Receita de Halloween para toda a família


 


 


Chegou o dia de Halloween, deixe-se inspirar por ele.


Batido de Sangue Vampiresco


2 iogurtes naturais magros
1 pacote de morangos (ou amoras) congelados
cubos de gelo
sorvete de morango light


 


Como fazer:
1 – Mistura os iogurtes e os morangos na batedeira.
2 – Coloca tudo em copos
3 – Colocar cima uma colher de sorvete em cada

Pratos malandros para saciar


Sabia que se a água for utilizada na confecção dos alimentos não só se consegue um interessante poder saciante como também a subsequente ingestão calórica tende a ser menor?


Explore as técnicas culinárias que privilegiam a adição de água e a redução de gordura adicionada – como os cozidos, guisados, ensopados, jardineiras e caldeiradas – conseguindo uma alimentação saudável e com elevado poder saciante.


Para a confecção de uma refeição com elevado poder saciante e pouco densa caloricamente, não importa apenas escolher com pormenor os alimentos que a devem compor (e neste caso salientam-se os alimentos mais ricos em água e fibra alimentar e com menor teor de gordura – como os legumes, leguminosas e fruta), como também interessa conhecer e explorar os métodos culinários que potenciam estas características.


A considerar:
• A água utilizada directamente na cozedura dos alimentos e que está no molho dos alimentos cozinhados (ou em sopa) tem um efeito saciante comprovadamente superior à mesma quantidade de água mas consumida como uma bebida a acompanhar a refeição.
• Não existe evidência científica que beber mais ou menos água antes durante ou após uma refeição tenha um efeito na ingestão de calorias nessa refeição ou na refeição seguinte (ou no controlo do peso).
• Reserve 2 ou 3 refeições semanais para confeccionar caldeiradas, jardineiras e/ou ensopados. Estas são algumas das melhores técnicas culinárias para promover a saciedade e reduzir a ingestão calórica.
• Quando decidir confeccionar arroz ou massa, opte por lhes adicionar um pouco mais água que o habitual e também bastantes legumes (por si só ricos em água), conseguindo os chamados “pratos malandros”, com elevado poder saciante.
• Utilize panelas, tachos e frigideiras anti-aderentes para cozinhar as suas refeições com pouca ou nenhuma em gordura adicionada. Na maioria dos casos, a própria gordura dos alimentos é suficiente para conseguir um paladar saboroso. E se assim não for, pode sempre recorrer às ervas aromáticas e especiarias.

10 verdades sobre os seios que você não sabia

Não há dúvidas de que os seios são uma das partes mais atrativas e bonitas da mulher, além disso são essenciais para o momento de amamentar. É claro que os seios da mulher tem um claro componente sexual que são fonte de atração e prazer para os humanos. Levando em conta a sua atração e beleza na mulher, muitas pesquisas focaram neste tema, não somente no âmbito da saúde, mas também no prazer e no desejo que provocam.





Sejam seios grandes ou pequenos, tem algumas coisas que talvez você não saiba sobre eles e que possam ser muito interessantes. A seguir te contaremos as 10 verdades sobre os seios que talvez você não saiba, e que estão comprovadas cientificamente.


1. O seio esquerdo é maior que o direito


Certamente você já notou que tem um peito maior que o outro e, inclusive, tenha percebido isso como uma anormalidade. Não se preocupe mais com isso, pois está comprovado que não existe uma simetria perfeita no tamanho dos seios, e nem no corpo em geral, e segundo um estudo da revista Annals of Plastic Surgery, a maioria das mulheres costuma ter o seio esquerdo maior que o direito.


2. Os seios podem provocar um orgasmo


os seios podem provocar orgasmo


Os seios são uma das partes mais sensíveis da mulher, sendo uma região erógena muito poderosa que dá prazer tanto a mulher como ao homem. Os estudiosos determinaram que algumas mulheres podem chegar a ter um orgasmo somente com o estímulo manual dos seios e mamilos.


3. Qual é o peso dos seios da mulher?


Por razões óbvias o peso dos seios na mulher varia de acordo com seu tamanho. Entretanto os estudiosos revelaram que em média o seio pesa aproximadamente 0,5 kg, portanto conclui-se que constitui somente 1% do peso da mulher.


4. As mulheres com implantes nos seios são três vezes mais propensas a se suicidar


baixa auto estima _mulher


Ainda que a cirurgia de aumento de seio continua sendo uns dos procedimentos estéticos mais realizados no mundo, um estudo realizado pela Universidade Laval de Quebec, Canadá, revelou que a taxa de suicídio é 73% mais alta nas mulheres com implantes mamários.


Esse número parece ser um pouco irônico para o objetivo deste procedimento, já que se supõe que a ideia é aumentar a autoestima da mulher, gerar mais confiança e segurança em si própria. Entretanto, a depressão, a falta de autoestima, não ver os resultados esperados, receber críticas sociais, entre outros fatores, podem estar relacionados com a decisão de tirar a própria vida.


5. O tamanho não é um problema na hora de amamentar.


Não existe nenhuma relação entre o tamanho dos seios e a capacidade de amamentar. Os seios maiores apenas têm maior capacidade de tecido adiposo, independentemente das suas glândulas mamárias. É por isso que o tamanho não tem nada a ver com a quantidade de leite que podem produzir.


6. Podem variar de tamanho


Seios


É  normal perceber que os seios estão um pouco inflamados ou pouco maior que do que o normal. Geralmente isso se apresenta durante a síndrome pré-menstrual, já que ocorre uma explosão de hormônios, progesterona e prolactina, os quais influenciam na inflamação.


7. Fumar provoca a queda dos seios


Todas químicas e compostos tóxicos do cigarro, quebram a elastina da pele e como consequência não só acelera o processo de envelhecimento da pele, como também perde a firmeza dos seios.


8. Os seios engordam


Durante a adolescência a e juventude, os seios são compostos por glândulas mamárias, gordura e colágeno, o qual faz com que os seios sejam mais firmes. Entretanto com o passar dos anos, isso vai reduzindo e se substitui por gordura. Em geral as mulheres que sobem de peso, também aumentam o tamanho dos seios, mesmo que não em todos casos.


9. Acariciar e apertar os seios podem prevenir o câncer de mama


câncer de mama


Aparentemente acariciar e apertar os seios não somente estimula sexualmente e provoca prazer, como também pode prevenir o câncer de mama. É o que sugerem as pesquisas realizadas pela Universidade de Berkeley e o Laboratório Nacional de Lawrence Berkeley, onde dizem que aparentemente as forças mecânicas e a pressão física aplicadas nos seios, podem prevenir que as células de controle se tornem malignas.


10. É a primeira coisa que os homens olham em uma mulher


É normal que ao sair na rua ou falar com alguém você perceba que disfarçadamente estão olhando para os seus seios. Diferentes pesquisas determinaram que isso é o primeiro que olham os homens em uma mulher, além disso é o que mais contemplam quando estão na frente delas.


Determinou-se que a maioria os preferem grande, mas independentemente do seu tamanho ou forma, são o seu ponto fraco.


The post 10 verdades sobre os seios que você não sabia appeared first on Melhor Com Saude.

