forma mais recomendável de evitar problemas de saúde é lavar as mãos constantemente e limpar aqueles objetos que muitas pessoas entram em contato. Tudo isso para garantir uma vida mais saudável.


The post 10 objetos surpreendentemente sujos com os quais temos contato todos os dias appeared first on Melhor Com Saude.

Os grandes benefícios da água de arroz

Ás vezes, os melhores remédios estão nas coisas mais simples que nos rodeiam. Você sabia que a água de arroz é excelente para melhorar a sua digestão? É deliciosa e muito fácil de preparar. Hoje nosso espaço explicaremos as excelentes virtudes da água de arroz.





O que a água de arroz pode fazer por você


  água_de_arroz


Um conselho? Nunca jogue fora a água com a qual se cozinha o arroz, pois dispões de incríveis vitaminas e minerais, um recurso maravilhoso para toda a família que você pode conseguir de uma forma tão simples e econômica. Você só tem que reservar a água com a qual cozinhou o arroz, depois acrescente um pouquinho de canela e coloque em uma garrafa de vidro. É deliciosa, mas não dispõe de cálcio, é esse é o único aspecto pelo qual as grandes industrias a comercializam enriquecendo com este mineral. Mas não se preocupe, como você já sabe, pode suprir o cálcio com vegetais e outros frutos secos (uma vez que o leite de vaca não é tão saudável como já se acreditava antes). Portanto, que tal se à partir de agora começar a consumi-la? Te explicaremos o porquê.


1. Leite de arroz, um aliado para a sua pele


Isso se deve, principalmente por causa do ácido para-aminobenzóico, um elemento presente em todos os produtos que nos protegem do sol. É um ótimo antioxidante, e atua como um poderoso anti-inflamatório para a pele. Lembre-se, você se cuida por dentro e isso reflete por fora.


2. Nos defende do envelhecimento precoce


Você sabia? É verdade! A água do arroz é rico em um elemento chamado inositol. E o que ele faz? Promove o crescimento das células que atrasam o processo do envelhecimento, além de ajudar na correta circulação de sangue, assim nosso rosto aparenta ter mais brilho, mais tonicidade e mais elasticidade. Um remédio econômico que vale a pena levar em conta. Você se anima?


3. Nos da energia


A bebida de arroz é energética. Por isso, é normal que se dê este remédio nos períodos em que estamos doentes e perdemos o apetite, beber somente dois copos ao dia já nos ajuda a obter ótimos nutrientes para não nos desidratarmos e para recuperarmos pouco a pouco a nossa saúde. É muito adequado para crianças e idosos. E uma curiosidade, os médicos dizem que é recomendável para as mulheres lactantes, já que estimula a produção de leite.


4. Melhora a nossa digestão


O leite de arroz é muito saudável para facilitar a digestão. Faz com que o nosso intestino funcione melhor, cuida da flora intestinal e evita, por exemplo, os sintamos de inchaço. Você se sentirá muito bem, sem dúvida.


Para concluir. A água de arroz é muito adequada para toda a família, ideal, por exemplo, para tomar a tarde. Mas lembre-se que não dispõe de todos os minerais essenciais exemplo, o cálcio. A bebida de nozes ou a bebida de aveia por exemplo, dispõe de mais nutrientes, por isso é que temos que usar esta água como um complemento em nossa dieta. Quer dizer, não dê para as crianças pensando que com isso irá cobrir todos os nutrientes necessários para o dia pois não vai. Ela é somente um excelente complemento, uma bebida que dá energia e que é digestiva, mas não descuide em complementar a dieta com frutos secos, vegetais, sucos frescos, fibras e proteínas. Também é muito boa para as mulheres, ideal par cuidar da pele dia a dia. Você vai perder isso?


Arroz_melhora_digestão


The post Os grandes benefícios da água de arroz appeared first on Melhor Com Saude.

Sumo poderoso anticelulite

 



Quem não deseja ficar sem celulite? Este sumo ajuda a combater os furinhos, mas não esqueça a alimentação saudável e o exercício físico.


Ingredientes 
. 5 morangos ou 1 maçã com casca 
. 2 fatias de abacaxi ou ananás
. 1 colher de chá de linhaça 
. 1 pedaço pequeno de gengibre picado 
. Adoçante e água a gosto 


Modo de preparação
Lave bem as frutas e coloque todos os ingredientes no liquidificador ou na centrifugadora.


Sirva imediatamente. 

Detox pós-festa: os truques para quem vai exagerar no fim do ano


O plano de fim de ano: não exagerar na ceia. Mas quem consegue resistir a todas as tentações? 


Mas nem tudo está perdido: desde que se compense os excessos no dia seguinte. Comer menos e beber o dobro da água são recomendações básicas. Porém, para acelerar o processo de recuperação pós-festa, é importante você fazer mais:


Chás contra o inchaço


Os chás são ótimos para diminuir a retenção de líquidos e, consequentemente, o inchaço que deixa até as mulheres magras com a barriga saliente. Aposte nos que têm efeito diurético, como o chá verde, de cidreira, erva-doce, mate, maçã com canela, camomila, hibisco, cavalinha, dente-de-leão. 


Mais água no dia seguinte


Prepare-se para beber água o dia todo – no mínimo 2 litros. É uma medida importante especialmente para quem abusou do álcool, que deixa as células desidratadas e a péssima sensação de ressaca. Traduzindo: boca seca, enjoo e dor de cabeça.  


Outra receita detox é tomar, ainda em jejum, um copo de água morna com o sumo de um limão e raspas de gengibre. São ingredientes capazes de aumentar a produção de enzimas que facilitam o trabalho do fígado no processo de eliminação das toxinas.


Dieta levezinha


Doces, comidas gordurosas e álcool estimulam a produção de toxinas. Imagine, então, quando consumidos em excesso. São capazes de alterar o pH do organismo, deixando-o muito ácido e, consequentemente, mais propenso a acumular gordurinhas. Portanto, no dia seguinte à ceia, invista nos alimentos que favorecem o funcionamento do metabolismo, facilitando a perda e a manutenção do peso. Os principais representantes são: aveia, alface, agrião, brócolos, couve, rúcula, rabanete, pepino, lentilha e melão. 

Compensar os exageros

 




Comeu demais durante a época de Natal? Nos dias seguintes, aproveite parte da manhã ou da tarde para dar uma caminhada. Vai seguramente sentir-se melhor e tirar de cima o peso da culpa de ter comido tanto. Bom mesmo seria que começasse a fazê-lo 3-4 vezes por semana e pelo menos durante 30 minutos.

8 hábitos que acreditamos serem saudáveis, mas não são!

Ter uma boa saúde é uma questão de hábitos muito simples que podemos praticar facilmente todos os dias e que não nos custe nada. Ter um estilo de vida saudável é uma questão de decisão, já que existem muitos hábitos que podemos colocar sempre em prática para promover a nossa saúde. Entretanto, existe uma série de mitos e meias-verdades que fazem com que pratiquemos alguns  hábitos,acreditando serem saudáveis, quando na verdade não são.



Consumir produtos sem gordura para não engordar


No supermercado podemos encontrar uma grande quantidade de produtos que são livres de gordura e costumam ser recomendados para as pessoas com obesidade e colesterol alto. Entretanto, existem pessoas que acreditam que pelo fato de ser 0% de gordura são ideais para emagrecer, mas na verdade não é assim. Os alimentos livres de gorduras podem conter farinha, açúcar refinado e muitos outros aditivos que também podem influenciar no aumento do peso.


