Pernas cansadas? Você chega em casa com uma dolorosa pressão nas pernas e não sabe o que fazer? Isso se trata de uma realidade muito comum que afeta grande parte da população. Câimbras, sensação de formigamento, dormência…todo isso esta associado a uma má irrigação sanguínea, que favorece assim esses sintomas. Uma forma de solucionar esses problemas consiste em utilizar alguns remédios naturais simples, como as ervas medicinais. Te convidamos a conhecer um pouco mais sobre o assunto.
Infusões curativas para melhorar a circulação das pernas
Já sabemos que se a o sangue não chega adequadamente a todos os órgãos, sistemas e células de nosso corpo, não teremos uma saúde adequada. É assim com as vitaminas e minerais, por exemplo, nutrem nossos ossos, nosso cabelo, nossas unhas e também músculos e as articulações de nossas pernas.
Os problemas de circulação se devem, basicamente, a um estilo de vida nada adequado, onde há falhas na alimentação, falta de exercícios adequados, etc. O fator genético também pesa muito, além das mudanças hormonais e do estresse. Nossos vasos sanguíneos deixam de ser elásticos e a gordura tende a acumular-se impedindo o trânsito correto o sangue, originando, assim, uma sensação de pernas pesadas, inchaços e as habituais varizes. Mas, felizmente, com um pouco de esforço, uma dieta correta e exercícios, podemos melhorar essa situação. E, sem dúvidas, um complemento ideal para conseguir são as ervas medicinais. Assim, o que acham de conhecer algumas infusões que podem ajudá-los a melhorar circulação das pernas?
1. Dente-de-leão
Excelente infusão curativa. Você já o incluiu em sua dieta? Pois faça isso. O dente-de-leão é muito rico em taninos e propriedades calmantes, maravilhoso para melhorar problemas periféricos como a má circulação das pernas. O ideal seria tomar entre uma e duas xícaras ao dia (no café da manhã e no meio da tarde). Para preparar a infusão, é importante buscar as flores. Você pode encontrar infusões já prontas para serem consumidas, em lojas de produtos naturais. É muito simples fazer a infusão: nada mais a fazer do que ferver uma xícara de água com uma colherzinha de dente-de-leão e deixar repousar por cinco minutos. Além disso, também pode-se fazer banhos relaxantes com esta planta. Ou seja, da mesma forma que se faria a infusão para beber, e também se pode umedecer uma toalha e esfregar nas pernas.
2. Alecrim
Planta aromática que normalmente usamos como condimento para carnes e arroz. Mas, sabia que é uma excelente planta para melhorar a circulação sanguínea?É utilizada também para realizar tônicos e massagens, pois atua aliviando dores e a sensação de cansaço. Recomendamos uma infusão ao dia, pela manhã. Não é preciso mais que dois ramos e deixar que repousem uns dez minutos em água fervente. Coe e inclua um pouco de mel de abelha para melhorar o sabor.
3. Cavalinha
Não será difícil encontrar essa infusão. Está na moda e têm muitas aplicações para a saúde. Você pode comprá-la nas grandes lojas de produtos naturais especializadas. É ideal para reduzir o colesterol, evita o endurecimento das artérias e favorece a circulação do sangue. Basta tomar uma xícara depois da sua principal comida, seja o café da manhã, almoço ou janta. O importante é ser contante e toma-lo uma vez ao dia, não esqueças. Você verá que pouco a pouco suas pernas estarão muito mais descansadas e sentirás menos pressão.
4. Espinheiro alvar
É considerada a planta do coração por excelência. É magnífica para tratar os transtornos cardíacos e para melhorar a circulação coronária. Pode encontrá-la em farmácias ou em lojas de produtos naturais. Elá é muito conhecida, assim como seus efeitos. Melhora a circulação, regula as possíveis arritmias que se pode ter, assim como as taquicardias. Mas, como tomá-la? É muito fácil, basta tomar depois de sua principal refeição. Ferva uma xícara de água com uma colherzinha de espinheiro, deixe repousar por cinco minutos,filtre e beba pouco a pouco. Você se sentirá muito bem.
5. Folhas de oliva
Você conhecia esse remédio? É uma receita muito antiga para melhorar a circulação das pernas. As folhas de oliva têm um efeito hipotensor, devido sua atividade como vasodilatador periférico e diurético. Geralmente é utilizada para baixar a tensão, prevenir anginas do peito e arritmias cardíacas. Se combinado,por exemplo, com o espinheiro alva, seu efeito será magnífico. Para a infusão, basta ferver duas folhas de oliva com uma xícara de água. Deixe repousar por cinco minutos e tome juntamente com uma colher de mel. É um remédio herdado de nossos avós!
6. Gilbardeira
Você a conhece? Trata-se de um potente tônico venoso muito conhecido. Para encontrá-la é preciso ir a farmácias homeopáticas ou a herbários onde seja seguro a procedência. É muito efetivo e é utilizado, entre outras coisas, para prevenir a aparição das varizes. hemorroidas, pernas cansadas, inchaço de pernas e tornozelos…é simplesmente excelente. Para se prevenir utilizando-a, basta tomar até duas xícaras ao dia da infusão da planta seca, fervida com uma colherzinha da mesma. Indicamos ainda que você pode encontrá-la tanto em pastilhas quanto na forma de creme, para que possas realizar massagens com ela, uma vez que, já como foi dito, é muito adequada para tratar as pernas cansadas.
The post Ervas medicinais para a correta circulação das pernas appeared first on Melhor Com Saude.
Sem comentários:
Enviar um comentário