Menopausa: reduza seus sintomas naturalmente

Se você é uma mulher entre 45 e 55 anos, que está bem perto ou vive atualmente na menopausa, é possível que você se surpreenda ao saber que a menopausa na realidade dura, tecnicamente, somente um dia, o dia que seus períodos menstruais cessam é quando se considera que a menopausa passou, quando o período se detém durante um ano completo. Todo o sufoco, mudanças de humor, ganho de peso, problemas para dormir e outros sintomas tão incômodos que são produzidos durante esta mudança de vida, na realidade ocorrem durante a perimenopausa, que é simplesmente o tempo prévio ao último período menstrual.





Como mulher, você deve estar consciente de que praticamente qualquer mudança relacionada com seu ciclo reprodutivo pode te afetar física e emocionalmente e a menopausa não é diferente. Enquanto algumas mulheres não experimentam absolutamente nenhum sintoma, outras têm que lutar contra uma série de sintomas graves de distração, às veze difíceis. Felizmente, somente cerca de 2% das mulheres experimentam sintomas da perimenopausa que são o suficientemente graves para poder debilitar, mas isso não significa que o resto não vá necessitar um pouco de alívio.


Quais são suas opções?


Apesar do incômodo que se pode ter, é importante lembrar que a menopausa é uma etapa natural da vida, não uma doença. Como tal, não requer nenhum tipo de tratamento. Claro que se você estiver sofrendo o repetido sufoco, insônia e mudanças de humor incontroláveis, é necessário buscar uma solução, especialmente quando a perimenopausa pode durar anos. Ou você pode experimentar os sintomas da “menopausa” durante meses ou anos depois. Isto inclui sintomas tais como:


  • Fadiga

  • Depressão

  • Irritabilidade e ansiedade

  • Dificuldade para dormir

  • Sufoco

  • Dor nas articulações e músculos

  • Perda da libido

Quando você necessitar alívio, a terapia de reposição hormonal (TRH) pode parecer uma opção viável. A maioria dos sintomas da menopausa se produz devido à flutuação dos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona. Quando a menopausa começa, os ovários deixam de produzir estes hormônios por completo, por isso que a TRH funciona mediante a reposição por alternativas sintéticas, no entanto, este tratamento pode apresentar problemas secundários.


Felizmente, existem opções naturais livres de efeitos secundários para reduzir os sintomas da menopausa. Estas são algumas:


1. Exercícios


ejercicio-peso


Se caso você não faça exercícios regularmente, agora é o momento para começar. Os estudos demonstram que o exercício pode aliviar a sensação de estresse, a ansiedade e a depressão pós-menopausa ao mesmo tempo em que ajuda a evitar o ganho de peso. Isto é importante, já que as pesquisas mostram que as mulheres com sobrepeso sofrem mais sufoco.


Recomenda-se realizar pelo menos 2,5 horas por semana de atividade física aeróbica moderada, 1 hora e 15 minutos de atividade aeróbica vigorosa ou alguma combinação dos dois, junto com exercícios de treinamento de força dois dias por semana. O yoga, em particular, também tem apresentado melhoras dos sintomas da menopausa como sufoco e transtornos do sono.


2. Dieta saudável


Uma dieta rica em verduras, proteínas e gorduras saudáveis é essencial para as mulheres que se aproximam da menopausa. Os alimentos que contêm fitoestrogênios presentes na natureza, como as lignanas na linhaça ou as isoflavonas em grãos integrais e feijões, também podem ajudar a proporcionar algum alívio dos sintomas, ao atuar como uma forma fraca de estrogênio no corpo da mulher. Também você deverá limitar ou evitar os alimentos e bebidas que contem açúcar, cafeína e álcool, já que podem exarcebar os sintomas ou desencadear os sufocos.


3. Acupuntura


As mulheres que receberam acupuntura tradicional chinesa sofriam sufocos menos severos e menos mudanças de humor que as mulheres que receberam um tratamento placebo. Estudos recentes de pesquisas anteriores também encontraram que a acupuntura funciona tão bem quanto o medicamento Effexor, que com frequência é utilizado para tratar os sufocos e outros sintomas da menopausa. Além disso, a acupuntura não causou efeitos secundários negativos (enquanto que o Effexor causou náuseas, fadiga, ansiedade, entre outros), mas seus efeitos incluíram um aumento de energia, impulso sexual e a sensação de bem-estar que se prolongou durante 15 semanas.


4. Alivio do estresse


O estresse emocional pode causar estragos no equilíbrio hormonal em qualquer etapa de sua vida, enquanto que faz com que os sintomas como a insônia, a ansiedade e a depressão piorem. É por isso que é importante seguir qualquer estratégia que te ajude a reduzir o estresse. O exercício, o yoga e a acupuntura, junto com a respiração profunda, a meditação guiada, meditação ou, inclusive, relaxar com um bom livro, todos podem ajudar a reduzir o estresse.


5. Remédios naturais


Um número de ervas vem sendo exploradas como possíveis tratamentos para os sintomas da menopausa. Entre as mais promissoras estão:


Cohosh negro


A pesquisa preliminar sugere que o cohosh negro pode ter certa atividade estrogênica no corpo, ainda que estudos posteriores tenha contradito esta versão. No entanto, a evidência atual sugere que o cohosh negro pode ser uma alternativa segura aos hormônios sintéticos para melhorar as mudanças leves de humor, sufocos incômodos. Os estudos clínicos na Europa encontraram que o cohosh negro pode proporcionar alívio sintomático dos calores da menopausa, transpirações noturnas, insônia, nervosismo e irritabilidade.


Ginkgo Biloba


Os estudos clínicos demonstraram que o ginkgo biloba apoia o estado de alerta mental.


Dong quai


Comumente conhecido como o “ginseng feminino”, o dong quai pode ser um grande apoio para o tratamento contra os sufocos.


Extrato de folha de sálvia


Pode ajudar a reduzir a transpiração noturna devido aos sufocos da menopausa.


The post Menopausa: reduza seus sintomas naturalmente appeared first on Melhor Com Saude.

Quais são os sintomas do intestino irritado em mulheres?

Segundo estatísticas, quase 22% da população mundial sofre ou já sofreu do chamado intestino irritado, ou Síndrome do Cólon Irritável, sendo as mulheres as mais afetadas.




Suas causas não são conhecidas com exatidão, mas deduz-se que a doença esteja relacionada com períodos de estresse e com as emoções. A seguir, explicaremos quais são seus principais sintomas, principalmente nas mulheres.


O que é a Síndrome do Intestino Irritável (SII)?


A Síndrome do Intestino Irritável é a denominação mais correta para essa doença. Ela engloba uma série de circunstâncias sofridas pelos pacientes, sendo que dores abdominais e mudanças significativas no ritmo intestinal são algumas das mais características.


Esse problema não ocorre devido a infecções ou alterações físicas, e muito menos por algum tipo de colite ou cólon espástico.  Por isso, é preciso se submeter a vários exames para que um médico diagnostique do que se trata, mas, em geral, o problema costuma surgir em mulheres que ainda não alcançaram os 35 anos.


Quais são suas causas?


Masagens-para-o-colon-irritavel_0


Como dito anteriormente, os mecanismos que dão origem à doença ainda não são conhecidos. Em muitas ocasiões se trata de uma doença crônica, episódios que se repetem todo mês. Assim, ocorrem problemas digestivos, alterações na mobilidade intestinal, dentre outros sintomas associados.