Beber água o dia todo


Beber_água É verdade que a água é muito boa para a saúde e cumpri um papel muito importante no bom funcionamento do nosso organismo. Entretanto, não é necessário beber grandes quantidade de água o dia todo, já que o excesso pode levar a alterações no funcionamento dos rins e da composição do sangue. Os especialistas recomendam beber de 6 a 8 copos de água por dia, no máximo de 2 litros.


Tomar sol para receber vitamina D


É verdade que se expor ao sol é uma das formas do fornecimento de vitamina D para o nosso corpo. Entretanto, para que o organismo sintetize esta vitamina, é necessário se expor sem protetores solares ou utilizar protetores de baixa proteção que, como consequência, pode trazer problema de pele. A exposição excessiva ao sol pode causar series de queimaduras na pele, resseca-la e, inclusive, é um fator de risco de câncer de pele.


Fazer abdominais para diminuir a barriga


Abdominais É verdade que os abdominais nos ajudam a queimar a gordura abdominal e ter uma barriga mais plana. Entretanto, tem pessoas que tem a falsa crença de que o simples fato de fazer os abdominais lhes dará o resultado, sem levar em conta que para alcançar esse objetivo é muito importante ter uma dieta saudável e fazer outros tipos de exercícios regularmente.


Consumir suplementos vitamínicos


Quando se trata de vitaminas e minerais a maioria das pessoas acreditam que quanto maior o consumo, melhor para o organismo. Entretanto, isso não é totalmente verdade, já que o excesso de suplementos vitamínicos podem desenvolver efeitos negativos para a saúde. Os suplementos devem ser tomados sob supervisão médica, uma vez que nem todas pessoas necessitam de suplementos, pois podem obter os nutrientes diretamente dos alimentos.  


Clareamento dos dentes


Branquear_os_dentes O clareamento dental é um processo que feito, geralmente, por uma questão estética para ter dentes mais limpos. Entretanto, as pessoas que abusam deste tipo de procedimentos podem desenvolver doenças como a brancorexia e também pode sofrer de fissuras nos dentes, sensibilidade e, em casos mais extremos, mudanças de sabores.


Limpar os ouvidos com cotonete


Muitos consideram que limpar a cera dos ouvidos é um hábito de higiene que se deve praticar frequentemente, mas isso não deve ser assim. A cera é uma secreção anticéptica que protege a pele do conduto auditivo de germens e agressões externas. Quando o eliminamos deixamos este conduto exposto às infecções, mas além disso, quando o limpamos com cotonetes, o que na verdade estamos fazendo é empurrar determinada quantidade para dentro, gerando um tampão. Como consequência disso, podemos provocar lesões no conduto, pois não temos uma visão direta do canal.


Comer por dois durante a gravidez


Muitas mulheres grávidas tem a falsa crença de que podem comer o dobro para alimentar o bebê que vem a caminho. Entretanto, isto é um grave erro que pode trazer consequências, já que engordar em excesso durante a gravidez podem acarretar riscos, como a aparição de diabetes gestacional, um mal progresso do parto e que o feto seja muito grande. O mais provável é que ao ter um controle da gravidez, o médico nutricionista te recomendará uma dieta saudável e equilibrada, aumentando somente o consumo de ácido fólico, pois as grávidas necessitam uma grande quantidade extra.


The post 8 hábitos que acreditamos serem saudáveis, mas não são! appeared first on Melhor Com Saude.

Os melhores alimentos para erradicar a fadiga

Estar cansado todo tempo, mesmo dormindo várias horas por dia não é saudável. Não só porque não conseguimos fazer nada do que planejamos, mas porque o corpo sofre e as defesas baixam, acarretando enfermidades. Para poder evitar este problema, existem diferentes alternativas naturais. Aqui indicamos alguns dos melhores alimentos para erradicar a fadiga.




Causas da fadiga


Existem diferentes razões pelas quais uma pessoa sente-se fadigada ou demasiadamente cansada. As mais frequentes são a anemia, os transtornos do sono (insônia, apneia, narcolepsia), dores, alergias (como a asma), hipotireoidismo, depressão, consumo de álcool, estresse e consumo de certos medicamentos (anti-histamínicos, ansiolíticos, antidepressivos, diuréticos e esteroides, entre outros).


A síndrome da fadiga crônica é muito mais comum do que se imagina, principalmente nas principais cidades do mundo e em pessoas com idade entre 25 e 45 anos. É uma condição que começa com sintomas similares aos da gripe e pode ter uma duração de mais de seis meses. O grau de cansaço do paciente para determinar se ele tem este problema deve ser de tal maneira que diminua em 50% a capacidade para realizar suas atividades diárias. Pode afetar o sistema nervoso central, assim como também o sistema imunológico e neuroendócrino.


Conselhos para eliminar a fadiga


A primeira coisa a fazer é identificar o que chamamos de “causas habituais de cansaço”, que são elas: esforço físico, falta de sono, tensão emocional, maus hábitos alimentares.


Os suplementos vitamínicos não resolvem o problema por si só, mas podem servir de grande ajuda durante o processo.


combater_o_cansanço.jpg_552074685


As dicas para eliminar a fadiga são:


  • Dormir entre seis e oito horas por dia e atentar para a qualidade do sono;

  • Alimentar-se de maneira balanceada e equilibrada;

  • Beber muito líquido;

  • Realizar atividade física moderada de duas à três vezes por semana;

  • Meditar ou realizar qualquer técnica de relaxamento;

  • Respeitar os ciclos do sono e as pausas entre sono e vigília;

  • Evitar o consumo excessivo de álcool e/ou tabaco;

  • Não sair de casa pela manhã sem tomar café da manhã;

  • Comer a cada três horas;

  • Não ingerir muita cafeína, seja no café, chá ou refrigerante;

  • Não consumir bebidas energéticas, nem combiná-las com álcool.

CANSANÇO-585x300


Os melhores alimentos para eliminar a fadiga e o cansaço



Aveia


Todos os cereais são necessários para prover energia, mas a aveia oferece, especialmente, vitaminas do complexo B que ajudam o corpo a se manter mais desperto durante o dia. A aveia é aconselhável principalmente para crianças e atletas. Quem tem sobrepeso deve consumir com precaução, meio copo por dia (duas colheradas grandes) é a dose adequada, melhor ainda se for no café da manhã.


Carnes


Inclua carne vermelha, branca e de peixe em suas refeições para abastecer seu corpo de ferro, prevenindo a anemia. Além do mais, a carne tem triptofano, um aminoácido que proporciona o aumento da serotonina, um neurotransmissor que atua como um potente antidepressivo e nos efeitos da insônia. No entanto, o peixe é o alimento mais aconselhável por possuir boa quantidade de ácidos graxos ômega 3. Recomenda-se a ingestão de uma porção diária mediana na hora do almoço, alternando entre os tipos de carne.


Carne-vermelha


Nozes


É uma das frutas secas mais energéticas que existem, fornecem calorias e são uma grande fonte de vitaminas B e ômega 3. Se você tem sobrepeso, a porção indicada por dia é de duas unidades, se você não tem esse problema pode duplicar a quantidade.


Massas


Este alimento energético é o preferido dos atletas de alta competição porque tem uma grande quantidade de carboidratos (amido). O ideal é consumir produtos de farinha integral, para que o organismo consiga metabolizar e aproveitar melhor os nutrientes. Pessoas obesas ou que queiram emagrecer não podem comer um prato mais de duas vezes por semana.


Chocolate


Oferece um bom aporte calórico, mas também tem muita gordura e açúcar, por isso deve ser consumido com moderação. As opções, amargo ou preto são mais aconselháveis por terem propriedades antioxidantes. Além disso, também oferecem substâncias estimulantes e que dão mais energia. Sugestão de consumo: de 20 a 30 gramas por dia é suficiente.