Alguns especialistas afirmam que, de certo modo, o intestino atua quase que como um segundo cérebro, onde se concentram nosso sistema nervoso, nossas ansiedades, etc. Logo, qualquer preocupação pode causar uma alteração digestiva, por menor que ela seja.


Mas, o desenvolvimento da doença também pode ser influenciado por determinados alimentos aos quais reagimos mal, ou a alterações hormonais e fatores genéticos. Assim, é comum que, ao notarmos a incidência da síndrome do cólon irritável em um parente próximo (como pai e mãe) seja provável que também venhamos a apresentá-la um dia.


Sintomas


Dor-de-estomago


1. Dor abdominal


Esse é, sem dúvida, o principal sintoma. Costuma ocorrer principalmente na parte baixa do abdômen, de um ou de ambos os lados. É uma espécie de ardor muito característico que, em algumas ocasiões, pode se irradiar para a lombar ou até para as pernas.


Em alguns momentos esse sintoma costuma ser sentido como pontadas e queimação. É algo muito incômodo e incapacitante.


2. Menstruações dolorosas


Segundo estatísticas, a síndrome do intestino irritável é mais comum em mulheres que apresentam ciclos menstruais dolorosos. É o que se conhece como dismenorreia. Costuma ocorrer quando alguns hormônios fazem com que as contrações dos músculos uterinos sejam mais intensas.


É por isso que o fator hormonal determina que o maior grau de incidência da síndrome seja em mulheres, e geralmente, ela é herdada de mãe para filha. Esse é um fator que deve ser considerado.


3. Períodos de prisão de ventre e períodos de diarreia


É algo muito comum. Em dados momentos passa-se o dia sem conseguir evacuar, porém em outros surge uma incômoda diarreia. Também é habitual que as deposições sejam dolorosas, que não se saiba o que comer para aliviar a situação ou resolvê-la, já que costuma-se sentir saciedade ou inclusive perder o apetite. E também ocorrem episódios incômodos de gases.


4. O estado emocional


Nosso estado de humor está intimamente relacionado à síndrome do intestino irritável. Pacientes que sofrem esse problema, sem dúvida, já notaram que ele se manifesta e piora em períodos de estresse e ansiedade. Em contrapartida, quando estão mais tranquilos a situação melhora e o intestino relaxa.


É por isso que devemos prestar bastante atenção a esses períodos em que nos encontramos emocionalmente mal, quando temos algum problema que nos tira o sono.


Quem padece da doença sabe que sua incidência diminui significativamente em períodos de mais calma. O problema pode ser quase que comparado com uma dor de cabeça no sentido de que, não é preciso apresentar um problema orgânico para ser acometido pela dor, porque em muitas ocasiões cansaço, má alimentação, preocupações ou ansiedade podem desencadeá-lo. Assim é com o intestino irritável.


É por isso que é básico começar a gerenciar adequadamente nossas emoções, estresse, ansiedade, e qualquer situação que possa desencadear a doença.


Como tratar o intestino irritável?


suco-de-cenoura-beterraba-morangoelaranja


Durante os períodos de incidência da síndrome do cólon irritável, é recomendável seguir as seguintes dicas:


  • Evite alimentos ácidos, tais como o café, as bebidas gasosas (como refrigerante de cola, por exemplo);

  • Evite doces e todos os alimentos que contenham farinhas refinadas;

  • Diversas pesquisas demonstraram que nesses casos é importante reduzir o consumo de alimentos com glúten, pois costumam agravar o quadro;

  • Evite também proteínas animais: carnes vermelhas, peixes, etc.

  • Coma pouco e várias vezes por dia, ou seja, é melhor optar por consumir porções pequenas de comida, entretanto fazê-lo umas seis vezes ao dia. E lembre-se de mastigar bem;

  • Beba muita água. O suco de beterraba com cenouras é muito bom para ajudar a combater o problema;

  • Aumente o consumo de probióticos, eles cuidarão e reforçarão o intestino. Alguns exemplos são, leite fermentado, iogurtes fermentados, missô, etc.

  • Frutas cítricas serão muito adequadas: pêssegos, morangos, kiwis, maçãs, mamão;

  • O óleo de menta atua como um bom protetor;

  • No que diz respeito às infusões, as mais adequadas são as de semente de funcho, menta e melissa.

Antes de tudo, lembre-se: gerencie melhor seus sentimentos, maneje o estresse para que ele não te supere. Estabeleça prioridades na vida, reconhecendo primeiro o que é mais importante. Proteja sua autoestima e encontre tempo para você e suas coisas diárias, descansando e fazendo aquilo que te deixa mais feliz.


The post Quais são os sintomas do intestino irritado em mulheres? appeared first on Melhor Com Saude.

Folhas de tamarindo



 #Curaplantas #ervasmedicinais #remédiosnaturais #tamarindo #remédiodetamarindo


O Tamarido é um sabor de fruta deliciosa e suave, muito característico de climas quentes. Mas você sabia que eles também podem ser utilizadas as folhas da árvore de tamarindo para melhorar a saúde? Na medicina, queremos dizer outra quais são seus benefícios.

Reduzir a febre causada por malária


Um chá feito a partir das folhas da planta de tamarindo é excelente para reduzir os sintomas da febre causada por malária.


Controla o nível de açúcar no sangue


Folhas de tamarindo consumimos ajuda a controlar os níveis de aumento de açúcar no sangue, assim, a sensibilidade à insulina.


Excelente contra úlceras e icterícia


A decocção de folhas de tamarindo é um bom remédio natural para o tratamento de distúrbios gástricos, como úlceras, fígado e aliviar os problemas causados ??pela icterícia.


Ele protege o organismo contra a infecção


As folhas de tamarindo são uma ótima fonte de vitamina C. Esse nutriente nos protege de infecções microbianas diferentes de forma muito eficiente.


cura feridas


O sumo extraído das folhas de tamarindo é excelente para aplicação em feridas, que acelera o processo de cicatrização.


Melhorar o aleitamento materno


O extrato das folhas de tamarindo ajuda a aumentar a quantidade ea qualidade do leite materno, especialmente quando você dá o seu sucção do bebê e leite que produz não é suficiente para satisfazê-lo.

Evite infecções genitais


Consumir extrato de folha de tamarindo é muito útil para prevenir a infecção nos órgãos genitais e para proporcionar alívio para os sintomas que produzem.

Alivia cólicas menstruais


Cólicas menstruais são muito dolorosas e, muitas vezes, não nos permitem desenvolver as tarefas diárias normalmente. Para diminuir o desconforto que causam, você pode usar tanto as folhas e casca do tamarindo, pois eles têm propriedades analgésicas.


Excelente saúde bucal


As folhas de tamarindo são um excelente remédio natural para o mau hálito e dor de dente irritante.

Máscaras caseiras para eliminar os cravos

Cravo é um tipo de acne que pode aparecer em qualquer parte da pele do nosso corpo. Vários sãos os fatores que contribuem para o surgimento desses pontos negros,  que estão normalmente associados  à falta de limpeza,  pele oleosa, fumantes, fatores genéticos, e uso inadequado de produtos de  beleza, entre outros. O aparecimento destes pontos nos causa por vezes irritação, geralmente porque esteticamente são desagradáveis e feios e, especialmente, porque eles aparecem principalmente no nariz e ao redor dessa região. Felizmente, existem várias maneiras naturais para tratar e uma das melhores alternativas são as máscaras caseiras.