Chocolate-preto


Sementes de chia e linho


São ricas em ômega 3 , ômega 9 e outros nutrientes que as transformam em superalimentos para eliminar a fadiga e o cansaço. Podem ser incluídas em vários tipos de preparações como sopas, temperos, saladas, bolos, etc. O consumo ideal por dia corresponde a duas colheres de sobremesa.


Lentilhas


As lentilhas fornecem nutrientes como ferro e carboidratos. Há diversas opções de consumo, a mais comum é o consumo da lentilha cozida temperada e adicionada a outros alimentos. Além disso, também pode ser servida junto com saladas frias e na preparação de hambúrgueres. É necessário o consumo de vitamina C para que o ferro de origem vegetal, presente nesse alimento, seja bem absorvido pelo organismo, por exemplo, uma laranja de sobremesa é perfeita para essa finalidade. Porção ideal: Um copo por semana.


as-lentilhas-contêm-ferro (1)


Banana


Contém mais carboidratos que as demais frutas, e também fornecem aminoácidos que contribuem com a formação de serotonina, prevenindo a depressão. Deve-se tomar cuidado porque favorece o ganho de peso se for ingerida todos os dias, mas por ser fonte de potássio e outros nutrientes que fornecem energia, pode ser consumida diariamente uma pequena unidade.


Pão


Prefira sempre os integrais, de farelos ou de cereais que são os que oferecem carboidratos complexos (diferentes das farinhas de trigo refinadas). Fornecem energia por mais tempo e vitaminas do complexo B. Consuma pão no café da manhã para começar o dia com as baterias carregadas. No máximo 3 fatias se deseja baixar o peso ou 6 se estiver no peso ideal.


pão-de-aveia


The post Os melhores alimentos para erradicar a fadiga appeared first on Melhor Com Saude.

Remédios naturais para o ressecamento dos olhos

Ressecamento dos-olhos


 


Cuidar dos olhos é muito importante. Fatores como a exposição à tela do computador ou televisão podem trazer danos consideráveis e irreversíveis. Deve-se ter em conta que com o passar do tempo, os olhos vão perdendo algumas de suas capacidades mais importantes. A seguir vamos recomendar alguns remédios naturais para o ressecamento dos olhos, que é um dos problemas de vista mais comuns.


Lembre-se que estes tipos de remédios só devem ser utilizados em casos  não muito graves. Do contrário, será necessária uma consulta com um especialista, já que ele é o único que pode dar uma opinião profissional e resolver qualquer queixa do paciente. Não utilize produtos ou medicamentos que não foram receitados por um médico.


Piscar


Um dos melhores remédios naturais contra o ressecamento ocular é piscar, trata-se de uma resposta automática dos olhos. Geralmente, não piscamos com certa frequência e isso pode trazer consequências negativas, quando estamos em frente à tela do computador, por exemplo, nossos olhos podem passar longos períodos sem piscar, o que provoca ressecamento e incômodo.


Piscar ativa a produção lacrimal combatendo o ressecamento. Existem exercícios que podemos fazer para controlar o número de vezes que piscamos em um período de tempo. Porém, se passamos muito tempo em frente ao computador ou vendo televisão, o melhor é fazer descansos de 10 minutos a cada 1 hora, para descansar e lubrificar os olhos naturalmente.


Camomila


 


Chá-camomila


 


A camomila é um produto de origem natural que é de grande ajuda para lubrificar os olhos e combater o ressecamento. Para isso basta preparar uma infusão, coar o líquido e embeber esse líquido em um pano ou gaze, depois colocamos sobre os olhos fechados e deixamos por 15 minutos. A camomila, além de lubrificar, desinflama e proporciona relaxamento aos olhos.


Outra opção é simplesmente deixar o pano de molho em água limpa e fazer a compressa e repetir a mesma operação. Este processo deve ser repetido umas duas ou três vezes por semana, principalmente durante a noite, antes de ir dormir. É muito importante tomar cuidado, se a pessoa usa lentes.


Umedecer o ambiente


Umedecer o ambiente é outra opção natural para combater o ressecamento dos olhos, principalmente se o lugar ou ambiente forem extremamente secos. Atualmente ficou muito fácil dispor de umidificadores de ambientes eletrônicos em casa. Se você não tem um umidificador em casa, não tem problema, nesse caso você pode ferver um pouco de água e colocar dentro de uma bacia para umidificar o ambiente.


Naturalmente, a umidade presente no ambiente ajudará a lubrificar, relaxar a vista e a evitar incômodos ou irritações, que acontecem muito quando estamos expostos a ambientes muito secos.


Pepino


 


Pepino-2


 


O pepino é um dos remédios naturais mais populares para lubrificar, refrescar e desinflamar os olhos. Por ter propriedades hidratantes é utilizado na preparação de máscaras ou produtos cosméticos que são aplicados nessa parte do rosto. Cortam-se algumas rodelas de pepino que em seguida são colocadas sobre os olhos fechados por uns 20 minutos, para desinchar e dar um aspecto saudável às pálpebras.


Chá preto


O chá preto tem propriedades antioxidantes que hidratam os olhos em caso de ressecamento. Neste caso, a forma mais prática e eficiente é dispor do chá em saquinho e usá-lo diretamente nos olhos ou, fazer o chá de saquinho, deixar esfriar e reutilizar o saquinho para fazer compressa.


Batata


 


Batatas


 


A batata, assim como o pepino é um produto muito eficiente e um hidratante potente para combater o ressecamento dos olhos devido a grande quantidade de água que ela contém. Corte algumas rodelas de batata e coloque sobre os olhos fechados e deixe por alguns minutos, obterá melhor resultado se fizer esse procedimento pela noite antes de dormir. Além de hidratar, a batata desinflama e relaxa. Troque as rodelas a cada instante para que a hidratação seja mais eficaz.


The post Remédios naturais para o ressecamento dos olhos appeared first on Melhor Com Saude.

6 erros que cometemos quando queremos emagrecer

Em um mundo onde a obesidade se tornou um dos maiores problemas de saúde em vários países, a maioria das pessoas tenta emagrecer e em muitos desses casos cometem erros que as atrapalham a obter bons resultados.




Emagrecer se tornou um dos maiores negócios em todo o mundo, sendo o tema de muitas empresas que oferecem produtos para perder peso, que geralmente não apresentam os resultados esperados. Em certas ocasiões, tais produtos podem ser de grande ajuda para perder peso com facilidade, porém, não há nada “milagroso” que possa dar resultados sozinho, já que para emagrecer é preciso considerar muitos outros fatores que influenciam no peso.


Um dos erros mais frequentes que as pessoas cometem quando querem emagrecer é se limitar a apenas uma coisa, pensando que assim obterão resultados. Por exemplo, a pessoa leva uma alimentação saudável mas não pratica exercícios e não considera outros hábitos importantes. Outras recorrem a dietas “milagrosas” que dão resultado em um primeiro momento, mas que no fim não servem para nada caso não continuem com um plano de alimentação e rotinas saudáveis. Gostaria de conhecer os erros mais comuns de pessoas que tentam emagrecer? Confira!


1. Eliminar da alimentação todos os carboidratos


Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo, por isso jamais devem ser excluídos completamente de um plano saudável de alimentação. Claro que comê-los em excesso faz com que ganhemos peso, mas se o consumo for bem administrado, em quantidades recomendadas, é possível chegar ao objetivo.