Se você quer começar a combater agora mesmo esses cravos desagradáveis e paralelamente conseguir uma pele radiante, nós te convidamos a experimentar uma das seguintes máscaras naturais, além de ser muito econômica tem um efeito muito eficaz. 


Máscara de abacaxi


Este  máscara é excelente no combate de  cravos é ideal para todos os tipos de pele. O abacaxi é  ótimo  para hidratar a pele, mantendo a pele livre da oleosidade e dos cravos que geralmente aparecem com frequência. Além disso, combinando o abacaxi com as propriedades do mel, que é um ingrediente muito poderoso para a pele, você conseguira obter uma pele suave, radiante e limpa.


Ingredientes


  • ½ do suco do abacaxi

  • 2 colheres de mel

Como prepará-la?


Em um recipiente misture o suco do abacaxi com as duas colheres de mel até que todos esses ingredientes estejam integrados.  Antes de aplicar a máscara, limpe bem sua pele com um sabonete próprio para a higienização da pele do rosto, seque e aplique a máscara deixando que atue por 15 minutos. Enxágue com água morna e repita esse tratamento pelos menos duas vezes por semana.


Máscara de tomate com babosa


Tomate


Esta máscara poderosa de tomate com babosa , é ideal para combater os cravos e, além disso, hidrata a pele, atuando como um esfoliante natural, que favorece a eliminação de excesso de oleosidade da pele e células mortas.


Ingredientes


  • 1 tomate pequeno bem maduro

  • 4 colheres da polpa da babosa

  • 1 colher do sal marinho ( grosso)

Modo de preparo


Em um recipiente triture bem o tomate e acrescente  a polpa da babosa. Misture bem os dois ingredientes e em seguida adicione uma colher de sal marinho o que formará uma espécie de pasta. Aplique na pele, deixando que atue por 10 minutos e passado o tempo recomendado, enxágue com água fria.


Máscara de aveia e mel


A aveia e o mel são dois bons aliados para o cuidado da pele, já que suas propriedades hidratam a pele, favorecem a eliminação de células mortas e proporciona a pele um toque de suavidade muito agradável. Esta máscara que combina esses dois poderosos ingredientes, diferentes das outras máscaras, em especial deve ser aplicada somente nas regiões onde se centram os cravos.


Ingredientes


  • I xícara de aveia moída

  • ½ colher de mel

  • 1 clara de ovo

Como aplicá-la?


Em um recipiente misture bem todos os ingredientes até obter uma pasta e aplique sobre as regiões onde se encontram os cravos. Deixe que atue por cinco minutos.  Após o tempo indicado, enxágue com água fria e repita o tratamento duas a três vezes na semana.


Máscara de ovo com limão


limão


As claras de ovo é o limão combinados em forma de máscara são um potente aliado para eliminar os cravos, atuando na limpeza profunda da pele, removendo as células mortas e todas as impurezas que podem causar o aparecimento dos cravos. É importante que você saiba que essa máscara deve ser somente aplicada pela noite, já que a exposição ao sol podem provocar efeitos secundários desfavoráveis na pele.


Modo de preparo


  • 2 ovos

  • 1 colher de chá do suco de limão

Modo de preparo


Primeiro você deve separar as claras de ovos o suficiente até que obtenha  uma boa textura. Em seguida, adicione o suco de limão e misture bem. Antes de aplicar a máscara é muito importante limpar a pele com produtos apropriados como sabonetes ou loções de limpeza. Com a pele totalmente limpa, potencializa os efeitos da máscara. Após a limpeza,  aplique a máscara por todo o rosto e deixe atuar entre 15 a 20 minutos. Finalize com o enxágue preferencialmente com água morna e repita o tratamento duas vezes por semana.  É recomendável aplicar um creme hidratante de sua preferência após a aplicação  da máscara.


The post Máscaras caseiras para eliminar os cravos appeared first on Melhor Com Saude.

Dia Mundial do AVC


 


29 de Outubro é o dia mundial do acidente vascular cerebral (AVC). Em Portugal, o AVC é a principal causa de morte, mas cerca de 90% dos casos são evitáveis.


9 em cada 10 AVCs devem-se a um ou mais factores de risco sobre os quais se poderia ter  intervido para anular o risco. Estes factores de risco incluem: hipertensão arterial, sedentarismo, obesidade, excesso de colesterol, fumo de tabaco, erros alimentares, diabetes, stress psicossocial, consumo de álcool e algumas doenças do coração.


O AVC está a tornar-se cada vez mais comum entre pessoas mais jovens. Calcula-se que uma em cada cinco vítimas tenha menos de 55 anos, tratando-se de doentes mais jovens, aumentam também os custos pessoais e sociais com medicamentos, consultas, internamentos e outros cuidados de saúde, mas também com baixas e reformas antecipadas durante cada vez mais tempo.
O estilo de vida, a alimentação e a falta de exercício físico regular faz com que envelheçamos precocemente. A população deve ter uma atitude proativa, porque prevenir é melhor do que tratar e uma alteração do estilo de vida tem importância até na prevenção da demência! 


Mantenha um peso saudável, opte por uma alimentação rica em frutos e vegetais e pobre em gorduras saturadas e alimentos processados, reduza a ingestão de sal, não fume, e pratique exercício físico diariamente. Não entre nas estatísticas do AVC.

Panqueca de atum


Ingredientes (2 panquecas)
• 2 col. (sopa) de farelo de aveia 
• 1 col. (sopa) de farelo de trigo 
• 1 col. (sopa) de queijo batido 0% de gordura 
• Salsa picada a gosto 
• Sal e pimenta-do-reino a gosto 
• 3 gemas 
• 3 claras em castelo 


Recheio e cobertura
• 1 lata de atum em água (ou 150 g de salmão fumado 150 g de carne magra moída e refogada) 
• ½ tomate picado 
• Sal a gosto 


Modo de fazer
Numa tigela, junte os ingredientes da massa (menos as claras em castelo) até obter uma mistura homogénea. Em seguida, acrescente as claras e despeje metade do conteúdo numa frigideira antiaderente aquecida. Leve a lume médio e cozinhe cerca de 5 minutos de cada lado. Recheie com o atum misturado com o tomate e o sal. Sirva em seguida.

O uso do mel para perder peso

Muitos não acreditam que é possível usar o mel para perder peso. O mais comum, para alguém que quer perder peso, é eliminar diminuir ao máximo o consumo de alimentos doces na  dieta. No entanto,  substituir o açúcar refinado por  mel para adoçar chás e demais alimentos ou refeições, lhes proporciona um sabor rico e ajuda a manter a silhueta em forma com esse produto natural. 





As vantagens do mel em relação ao açúcar


Podemos usar  o mel para perder peso, porque embora o mel  tenha um pouco mais de calorias do que o açúcar (21 contra 16 por colher de chá), ele também é mais doce, por esse motivo, necessitamos de menor quantidade para conseguir um sabor mais adocicado aos alimentos ou bebidas, resultando em uma menor ingestão calórica.


Ao contrário do açúcar refinado, cuja única função é adoçar sem fornecer qualquer valor nutricional, o mel não é somente saboroso como também contém vitaminas, sais minerais e aminoácidos. Ele também possui propriedades terapêuticas e inúmeros  benefícios para a saúde,  entre eles a diminuição do  estresse, regulação do sono, a prevenção de efeitos respiratórios e laxantes.


Como mencionado, o mel contribuiu para uma noite mais tranquila de sono, reduz o estresse e a ansiedade, e nos deixa  menos propensos a cair na tentação de assaltar a geladeira à noite ou com aquela sensação de fome ao acordar durante a noite. Sabe-se que existe uma relação direta entre o aumento de peso, com os fatores  como o estresse e falta de sono.


Mel para perda de peso e demais benefícios


mel nervos


Uma importante vantagem deste alimento é que ele é absorvido mais lentamente do que o açúcar, tornando-se ideal para aqueles pessoas que praticam  atividade física, evitando que tenham uma súbito aumento de energia e em seguida tenham a perda de energia repentinamente. Recomenda-se consumir quantidades moderadas antes e após o treino como ajuda para manter estabilizados os níveis de glicose ao longo do dia. É um alimento ideal para melhorar o desempenho do dia a dia e prevenir a fadiga.


Quando consumimos mel, temos menos probabilidade de quebrar a dieta, pois nos fornece uma sensação de satisfação e menor desejo de consumir alimentos doces e ricos em gorduras e calóricos.


Opções para perder peso com o uso do mel


mel canela


Uma receita bem  conhecida e recomendado para perder peso é beber água  com canela e uma colher de sopa de mel antes de tomar o café da amanhã. Você também pode optar por comer uma maçã em fatias junto queijo cottage e meia colher de chá de mel para adoçar como um lanche entre as refeições. Se quiser um café da manhã energético  prepara aveia com leite e mel.


Para conseguir  os efeitos desejados para a perda de peso aproveitar todos os efeitos positivos do mel, é necessário dispensar o açúcar refinado e substituir por esse  adoçante saudável que promete uma melhor qualidade de vida e uma contribuição importante para sua saúde .


The post O uso do mel para perder peso appeared first on Melhor Com Saude.

Os pequenos almoços da Ni

Na minha página do facebook  encontra, diariamente, fotografias dos meus pequenos almoços. Tente fazer isto em casa!


4.jpg


 


1.jpg


3.jpg


 


 

Remédios para as bolsas na aérea dos olhos e os pés de galinha

Os olhos e o olhar são uma parte muito especial do nosso rosto que diz muito sobre nós, e que podem melhorar muito a nossa aparência se cuidamos deles naturalmente. Das sobrancelhas e dos cílios podemos cuidar facilmente, entretanto é mais complicado eliminar as bolsas na região dos olhos e os pés de galinha. Neste artigo, te explicaremos alguns dos remédios naturais e caseiros para eliminar estas marcas que ofuscam e envelhecem os olhos, para que tenhamos aparência perfeita todos dos dias.





Uma região delicada


Olhos - a relação com o fígado


O rosto é uma parte do corpo que deve ser especialmente cuidado, pois sofre mais os efeitos do passar do tempo, do clima, etc. Na face, uma das região mais delicadas, é exatamente a que rodeia os olhos, já que se trata de uma pele muito fina que tende a evidenciar uma noite de insônia, uma má alimentação, uma tendência de reter líquidos ou as primeiras rugas. Estas marcas envelhecem muito o rosto e eliminam a luminosidade e a juventude do olhar, e por isso deveremos cuidar mais especialmente desta região.


Em geral, usaremos sempre produtos cosméticos específicos para esta região, se possível natural, elaborados com ingredientes ecológicos e livres do álcool, parafina e outros derivados do petróleo, parabenos, etc.


A relação com o fígado


Quando vemos aparecer as primeiras linhas que marcam o início dos pés de galinha, devemos levar em contar o nosso fígado, que é o órgão relacionado com estas rugas. As bolsas debaixo dos olhos quando seu conteúdo é de gordura e não aquoso, também estão relacionadas ao fígado.


Deveremos então cuidá-lo especialmente com alguns destes remédios:


  • Tomaremos um suplemento natural à base de cardo mariano, uma planta medicinal que ajuda a regenerar o fígado. As pessoas diagnosticadas com um problema hepático sério devem tomar cuidado.

  • Evitaremos as gorduras prejudiciais na nossa dieta: fritura, gorduras trans, cremes lácteos, carne vermelha, etc.

  • Colocaremos calor sobre a região do fígado (nas costelas do lado direito) todas as noites antes de irmos deitar.

  • Temperaremos as nossas comidas com suco de limão fresco.

  • Em alguns casos os problemas de visão também influenciam na aparição dos pés de galinhas, portanto procuraremos sempre usar as lentes de contato ou os óculos com o grau adequado. A vista também está relacionada diretamente com o fígado.

limão


A relação com os rins


As bolsas que aparecem debaixo dos olhos, principalmente de manhã e às vezes acompanhadas de pálpebras inchadas, são sintomas de que os rins não trabalho bem ou estão saturados. Portanto, se este é o nosso caso, seguiremos alguns destes remédio:


  • Beberemos diariamente caldos de cebola e salsa antes das refeições.

  • Reduziremos o consumo de sal, e tentaremos substituir por água do mar (a venda  em lojas de produtos dietéticos e naturais).

  • Evitaremos jantar farinhas e lácteos.

  • Tomaremos infusões de bardana, dente-de-leão e cavalinha.

  • Beberemos dois copos de água em jejum  e, no mínimo, de 2 a 3 litros por dia.

  • Aplicaremos calor diariamente sobre a região média das costas.

infusões


Fatias de pepino


As fatias de pepino fresco têm efeitos refrescantes e diuréticos, assim sendo um remédio rápido para colocar sobre as nossas pálpebras fechadas e dando firmeza a toda região. Deixaremos atuar durante 5 minutos.


Saquinhos de chá verde


Depois de tomar uma infusão de chá verde, guardaremos os saquinhos no congelador, e os usaremos também como máscaras ocular para relaxar, desinchar e rejuvenescer os olhos. Deixaremos atuar até que percebamos que já não estão geladas.


Óleo de rosa mosqueta


Este óleo é ideal para peles maduras e secas, e nos ajudará a prevenir e combater todo os tipos de rugas, e especialmente os pés de galinha. Aplicaremos duas gotas sobre as rugas duas vezes por dia, de manhã e de noite, e massagearemos com cuidado, fazendo pequenos círculos ou dando suaves toques com os dedos.


Também nos ajudará a disfarças as manchas na pele e pequenas cicatrizes.


Automassagem facial


Diariamente podemos fazer algumas simples massagens que melhorarão a aparência dos nossos olhos e nos ajudarão a relaxar o rosto e a vista.


  1. Para começar piscaremos seguido muitas vezes e finalmente fecharemos forte os olhos para depois relaxá-los.

  2. Começando pela raiz interna da sobrancelhas, pressionaremos fazendo pequenos círculos quase imperceptíveis e continuaremos em direção a parte externa da sobrancelhas, depois desceremos e continuaremos por todo o contorno até chegar de novo no começo da sobrancelhas.