Para conseguir emagrecer sem excluir os carboidratos o segredo é consumi-los no café da manhã ou no almoço, dessa forma, sobrará o resto do dia para queimá-los. Seu consumo à noite não é recomendado, já que assim se converterão em gordura.


É importante ressaltar que a eliminação dos carboidratos de nossa dieta pode nos acarretar diversos problemas graves de saúde.


2. Passar fome


Muitas pessoas deixam de comer, pulam refeições ou comem pouquíssimo pensando que essa é uma boa maneira de perder peso. O que não sabem é que esse é um dos piores erros que podem cometer, já que além de criar deficiências nutricionais no organismo, farão com que o metabolismo se torne lento e, portanto, será mais difícil perder peso.


Foi comprovado que comer pequenas porções distribuídas em cinco ou seis refeições ao dia mantém o metabolismo em bom funcionamento, tendo a possibilidade de queimar gordura com mais facilidade.


3. Não tomar água


agua


Muitas pessoas acreditam no falso mito de que a água faz com que ganhemos peso, devido ao fato de que supostamente favorece a retenção de líquidos. Porém, estudos demonstraram que ocorre o contrário, já que beber agua ajuda a acelerar o metabolismo, melhora a digestão e, além disso, nos mantém hidratados.


O que causa a retenção de líquidos é o sódio no organismo, por isso é recomendável evitar ou diminuir substancialmente o consumo de sal.


4. Abusar dos alimentos diet ou light


O fato das etiquetas dizerem que o produto é diet, light ou com baixo teor de gordura, desnatado ou saudável, não quer dizer que sejam 100% assim. É certo que esses alimentos tem menos teor de gorduras, açúcares, calorias, sódio e carboidratos, porém, o que muitos não consideram é que essa é só uma porcentagem comparada com os demais alimentos, assim, do mesmo modo podem engordar se o consumo for de forma abusada.


5. Praticar apenas exercícios cardiovasculares


Enfermedad-Cardíaca-499x325


Sair, correr, andar de bicicleta, cavalgar ou, geralmente, praticar apenas exercícios cardiovasculares não basta para perder peso. A chave para obter bons resultados está em combinar esse tipo de exercícios com aqueles de resistência, que ajudam a queimar calorias durante o treinamento.


6. Fazer exclusivamente uma dieta


A alimentação desempenha um papel muito importante na hora de emagrecer e manter um peso equilibrado. É certo que alguns alimentos nos ajudam a queimar gorduras com mais facilidade, devido as suas propriedades. Mas, também existem dietas que favorecem a perda de peso em pouco tempo e com bons resultados.


Mas a verdade nisso tudo é que para darem resultados é muito importante eliminar qualquer alimento do tipo fast food, ricos em açúcares e gorduras, independentemente do tempo que dure a dieta.


Por exemplo, existem dietas que ajudam a queimar gordura em uma ou duas semanas, é possível que ao seguir passo a passo bons resultados sejam colhidos. Porém, para não fazer esse esforço em vão, no fim da dieta é muito importante continuar com um plano de alimentação saudável e bons hábitos de vida, que impeçam que você volte a ganhar peso.


The post 6 erros que cometemos quando queremos emagrecer appeared first on Melhor Com Saude.

Por que não conseguimos nos lembrar de nosso nascimento?

Sem dúvidas você já se fez essa pergunta em algum momento. Muitas pessoas se lembram com facilidade da infância e da adolescência, porém, a maioria não pode se lembrar daquele instante em que veio ao mundo. Qual seria o motivo? Explicaremos nesse artigo.




1. A neurogênese neural nos primeiros anos de vida


O nascimento não deixa de ser um instante traumático. Chegamos ao mundo com a ajuda de mãos desconhecidas, que nos tiram daquele interior plácido e acolhedor que é o ventre materno. Nunca existirá um lugar onde poderemos estar mais seguros e nos sentir mais queridos do que esse.


Porém, saímos para o mundo externo, cheio de luz, sombras e sons, sem saber muito bem como e por quê. Sem dúvidas sentimos dor. É nesse primeiro momento que choramos, nosso primeiro choro (logo, vem muitos mais, alguns dos quais nunca nos esquecemos).


Mas além de dor, o que mais sentimos no momento do nascimento? Medo? Expectativa? Curiosidade? Não sabemos, são perguntas sem respostas e ninguém, ou quase ninguém, consegue se lembrar desse instante vital.


O motivo para que isso seja assim é a chamada neurogenese neural. Uma palavra complexa para algo realmente fascinante. Antes de nascermos e dias depois de virmos ao mundo, são momentos que marcam o instante em que nosso cérebro experimenta um crescimento neuronal maior.


Alguns neurônios vão se superpondo a outros em um processo intenso e cheio de energia. Pode ser que isso te surpreenda… por que, então, nos esquecemos? A memória e a competência cognitiva normalmente não estão associados aos neurônios? Ter mais neurônios não seria sinônimo de mais memória?


 


No caso dos recém-nascidos não é assim que funciona. Não nos primeiros meses de vida. As memórias não se mantêm porque a neurogenese neural é muito intensa, estruturas se sobrepõem a outras e as memórias não duram porque sempre surgem neurônios novos.


As memórias não são estáveis nesses primeiros instantes de vida devido a esse crescimento contínuo. Quando a criança chega aos cinco ou seis meses o processo se estabiliza, ou seja, continuam a surgir novos neurônios, porém de forma menos intensa.


E a memória então pode se estabilizar ou perdurar. Após os seis ou sete anos o processo começa a se inverter, alguns neurônios já começam a desaparecer. Por isso que o período evolutivo mais intenso para uma criança está entre um e cinco anos. São “esponjas” ávidas por conhecimento, é o momento em que são capazes de aprender vários idiomas ao mesmo tempo. Porém, são incapazes de se lembrar de seus primeiros dias de vida.


2. A importância da linguagem e da memória


bebe-aprende-falar


Segundo médicos e psicólogos podemos nos lembrar apenas daquilo que podemos explicar com palavras. Para fazer um pequeno teste e comprovar isso, tente pensar em qual é a sua primeira lembrança. É possível que seja uma sensação, um cheio e inclusive uma cena: você nos braços de sua mãe, um passeio pelo parque


Nessa época você já estava começando a falar. São muitos os experimentos que se realizaram a esse respeito, demonstrando que, efetivamente, é mais fácil nos lembrarmos daquilo que podemos explicar com palavras.


O cérebro organiza e armazena melhor as coisas no hipocampo, essa estrutura associada à memória. É uma lembrança significativa que pode ser resgatada com palavras, visto que a região linguística está intimamente relacionada com a memória.


Assim, é muito complicado se lembrar de um momento tão intenso como é o próprio nascimento, onde ainda não dispomos de uma linguagem consolidada. Ainda que existam casos isolados de pessoas que conservam pequenos fragmentos de seu nascimento, pequenas sensações… talvez você seja uma dessas pessoas? Então nos conte sua experiência!


The post Por que não conseguimos nos lembrar de nosso nascimento? appeared first on Melhor Com Saude.

8 coisas que prejudicam o sistema imunológico

Nossa saúde está diretamente relacionada com o estado de nosso sistema imunológico, o que quer dizer que quanto mais forte ele estiver, mais resistência teremos aos vírus e diferentes doenças que podem nos acometer.




Quando apresentamos um sistema imunológico frágil, somos mais propensos a sofrer resfriados e outras doenças virais que podem causar muito impacto ao organismo. A maioria dos hábitos que temos diariamente influencia diretamente no estado de nosso sistema imunológico, principalmente quando alcançamos idades mais avançadas.