  3. Ao terminar, esfregaremos as nossas mãos para que se esquentem e apoiaremos os olhos fechados na palma das mãos.

Imagens por cortesia de neuroticcamel, Chugy e neil-farnworth.


The post Remédios para as bolsas na aérea dos olhos e os pés de galinha appeared first on Melhor Com Saude.

Dicas para começar o dia com energia

Você costuma se sentir fraca em algum momento do dia? Sente fatiga constante? Geralmente em algum momento do dia sentimos um cansaço incômodo que não nos dá motivação para continuar com nossas tarefas diárias da melhor maneira e, ainda que sejamos entusiasmados, nos falta energia e nosso ritmo cai.




Ao falarmos de cansaço, devemos saber que episódios persistentes podem aparecer sem escolher a idade, em um caso mais complexo, há pessoas que tem esse problema e percebem que nem após uma longa noite de sono melhoram.


Mas, tendo em vista esse quadro, o importante é saber que pode haver uma solução e a única maneira de encontrá-la é começar por provar uma série de alimentos que podem ajudar de uma forma muito eficiente. Que tal tentar? Confira!


Recomendações para incrementar sua energia


Comece por um café da manhã saudável


Não descuide da primeira refeição do dia de maneira alguma, se esforce para que não seja um café da manhã cheio de calorias “vazias”, já que isso pode desencadear sono e desânimo que tomarão metade do seu dia.


Do contrário, tenha um café da manhã saudável, que contribuirá para aquecer seu metabolismo e mantê-lo ativo o resto do dia.


Coma cereais integrais


Healthy breakfast


Substitua seus alimentos favoritos e que contêm muito açúcar ou que sejam muito pesados, ricos em amido, por cereais integrais ou por um vegetal, pois é importante manter um equilíbrio de açúcar no sangue, fazendo com que a energia no organismo seja constante.


Ao consumir cerais integrais você conseguirá aumentar a sensibilidade de seu organismo à insulina, e isso te dará mais energia ao longo de um dia.


Toma muita água


agua


Tomar boas quantidades de água por dia é muito importante, assim, a recomendação é que você mantenha sempre o corpo hidratado e refrescado através do consumo de água, pois isso ajudará amplamente a nutrir o organismo e manter a energia por tempo prolongado.


Tente manter distância de refrigerantes e bebidas que contenham altas porcentagens de açúcar, e mais ainda, de bebidas energéticas. Muitas pesquisas afirmam que o corpo humano se sente mais sonolento quando processa os altos teores de açúcar contidos nos refrigerantes.


Tente nunca comer no meio da noite


Coloque limite no que diz respeito a hora das refeições, o ideal é que a última refeição ocorra três horas antes que você se deite para dormir, pois comer e se deitar logo depois pode causar tensão em todo o corpo enquanto o processo de digestão ocorre e, portanto, fazer com que você sinta mais cansaço no dia seguinte.


Antes de deitar é recomendável comer vegetais, porque são de fácil digestão para o organismo e contêm menos calorias do que outros alimentos.


Aumente o consumo diário de magnésio


Magnesio


O magnésio é um elemento indispensável par ao corpo, pois oferece altos níveis de energia, e para obter esses níveis é preciso consumir pelo menos 300 miligramas de magnésio por dia.


É recomendável consumir o magnésio através da ingestão de peixes ou cereais de farelo, as amêndoas e as nozes também contêm teores de magnésio, porém em menores quantidades.


Consuma chocolate amargo


O chocolate amargo contém flavonoides que ajudam a melhorar o rendimento mental e inclusive o humor, por produzir um aumento no fluxo sanguíneo dirigido ao cérebro. Isso te ajudará a se sentir mais enérgico durante o dia.


Pratique exercícios


sb10069894c-001


Tudo que esteja relacionado com nossa dieta alimentar também envolve as atividades físicas que praticamos. Exercitar-se diariamente não contribuirá apenas para a produção de endorfinas (que aumento nossos níveis de felicidade), como também nos ajudará a impulsionar o sangue e aumentar a energia tanto quanto for necessário.


The post Dicas para começar o dia com energia appeared first on Melhor Com Saude.

Como depurar naturalmente sua bexiga?

A bexiga tem uma função essencial no nosso corpo, que é a de armazenar a urina e, em seguida, eliminá-la. Acreditemos ou não, a bexiga é um órgão muito sensível a várias doenças, tais como inflamação, infecção, hiperatividade urinária e até mesmo câncer. Vale a pena saber cuidar dela e fortalecê-la. Te explicaremos a seguir!





A necessidade de fortalecer e curar a bexiga


Quem nunca teve uma infecção urinária? A bexiga é, como dissemos, um órgão sensível, cujas paredes reagem contra todos esses elementos presentes na urina a adoecem e inflamam. Afinal o que devemos eliminar são resíduos, componentes tóxicos que devem ser expelidos do nosso corpo.


Incontinência urinária, bexiga hiperativa são  também algumas disfunções que podem ocasionar  pequenas mudanças em nossas rotinas, como, por exemplo, ter que ir ao banheiro por muitas vezes e sofrer um desconforto que pode se tornar crônico. Devemos   aprender a cuidá-la,  a começar por saber quais são os  alimentos e que diretrizes podemos seguir  para manter nossa bexiga forte e saudável. Note-se que tal fato, que não devem ser negligenciado, tendo em vista uma informação alarmante: cada vez mais aumenta a estatística de  pessoas que estão sofrendo de câncer de bexiga em decorrência do cigarro.  Muitos dos componentes nocivos da nicotina acabam infiltrando-se  nas paredes deste órgão e partir desse ponto se formam os tumores. É algo grave que pode acabar com a extirpação da bexiga, obrigando o paciente a convier com um tipo de saco ligado ao abdômen para extrair a urina.


Como habitual, nosso primeiro conselho é o seguinte, se você fuma, abandone esse vício imediatamente para o bem de sua saúde!


 1. Depure sua bexiga duas vezes na semana


água


É necessário que, a cada três dias, nos dediquemos um dia para cuidar deste órgão do nosso corpo. Uma coisa a ter em mente é que estas orientações também te ajudarão a depurar os rins, por  esse motivo,  sem dúvida, vale a pena seguir nossas dicas.


É necessário que você reduza o consumo  de sal na sua alimentação, se possível, eliminá-lo. A cada três dias se possível, dedique-se  a depurar a sua  bexiga e rins, e para isso, basta seguir as seguintes recomendações:


  • Não consumir café,  refrigerante ou bebidas açucaradas.

  • Não consumir alimentos que contenham excessivas proteínas.

  • A cada três dia,  dedique-se em um dia exclusivamente para consumir frutas, verduras, sucos e água. Evite carnes, embutidos, doces e farinhas refinadas.

  • Beber dois litros de água diariamente

2. Suco de mirtilo


arando


É, sem dúvida,  um dos melhores  sucos para o tratamento da bexiga. Há muitos estudos que comprovam  o papel protetor do mirtilo em nossa bexiga, fortalecendo e prevenindo infecções, e também purifica de cálcio uma vez que este mineral provoca danos nas funções dos rins, tornando-o lento e acumulando toxinas na  bexiga. Os depósitos de cálcio podem causar infecções nas vias urinárias e pedras nos rins.  Agora já tem grandes motivos para consumir o suco de mirtilo que, além de tudo, é muito saudável.