É por isso que manter hábitos saudáveis é essencial para gozar de uma boa saúde. Nessa ocasião mencionaremos quais hábitos e coisas podem prejudicar nosso sistema imunológico. Confira!


1. Se exceder no consumo de açúcar


Açucar.refinado.efeitos.na_.saude_.2


Consumir açúcar excessivamente pode fazer com que o sistema imunológico perca até 40% de sua capacidade para destruir germes. De acordo com pesquisas, o consumo de açúcar pode afetar o funcionamento do sistema imunológico cinco minutos depois de seu consumo, e durar até cinco horas.


Para que o sistema imunológico funcione bem é importante subministrar uma boa fonte de vitamina C. Quando consumimos açúcar de forma excessiva ele erode a vitamina C presente e destrói a estrutura das células do sistema imunológico.


2. Consumir bebidas alcoólicas


O consumo de bebidas alcoólicas tem uma grande quantidade de impactos negativos na saúde, pois evita que o corpo absorva nutrientes essenciais e como consequência, causa uma deficiência nutricional.


Quando uma pessoa consome álcool em excesso, isso impede que seus glóbulos brancos se multipliquem e que as células ingiram partículas estranhas e gerem fatores de necrose tumoral (proteínas). Quando organismo não produz a quantidade de células suficientes isso causa um sistema imunológico frágil.


3. Alérgenos


Alergias-respiratorias


O sistema imunológico percebe como ameaças, materiais que parecem inofensivos como pó, pólen, fumo, dentre outros. Como consequência, coloca-se em alerta, provocando uma reação alérgica que posteriormente destrói a parede celular e impede invasores externos, fazendo com que o sistema imunológico se torne mais vulnerável.


4. Não dormir o suficiente


A insônia é um dos transtornos que mais afetam às pessoas atualmente. Os múltiplos trabalhos, o estresse, a depressão, dentre outros fatores, podem evitar que a pessoa concilie bem o sono, assim, passa a ser trabalhoso ter um bom descanso.


De acordo com pesquisas realizadas pela Universidade de Chicago, pessoas que dormem quatro ou menos horas por dia só conseguem produzir a metade dos anticorpos que combatem o resfriado, em comparação com pessoas que dormem oito ou mais horas diárias.


5. Estresse


Estresse_doenças


Está comprovado que o estresse influencia negativamente na saúde física e mental. Quando a pessoa está exposta constantemente a situações estressantes, seu sistema imunológico começa a se debilitar, perdendo habilidade para combater infecções, vírus e germes. O que acontece é que o número de glóbulos cai, fazendo com que o sistema imune se fragilize. Isso também acontece com pessoas que passam por uma situação traumática ou por depressão.


6. Utilizar elementos de outras pessoas


Quase sempre os germes e vírus mais comuns se transmitem por compartilhamento de objetos e/ou ferramentas que devem ser mais de uso pessoal. Lamentavelmente quase nunca nos precavemos sobre o caminho que o objeto fez antes de chegar até nossas mãos e o utilizamos sem tomar as medidas preventivas.


Obviamente não devemos nos tornar obsessivos por germes, mas é bom conhecer a procedência do que usamos para evitar contágios por doenças infecciosas.


7. Abusar dos antibióticos


Bacterias


Os antibióticos foram criados com a finalidade de tratar e combater infecções sérias. Costumam ser muito efetivos, mas exceder seu consumo pode fazer com que o organismo crie um mecanismo de resistência aos antibióticos, assim, se torna mais vulnerável a contágios por infecções e doenças.


As pesquisas comprovaram que pessoas que tomam um antibiótico constantemente tem um sistema imunológico mais frágil e adoecem com mais frequência.


8. Sedentarismo


Atualmente o sedentarismo se tornou um dos maiores problemas de saúde do mundo, pessoas sedentárias tendem a sofrer de obesidade, doenças cardiovasculares, sistema imunológico frágil, dentre outros. Quando uma pessoa não pratica atividade física, tem uma má alimentação e é pouco ativa durante o dia, tende a acumular toxinas e estresse, sendo mais propensas ao contágio de doenças e/ou infecções. É recomendável fazer pelo menos trinta minutos de exercícios diários, manter uma dieta saudável, tomar água e praticar atividades que dão prazer e evitam o estresse.


The post 8 coisas que prejudicam o sistema imunológico appeared first on Melhor Com Saude.

Alimentos que nos ajudam a limpar mucosidades

As mucosidades são um tipo de problema muito comum. Um simples resfriado, a sinusite e, inclusive, a asma fazem com que nossas vias respiratórias sejam bloqueadas, tornando a respiração difícil e causando grande mal-estar. Como evitar isso? Existem diferentes alimentos que servirão de grande ajuda. Leia mais e conheça-os.




Diminua o excesso de muco consumindo os seguintes alimentos


sinusite5


Mas, o que é realmente a mucosidade? E por que nos acomete? Bem, em primeiro lugar é preciso saber que o muco fluido e espesso é secretado por várias células de nosso corpo, como resposta a uma infecção ou a um vírus.


O problema surge quando o muco é muito espesso, quando é excessivo e não pode ser eliminado com facilidade. E ainda há mais, se a mucosidade é escura ou amarelada é sintoma de uma infecção.


Alergias, resfriados… são situações nas quais é habitual a formação de mucosidade. Se não podemos eliminá-la ela pode obstruir as vias respiratórias ou inclusive ser armazenada nos pulmões ou nos seios nasais, dando origem à dolorosa sinusite. É preciso ir com cuidado.


É importante saber que existem muitos alimentos que podem nos ajudar a aliviar essa presença, a infecção e o excesso de mucosidade. Lembre-se que a alimentação desempenha um papel importante na hora de melhorar nosso estado. Anote:


1. O gengibre e o limão


cha-gengibre-nerdling


Ricos em antioxidantes, fonte natural de vitamina C e, o que é mais importante, atuam como antibióticos naturais capazes de limpar nosso organismo de tóxicos, vírus e bactérias. São excelentes. Atuam também como protetores celulares, evitando a acumulação de mucosidades.


Não deixe de preparar uma infusão com os dois ingredientes e tomar duas vezes por dia, uma pela manhã e outra a tarde. Primeiro, faça a decocção do gengibre para depois adicionar o suco de meio limão, você verá como o organismo reage bem.


2. As propriedades curativas do abacaxi


suco-de-abacaxi


Diz-se que o abacaxi é um dos melhores aliados dos asmáticos. Todas as suas propriedades estão ligadas à bromelaína, uma enzima proteolítica que consegue aliviar a bronquite e a pneumonia.


Ao tomarmos um copo de suco natural de abacaxi fresco conseguiremos um bom anti-inflamatório, ideal para os pulmões e para aliviar a asma. Conseguiremos respirar muito melhor e diminuiremos toda a inflamação das vias respiratórias. Não duvide, o abacaxi é uma maravilha terapêutica.


3. O remédio das toranjas e da melancia


melancia-e-toranja


O caso das toranjas é muito especial e precisamos considerá-la. Consumir pelo menos uma toranja por dia já fará muito por nossa saúde, pois ela tem a capacidade de reduzir o sal do organismo e eliminar a mucosidade e o inchaço através de nossas vias respiratórias.


Atua como um grande anti-inflamatório natural. Uma curiosidade a destacar é que uma forma muito agradável de preparar um remédio simples para acabar com a mucosidade é misturando o suco fresco de melancia com suco de toranja. Essa mistura eliminará toxinas e atuará como solvente da mucosidade.