3. Suco rico em potássio para ingeri-lo no café da amanhã


suco de cenoura


Certamente você estará se perguntando como conseguir fazer um suco rico em potássio. O preparo é muito fácil!! Bata no liquidificador uma cenoura, um pedaço de aipo, espinafre, acrescente um pouco de salsinha e água. Essa bebida te servirá como poderoso tônico de limpeza, contribuindo muito para que você comece o dia com energia. Rico e saudável, você irá adorar!


4. A  melancia


Uma grande protetora da bexiga e muito diurética. Consuma a melancia sempre que possível e comprove como irá regular todo seu sistema , evitando infecções e facilitando o trabalho dos rins. Pode fazer com essa fruta sucos, saladas e consumi-la a qualquer hora do dia.


5. Os benefícios da clorofila


menta


Um tratamento ideal  para cuidar da nossa bexiga e de nossa saúde de forma geral.  Você consegue encontrar em lojas de produtos naturais ou farmácias clorofila em formas de cápsulas. Esta substância natural beneficia as funções metabólicas do corpo, melhorando o sistema imunitário. É maravilhoso! Depura nosso sangue e nos fortalece; um grande aliado da saúde que vale a pena tomar, pelo menos, cinco dias consecutivos por mês.


Cuidar de sua bexiga é simples, fácil e vale a pena começar ainda hoje.


The post Como depurar naturalmente sua bexiga? appeared first on Melhor Com Saude.

Quatro óleos para reparar o cabelo danificado

Não é nenhum segredo que as mulheres, e também os homens, frequentemente nos preocupamos com a possível queda de cabelo e os danos que provocam as alterações do meio ambiente, o uso de  produtos químicos, pranchas, secadores, tinturas, e alguns acessórios no cabelo, entre outros. Todos esses fatores fazem com que o cabelo perda o brilho, vitalidade e beleza, tornando-se um problema de saúde e vaidade. No entanto, para dar uma solução para esse problema, apresentaremos  algumas dicas para que faça que seu cabelo recupera o brilho e vitalidade.





Óleos para recuperar os cabelos danificados


Entre os principais óleos para reparar o cabelo, podemos encontrar:


  • Óleo de Argan

  • Óleo de coco

  • Azeite de oliva

  • Óleo de amêndoa

Estes óleos são os melhores aliados para dar brilho e vitalidade aos cabelos, enquanto ajuda a selar as pontas duplas. Conheça em detalhes cada um.


Óleo de Argan


É um dos óleos com mais propriedades  e benefícios na atualidade, tanto que é chamado de “o ouro líquido de Marrocos”, pois tem altos níveis de vitamina E e ômega 3, 6 e 9; o que será muito útil para a sua rotina de tratamento do cabelo.


Como usar?


Coloque algumas gotas na palma da sua mão e aplique generosamente nas pontas do cabelo danificado, isso vai ajudar a fechar as pontas duplas dando-lhe flexibilidade e força.


Também pode aplicá-lo na raiz e deixe atuar por 25 minutos e lave como de costume. Esse tratamento ajudará a restaurar e rejuvenescer seu cabelo.


Óleo de coco


Coconut oil for alternative therapy


Para dar brilho e saúde ao cabelo, basta aplicar algumas gotas de óleo de coco o que será  suficiente, uma vez que este óleo ajuda a evitar o ressecamento e a caspa.


Como usar?


Adicione algumas colheres de sopa de óleo em uma tigela e, em seguida acrescente água quente. Aplicar uniformemente sobre o couro cabeludo e deixe agir por 20 minutos usando uma toca de plástico. Lave como de costume, aplicando uma quantidade adequada  de shampoo e condicionador .


Azeite de Oliva


É um dos óleos  naturais mais  utilizadas como cosmético natural, devido a seu  elevado teor de vitamina E, o que faz com que o cabelo cresça forte e saudável. Ele também tem propriedades regeneradoras que ajudam o crescimento e embelezamento dos cabelos; reduz o frizz e ajuda potencializar a tonificação  do cabelo desidratado.


Como usar?


Massageie o cabelo com azeite de oliva extra virgem desde a raiz até as pontas e coloque uma toalha quente sobre ele por aproximadamente 5 minutos. Em seguida, lave normalmente e repita o processo a cada 15 dias. Esse tratamento é ideal para cabelos tingidos e que são expostos a  secador e planchas  continuamente.


Use quatro colheres de sopa de azeite de oliva e  misture com um ovo batido. Aplique em todo o cabelo e deixe agir por 15 minutos. Em seguida lave com água morna. Realizar o tratamento uma vez por semana para uma revitalização completa.


Máscara regeneradora de cabelo. Misture três colheres de sopa de azeite de oliva e mel. Deixe fermentar por 24 horas, aplique no cabelo limpo e úmido e deixe por 15 minutos. Lavar em seguida com água.


Amêndoas


amêndoas


O óleo de amêndoas recupera e nutre  o cabelo danificado e reduz o volume. Para realizar um tratamento eficaz, procure nas lojas especializadas, máscaras, shampoos e tratamentos com esse componente, uma vez que não é recomendado aplicá-lo diretamente no couro cabeludo  o que pode deixá-lo com um aspecto de sujo.


Como usar?


Use óleo de amêndoa doce, mas apenas nas pontas, com uma massagem, de modo que o óleo penetre bem. Umedeça uma toalha com água quente, cuja temperatura seja a mais quente possível e que você possa suportá-la e cubra seus cabelos por 5 minutos. Em seguida, lave o cabelo duas vezes com o shampoo para remover quaisquer vestígios de óleo.


The post Quatro óleos para reparar o cabelo danificado appeared first on Melhor Com Saude.

4 alimentos funcionais


São vários os alimentos considerados funcionais – ou seja, que vão além de nutrir. 


 


Pimenta caiena – O gosto picante desencadeia no cérebro a produção de endorfinas, substâncias que trazem bem-estar. Além disso, provoca a vasodilatação, melhorando a circulação sanguínea. Ao acelerar os batimentos cardíacos e estimular a salivação e o suor intensos, aumenta o gasto de energia pelo organismo, ajudando na perda de peso. Ainda dá energia e tem papel no controle das doenças cardíacas.


 


Chia – Eessa semente tem poderes protetores para o coração, graças ao ómega-3. Aliás, é mais rica nesse nutriente do que sua “concorrente” mais popular, a linhaça. Aumenta a saciedade, melhora o ritmo intestinal e tem fama de ajudar na definição da barriga.


 


Abacate – Durante muito tempo, ele foi desprezado pelas dietas tradicionais por seu alto teor de gordura. O que se sabe hoje, porém, é que sua polpa macia é uma fonte potente de gorduras saudáveis, com ação anti-inflamatória, capaz de aumentar o colesterol bom (HDL) e combater o mau (LDL). Tem alto teor proteico e muitas vitaminas. E é rico em triptofano, um aminoácido que trabalha na síntese da serotonina, o hormona do bem-estar. Por isso, ajuda no controle da ansiedade e no processo de perda de peso. 


 


Gengibre – É antioxidante, combate os radicais livres e contribui para desacelerar o envelhecimento; termogénico, aumenta o metabolismo e a queima de gorduras; é excelente no combate às náuseas e tem atuação comprovada na diminuição da gordura abdominal. 