4. Os sucos da laranja e do quiuí


laranjas_kiwis


Um suco medicinal ideal para as manhãs. Uma injeção natural de vitamina C e de antioxidantes que não devemos recusar. As laranjas combinadas com os quiuís atuam como guerreiras contra a mucosidade, eliminando toxinas e diminuindo inflamações. Vale a pena provar.


5. Os melhores vegetais que não podem te faltar


sopa-verduras-quinoa


Tome nota dos vegetais que não devem faltar em sua alimentação sempre que sofrer com a produção de muco: alho, salsão, cebola, aspargo e couve-flor. Consumo-os sempre frescos, visto que com eles conseguirá uma defesa maravilhosa contra qualquer doença infecciosa.


Se você, por exemplo, preparar uma sopa com esses vegetais, conseguirá dissolver a mucosidade e dissolvê-la. Eles impulsionam a imunidade, logo, não devem faltar em sua alimentação. Também são excelentes antibióticos naturais.


6. As melhores ervas medicinais


menta-james-jardine


Nos desobstruem, abrem nossas vias respiratórias, atuam como antibióticos naturais e são um grande recurso da medicina natural, que nos serve de grande ajuda. Se preparar infusões com elas obterá uma grande ajuda, também pode adicioná-las às suas refeições ou em saladas, já que ajudam a conservar suas propriedades. Quer saber quais ervas te ajudarão a eliminar a mucosidade? Anote: menta, eucalipto, tomilho e alecrim.


Elas conseguem diminuir inflamações e também são adequadas para crianças. É possível encontrá-las em lojas de produtos naturais e feiras. Utilize-as e não se arrependerá.


Alimentos que deve evitar quando desenvolverem mucosidades


Lacteos


É preciso ir com cuidado. Existe determinados alimentos que podem agravar mais a situação do muco. Em certas ocasiões não sabemos que alimentos são esses e sem querer pioramos ainda mais o quadro. Assim, vale a pena anotar. Evite os seguintes alimentos:


  • Os lácteos, como o leite, os iogurtes, os cremes, os sorvetes…

  • Os alimentos de origem animal, como as carnes. É habitual que esse tipo de alimento aumente ainda mais a mucosidade em nosso organismo, inclusive a conhecida mucosidade gástrica.

  • Gorduras e óleos: a manteiga e a margarina são dois grandes facilitadores da produção de muco, evite-as. Sempre será melhor, por exemplo, usar o azeite de oliva.

The post Alimentos que nos ajudam a limpar mucosidades appeared first on Melhor Com Saude.

Os 12 melhores laxantes naturais

A prisão de ventre é um problema muito comum e irritante que se desenvolve devido aos maus hábitos, à má alimentação, alguns medicamentos e problemas relacionados com o sistema digestivo. A maioria das pessoas está exposta a sofrer de prisão de ventre em qualquer momento, inclusive muitas podem sofrer constantemente com esse problema. Por sorte, existem vários aliados naturais que funcionam como laxantes que podem nos ajudar a resolver esse problema de forma rápida e simples.





Banana


A banana é um grande aliado para regular as funções digestivas e aliviar a prisão de ventre graças ao seu teor de fibra. Comer uma banana ao dia ajudará a restaurar os valiosos eletrólitos que o trato intestinal tanto necessita. 


Vinagre de maçã


Vinagre-de-maçã


O vinagre de maçã contém ácido málico, cálcio, pectina e ácido acético, os quais estimulam os intestinos, facilitando assim seus movimentos e funções. Recomenda-se adicionar três colheres de vinagre de maçã a um copo com água e beber pela manhã.


Ameixas


As ameias são uma fonte rica de antioxidantes,vitamina A, potássio e fibra dietética. Popularmente são conhecidas como o “laxante da natureza” já que oferecem bactérias benéficas aos intestinos e, estimulam assim, seu movimento para uma melhor digestão.


Aloe vera


Aloe-vera


A aloe vera é conhecida por todo o mundo devido, pois possui muitos benefícios a saúde, seja de forma externa ou interna.  O gel da aloe vera é composto por 99% de água e o 1% restante contém, pelo menos, 75 nutrientes conhecidos, entre eles: vitaminas, minerais, aminoácidos, entre outros.


Beber suco de aloe vera diariamente é ideal para combater a prisão de ventre. Para fazer esse suco, basta bater o gel com água e mel no liquidificador, ou acrescentar um pouco do gel à um suco natural de sua preferência.


Frutos secos


O conjunto de frutos secos são uma grande fonte de fibra e óleos que convertem esses alimentos em laxantes naturais. Acrescentar esses tipos de alimentos em sua dieta é ideal para manter o bom funcionamento do intestino e evitar prisão de ventre.


Chá verde


cha-verde


O chá verde contém muitas propriedades que são benéficas à saúde. Dentre todos seus benefícios está a função de laxante natural, já que promove bactérias benéficas aos intestinos, ajudando assim  a regular seu funcionamento e, consequentemente, ter uma boa digestão. Para curar a prisão de ventre recomenda-se tomar uma xícara de chá verde antes de dormir e, na manhã seguinte, começará a surtir efeito.  


Não se deve exceder no consumo do chá verde, já que pode causar efeitos secundários ao organismo, principalmente problemas no aparelho digestivo.


Água


A água pode se tornar um dos laxantes mais poderosos quando ingere em grande quantidade durante o dia. A água amolece as fezes, facilitando assim a evacuação, e também estimula o peristaltismo intestinal. Recomenda-se tomar pelo menos 8 copos de água ao dia e que, de preferência, seja consumida a maior parte no período da manhã.


Óleo de coco


oleo-de-coco


Tomar óleo de coco ajuda a melhorar a digestão e o funcionamento do intestino. Suas propriedades funcionam como um calmante para a dor e a irritação causadas pelas hemorroidas. Além disso, reduz a inflamação e estimula o funcionamento do sistema digestivo.


Cereais integrais


A fibra é um alimento que ajuda a limpar o intestino e estimula seu funcionamento. Os cereais integrais são uma fonte rica em fibra e, por isso, incluí-los na sua dieta é ideal para combater os problemas de prisão de ventre de maneira natural e saudável.


Legumes


Da mesma forma que os cereais e as frutas, os legumes possuem alto teor de fibras, que ajudam a melhorar o funcionamento do sistema digestivo. Incluir legumes a sua dieta pode ter efeito laxante, ideal para combater a prisão de ventre. Entretanto, se você sofre de colite, recomenda-se visitar seu médico antes de incluir tais alimentos em sua dieta, já que pode causar efeitos negativos aos intestinos.


Kiwi


kiwi


O kiwi é um grande estimulante para o movimento intestinal e favorece seu funcionamento. Para combater a prisão de ventre recomenda-se comer dois kiwis pela manhã durante uma semana, e em pouco tempo você verá os resultados.


Pimenta caiena


A pimenta de caiena tem propriedades que estimulam o trato digestivo, aumentando a produção de enzimas e suco gástrico.Inclui-la em sua dieta é ideal para combater a prisão de ventre e manter uma boa função do aparelho digestivo. 


The post Os 12 melhores laxantes naturais appeared first on Melhor Com Saude.

Causas e remédios para os pés de galinha

Os pés de galinha são essas rugas que aparecem na parte extrema de nossos olhos, as quais ficam mais visíveis quando fechamos os olhos ou sorrimos. Mas como elas surgem? Como podemos evitá-las ou escondê-las?





Neste artigo damos essas respostas, à partir de tratamentos e remédios naturais que te ajudarão a cuidar de tua saúde por dentro, o que irá refletir na sua beleza externa, evitando assim o aparecimento dessas rugas que envelhecem muito nosso rosto.


A tensão ocular


Um dos motivos pelos quais essas rugas aparecem e, geralmente, se agravam é a tensão que exercemos em toda a região dos olhos. Se prestarmos atenção, quando não vemos muito bem temos a tendência a apertar os olhos, um gesto que ajuda ligeiramente a vermos melhor, mas que contribui com a aparição das rugas. É muito comum que o façamos quando começamos a sofrer com miopia ou vista cansada e evitamos ir ao oftalmologista ou a usar óculos. Por isso, recomendamos tratar os problemas de visão e, paralelamente, realizar exercícios de relaxamento ocular, uma vez que realizamos esses gestos de apertar os olhos muitas vezes sem percebermos. Mas como relaxar nossos olhos?


Várias vezes ao dia você pode molhar os olhos com água fria,o que melhorará, imediatamente, a circulação sanguínea nessa zona.


Realize, diariamente, uma suave massagem ao redor dos olhos. Comece pela parte interna superior das sobrancelhas, pressionando e fazendo pequenos círculos, quase imperceptíveis, e continue com esse movimento até a parte externa da sobrancelha. Depois,  desça e continue realizando o movimento até fazer o contorno das das sobrancelhas e voltar ao ponto inicial.


Ao longo do dia, principalmente quando estiver muito tempo em frente ao computador ou quando fixe algo por muito tempo, realize o palmeo, uma técnica de relaxamento ocular que consiste em esfregar as mãos esquentando-as e, em seguida, coloque-as sobre os olhos fechados por alguns minutos. Note como os olhos estarão relaxados e, quando voltar a abri-los, sua visão estará melhor, ou seja, mais clara e nítida.


Finalmente, o último exercício consiste em fechar os olhos com força e, em seguida, relaxá-los, de maneira suave e respirando profundamente.


skin treatment applying


O fígado debilitado


A segunda causa da aparição dos pés de galinha é quando o fígado encontra-se debilitado. Mas o que causa essa debilidade?


  • Uma má alimentação, rica em gorduras não saudáveis, alimentos refinados,conservantes, etc.

  • Hábitos tóxicos como o consumo de tabaco e álcool.

  • Emoções negativas como,por exemplo, a ira.

Como tratar o fígado debilitado?


  • Opte por uma alimentação rica em frutas e verduras,cereais integrais,legumes, frutos secos e sementes.

  • Tome infusões de cardo mariano, boldo, dente-de-leão ou alcachofra.

  • Realize atividades ou terapias que contribuam para um equilíbrio emocional.

  • Antes de dormir, coloque uma bolsa de água quente sobre as costelas do lado direito, o que ajudará a equilibrar o fígado.

dente de leão


A falta de silício


À partir dos 40, nosso organismo perde cada vez mais quantidade de silício, um mineral imprescindível para a formação de nosso tecido cutâneo, cabelo, unhas, ossos, etc. É por isso que recomenda-se tomar um suplemento de silício orgânico líquido, que é a forma com que ele é mais assimilado pelo organismo.


Também podemos tomar infusões de cavalinha,uma planta medicinal muito rica neste mineral que, além de tudo, evita a retenção de líquidos e repõe os minerais.


O cuidado com o contorno dos olhos


Finalmente, e não menos importante, vem o tratamento da pele com produtos suaves e naturais, melhor ainda se forem ecológicos. Além do produtos naturais pode-se utilizar também alguns remédios caseiros muito econômicos. Por ser uma região muito delicada, aconselhamos aplicar diariamente os cremes, pela manhã e pela noite: óleo de rosa mosqueta e óleo de argan, ideais para peles secas ou com rugas. Assim que escolhido o óleo, pode-se,em pouca quantidade, acrescentar algumas gotas de óleo de gerânio, o que ajudará na regeneração da pele.


 oleo vegetal


Além de nutrir profundamente o contorno dos olhos, pode-se aplicar um dos três remédios para relaxar a zona ocular:


  • Rodelas de pepino fresco

  • Rodelas de batata crua

  • Bolsas de camomila que tenham sido utilizadas e, posteriormente, conservadas no congelador.

 


Imágens por cortesía de MyTudut, nothingtosay e veganbakingnet.


The post Causas e remédios para os pés de galinha appeared first on Melhor Com Saude.

Como controlar o colesterol alto naturalmente?

O colesterol é uma gordura ou também chamado lipídio, que se encontra de forma natural em nosso corpo, já que o nosso organismo precisa de colesterol para realizar muitas das suas funções vitais adequadamente. Essa substância está presente no cérebro, fígado, nervos, sangue e bílis, tanto das pessoas quanto dos animais, motivo pelo qual os especialistas recomendam evitar o consumo de alimentos de origem animal quando a pessoa necessita baixar o seus níveis de colesterol. 





O nosso fígado gera a maior parte do colesterol, enquanto a outra parte é ingerida através da dieta. O colesterol de lipoproteínas de baixa densidade, é o que conhecemos como colesterol ruim LDL, o qual é responsável de obstruir as nossas artérias, pois é depositado nas paredes arteriais, provocando sérios problemas cardiovasculares e outras doenças. O colesterol que o nosso organismo precisa é conhecido como colesterol bom HDL, que é de lipoproteínas de alta densidade, o qual ajuda a devolver o colesterol ruim que obstrui as nossas artérias para o fígado para que dessa forma seja eliminado.


Embora o colesterol possa ser originado por diferentes transtornos ou fatores genéticos, na maioria das pessoas costuma aumentar devido a uma má alimentação e um estilo de vida sedentário. É por esse motivo que para prevenir e controlar o colesterol alto, é importante mudar alguns hábitos de vida e alimentares.


Alimentos para controlar o colesterol alto


Como foi dito anteriormente, a alimentação tem um papel muito importante na prevenção e controle do colesterol alto, pois uma alimentação saudável pode nos ajudar a eliminar o colesterol ruim LDL, aumentando os níveis de colesterol bom HDL. A seguir contaremos os melhores alimentos para controlar o colesterol.


Fibra


Fibras_Aveia


O consumo de fibras vegetais, especialmente a fibra solúvel, é fundamental para controlar o colesterol alto, já que ela se une às gorduras e provoca a sua eliminação através das fezes. Este tipo de fibras estão presentes nos alimentos como os legumes, aveia, cevada e frutas como a maçã. O mais recomendado para reduzir o colesterol são o farelo de aveia e o arroz integral.


Peixe


Os especialistas recomendam comer peixe pelo menos duas vezes por semana, pois é um alimento rico em ácido graxos ômega-3, que é a chave para dissolver o colesterol ruim e os triglicerídeos no sangue. Obviamente existem alimentos com ácidos graxos ômega-3, mas o peixe é uma das fontes mais ricas. Recomenda-se o salmão, o atum, a cavala, as sardinhas, o arenque e a truta.


Azeite de oliva


Azeite_de_oliva


O azeite de oliva pode ajudar a dissolver o colesterol ruim LDL, sem modificar os níveis de colesterol bom HDL. Os especialistas recomendam consumir duas colheres de azeite de oliva diariamente. 


Sucos de frutas e vegetais


Os sucos naturais de frutas e vegetais no lanche da manhã e no lanche da tarde, também podem ajudar a baixar os níveis de colesterol ruim. Pode-se preparar com verduras e frutas, somente com frutas ou como você preferir. O importante é consumi-los fresco e de preferência sem açúcar e adoçantes.


Proteína de soja


A Consumer Reports diz que se consumirmos 25 gramas de proteína de soja diariamente, é possível baixar o colesterol até em 10%. Esta porção seria equivalente a duas ou três porções de alimentos como leite de soja, soja e tofu. 


Frutos secos e grãos integrais


Frutos_secos


Os frutos secos e grãos integrais têm um ingrediente que inibe a absorção de colesterol da comida. É recomendável consumir diariamente 3 porções do equivalente a uma grama.


Hábitos saudáveis para controlar o colesterol alto


Os hábitos também são muito importantes na hora de controlar e prevenir o colesterol ruim. Tendo um estilo de vida saudável, você não irá somente evitar o colesterol ruim, como que também terá uma qualidade de vida melhor.


Abandone o cigarro


O consumo de tabaco diminui os níveis de colesterol bom HDL, aumentando o risco de formar coágulos no sangue. Os fumantes costumam apresentar problemas graves como a aterosclerose, ataque cardíaco e acidente cerebrovascular.


Evite o consumo excessivo de álcool


bebida_alcoolica


O excesso de álcool aumenta o nível do triglicerídeos no sangue e faz o consumidor uma pessoa mais propensa a sofrer de doenças cardiovasculares. Aquelas pessoas que bebem moderadamente têm menor risco de sofrer estes problemas.


Faça exercícios


Praticar atividade física regularmente ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom HDL, enquanto favorece a eliminação do colesterol ruim LDL. Os especialistas recomendam fazer pelo menos 30 minutos por dia de exercícios, 5 dias da semana. É claro que as pessoas que têm uma rotina de exercícios de mais tempo obterão mais benefícios.


Eliminar o fast food


O consumo de todo tipo de fast food aumenta inevitavelmente os níveis de colesterol ruim no sangue. Evitar o consumo de batatas fritas, hambúrgueres, frituras, alimentos fritos, salgados com recheios, empanados, embutidos, carnes gordurosas, óleos, ou qualquer alimento com alto teor de gorduras saturadas e “trans”.


The post Como controlar o colesterol alto naturalmente? appeared first on Melhor Com Saude.

Ervas medicinais para a correta circulação das pernas

Pernas cansadas? Você chega em casa com uma dolorosa pressão nas pernas e não sabe o que fazer? Isso se trata de uma realidade muito comum que afeta grande parte da população. Câimbras, sensação de formigamento, dormência…todo isso esta associado a uma má irrigação sanguínea, que favorece assim esses sintomas. Uma forma de solucionar esses problemas consiste em utilizar alguns remédios naturais simples, como as ervas medicinais. Te convidamos a conhecer um pouco mais sobre o assunto.





Infusões curativas para melhorar a circulação das pernas


pernas cansadas 2


Já sabemos que se a o sangue não chega adequadamente a todos os órgãos, sistemas e células de nosso corpo, não teremos uma saúde adequada. É assim com as vitaminas e minerais, por exemplo, nutrem nossos ossos, nosso cabelo, nossas unhas e também músculos e as articulações de nossas pernas.


Os problemas de circulação se devem, basicamente, a um estilo de vida nada adequado, onde há falhas na alimentação, falta de exercícios adequados, etc. O fator genético também pesa muito, além das mudanças hormonais e do estresse. Nossos vasos sanguíneos deixam de ser elásticos e a gordura tende a acumular-se impedindo o trânsito correto o sangue, originando, assim, uma sensação de pernas pesadas, inchaços e as habituais varizes. Mas, felizmente, com um pouco de esforço, uma dieta correta e exercícios, podemos melhorar essa situação. E, sem dúvidas, um complemento ideal para conseguir são as ervas medicinais. Assim, o que acham de conhecer algumas infusões que podem ajudá-los a melhorar  circulação das pernas?


 1. Dente-de-leão


Excelente infusão curativa. Você já o incluiu em sua dieta? Pois faça isso. O dente-de-leão é muito rico em taninos e propriedades calmantes, maravilhoso para melhorar problemas periféricos como a má circulação das pernas. O ideal seria tomar entre uma e duas xícaras ao dia (no café da manhã e no meio da tarde). Para preparar a infusão, é importante buscar as flores. Você pode encontrar infusões já prontas para serem consumidas, em lojas de produtos naturais. É muito simples fazer a infusão: nada mais a fazer do que ferver uma xícara de água com uma colherzinha de dente-de-leão e deixar repousar por cinco minutos. Além disso, também pode-se fazer banhos relaxantes com esta planta. Ou seja, da mesma forma que se faria a infusão para beber, e também se pode umedecer uma toalha e esfregar nas pernas.


2. Alecrim


mensagem nas pernas


Planta aromática que normalmente usamos como condimento para carnes e arroz. Mas, sabia que é uma excelente planta para melhorar a circulação sanguínea?É utilizada também para realizar tônicos e massagens, pois atua aliviando dores e a sensação de cansaço. Recomendamos uma infusão ao dia, pela manhã. Não é preciso mais que dois ramos e deixar que repousem uns dez minutos em água fervente. Coe e inclua um pouco de mel de abelha para melhorar o sabor.


3. Cavalinha


Não será difícil encontrar essa infusão. Está na moda e têm muitas aplicações para a saúde. Você pode comprá-la nas grandes lojas de produtos naturais especializadas. É ideal para reduzir o colesterol, evita o endurecimento das artérias e favorece  a circulação do sangue. Basta tomar uma xícara depois da sua principal comida, seja o café da manhã, almoço ou janta. O importante é ser contante e toma-lo uma vez ao dia, não esqueças. Você verá que pouco a pouco suas pernas estarão muito mais descansadas e sentirás menos pressão.


4. Espinheiro alvar


espinheiro alvar


É considerada a planta do coração por excelência. É magnífica para tratar os transtornos cardíacos e para melhorar a circulação coronária. Pode encontrá-la em farmácias ou em lojas de produtos naturais. Elá é muito conhecida, assim como seus efeitos. Melhora a circulação, regula as possíveis arritmias que se pode ter, assim como as taquicardias. Mas, como tomá-la? É muito fácil, basta tomar depois de sua principal refeição. Ferva uma xícara de água com uma colherzinha de espinheiro, deixe repousar por cinco minutos,filtre e beba pouco a pouco. Você se sentirá muito bem.


5. Folhas de oliva


Você conhecia esse remédio? É uma receita muito antiga para melhorar a circulação das pernas. As folhas de oliva têm um efeito hipotensor, devido sua atividade como vasodilatador periférico e diurético. Geralmente é utilizada para baixar a tensão, prevenir anginas do peito e arritmias cardíacas. Se combinado,por exemplo, com o espinheiro alva, seu efeito será magnífico. Para a infusão, basta ferver duas folhas de oliva com uma xícara de água. Deixe repousar por cinco minutos e tome juntamente com uma colher de mel. É um remédio herdado de nossos avós!


6. Gilbardeira


infusão de melissa


Você a conhece? Trata-se de um potente tônico venoso muito conhecido. Para encontrá-la é preciso ir a farmácias homeopáticas ou a herbários onde seja seguro a procedência. É muito efetivo e é utilizado, entre outras coisas, para prevenir a aparição das varizes. hemorroidas, pernas cansadas, inchaço de pernas e tornozelos…é simplesmente excelente. Para se prevenir utilizando-a, basta tomar até duas xícaras ao dia da infusão da planta seca, fervida com uma colherzinha da mesma. Indicamos ainda que você pode encontrá-la tanto em pastilhas quanto na forma de creme, para que possas realizar massagens com ela, uma vez que, já como foi dito, é muito adequada para tratar as pernas cansadas.


The post Ervas medicinais para a correta circulação das pernas appeared first on Melhor Com Saude.