Fibromiomas

O que é?


Um fibromioma é uma massa ou tumor no útero que não é canceroso. Os fibromiomas podem ser tão pequenos como uma ervilha ou tão grandes como uma bola de basquetebol. Geralmente são redondos e cor-de-rosa e podem crescer em qualquer local no interior ou na superfície exterior do útero.


Cerca de 30% das mulheres com mais de 30 anos de idade têm fibromiomas e estes geralmente surgem entre os 35 e os 45 anos. Algumas mulheres têm uma maior probabilidade a apresentarem fibromiomas, incluindo as mulheres de raça negra, as mulheres que nunca estiveram grávidas e as mulheres que têm a mãe ou uma irmã com fibromiomas.


A causa dos fibromiomas é desconhecida. No entanto, os estrogénios, que são hormonas femininas, parecem desempenhar um papel na estimulação do crescimento de alguns fibromiomas.


Manifestações clínicas


Algumas mulheres nunca chegam a saber que têm fibromiomas, uma vez que não têm sintomas. Noutras mulheres, os fibromiomas uterinos são descobertos durante um exame ginecológico de rotina ou durante os cuidados pré-natais.


Quando os fibromiomas são sintomáticos, pode surgir:


  • Dor ou pressão pélvica

  • Hemorragias menstruais abundantes

  • Hemorragias ou pequenas perdas hemáticas entre os períodos menstruais

  • Polaquiúria (micções muito frequentes)

  • Aumento de volume abdominal

  • Lombalgia durante as relações sexuais ou durante os períodos menstruais

  • Fadiga ou falta de energia devido a períodos menstruais abundantes e a hemorragias excessivas.

  • Infertilidade, se os fibromiomas estiverem a obstruir as trompas de Falópio

  • Obstipação

  • Abortos repetidos

Diagnóstico


De um modo geral, a mulher não tem consciência que tem um fibromioma até o seu ginecologista o palpar durante um exame ginecológico. Se o ginecologista pensar que tem um fibromioma, podem ser realizados diversos exames para confirmar o diagnóstico:


  • Ecografia pélvica — Neste exame imagiológico, um instrumento semelhante a uma varinha será movimentado sobre a parte inferior do abdómen ou pode ser inserido na vagina para visualizar o útero e os outros órgãos pélvicos mais de perto. O instrumento produz ondas de ultra-sons que criam uma imagem dos órgãos pélvicos.

  • Histerossalpingografia — Neste exame radiológico é injectada uma substância de contraste no útero e nas trompas de Falópio para delinear quaisquer irregularidades.

  • Histeroscopia — Durante este procedimento, um instrumento estreito com uma câmara é inserido no útero através da vagina. Isto permite ao médico observar quaisquer tumores anormais dentro do útero.

  • Laparoscopia — Neste procedimento, um instrumento com a forma de um tubo fino, denominado laparoscópio, é inserido através de uma pequena incisão no abdómen para permitir ao médico observar o interior do abdómen. 

Evolução clínica


O número de fibromiomas, o seu tamanho e a rapidez com que se desenvolvem variam de mulher para mulher. As hormonas femininas estimulam o crescimento dos fibromiomas, pelo que eles continuam a crescer até à menopausa. Os fibromiomas de menores dimensões diminuem frequentemente após a menopausa. No entanto, os fibromiomas de maiores dimensões podem mudar pouco ou tornar-se ligeiramente mais pequenos. Se uma mulher tiver sido submetida a uma intervenção cirúrgica para remoção de fibromiomas, podem surgir novos fibromiomas em qualquer altura antes de ela entrar na menopausa.


Prevenção


Não existem medidas comprovadamente eficazes para prevenir o desenvolvimento de fibromiomas. Os estudos mostram que as mulheres atléticas parecem ter uma menor probabilidade de desenvolver fibromiomas em comparação com as mulheres que são obesas ou que não praticam exercício físico.


Tratamento


Se os fibromiomas forem pequenos e não causarem sintomas, não necessitam de ser tratados. O ginecologista pode realizar um exame ginecológico com intervalos de seis meses a um ano para se certificar de que os fibromiomas não estão a crescer rapidamente. Em alguns casos, podem ser prescritos medicamentos para controlar qualquer hemorragia anormal e para reduzir temporariamente o tamanho dos fibromiomas.


Os medicamentos utilizados para reduzir o tamanho dos fibromiomas, tais como o leuprolido, criam uma menopausa temporária ao impedirem os ovários de produzirem estrogénios. Quando os níveis de estrogénios diminuem e os períodos menstruais param, surgem afrontamentos típicos da menopausa e os fibromiomas deixam de crescer ou diminuem lentamente de tamanho. Isto ajuda evitar as perdas de sangue devido aos períodos menstruais abundantes e prolongados. No entanto, quando a medicação é suspensa, os períodos regressam, os afrontamentos desaparecem e os fibromiomas que não foram removidos irão recomeçar a crescer. Estes medicamentos são geralmente administrados através de uma injecção intramuscular.


Os fibromiomas podem necessitar de ser removidos devido ao facto de causarem sintomas significativos ou de serem suficientemente volumosos para interferirem com a fertilidade. Os tumores no útero podem igualmente necessitar de ser removidos se for difícil para o médico saber se são fibromiomas ou um cancro. Existem diversas opções para remover os fibromiomas:


  • Miomectomia — Isto significa cortar os fibromiomas da parede uterina. A miomectomia permite que a mulher mantenha o útero inteiro no caso de querer ter filhos. No entanto, uma vez que esta cirurgia pode deixar a parede uterina enfraquecida, os futuros bebés podem ter se nascer por cesariana. A cirurgia para remover os fibromiomas por vezes pode ser realizada por laparoscopia, que é uma intervenção cirúrgica realizada através de pequenas incisões na parte inferior do abdómen. Quando os fibromiomas são demasiado grandes ou abundantes para realizar uma intervenção laparoscópica, é então preferida uma abordagem tradicional através de uma incisão maior na zona inferior do abdómen.

  • Ressecção histeroscópica — Neste procedimento, um instrumento de visualização denominado histeroscópio é inserido no útero através da vagina. Instrumentos cirúrgicos acoplados ao histeroscópio são utilizados para remover os fibromiomas que crescem no interior do útero. Esta intervenção é, por vezes, realizada em combinação com uma laparoscopia, dependendo do número e da localização dos fibromiomas.

  • Embolização da artéria uterina — Num procedimento com controlo radiológico, é injectado material em vasos sanguíneos específicos para os obstruir e para interromper o fluxo sanguíneo para um ou mais fibromiomas. Esta é uma opção numa mulher que pode não ter condições clínicas para ser submetida a uma intervenção cirúrgica ou que não planeia ter mais filhos mas que prefere não ser submetida a uma histerectomia.

  • Histerectomia — Até muito recentemente, a maior parte das mulheres com fibromiomas eram tratadas através da remoção do útero (histerectomia). Já não é este o caso.. Tanto os cirurgiões como as doentes compreendem agora que existem outras opções disponíveis para tratar ou remover os fibromiomas. As necessidades físicas e psicológicas de uma mulher devem ser consideradas de forma global antes do útero ser removido. No entanto, em alguns casos a histerectomia é preferida quando os fibromiomas são demasiado numerosos, demasiado grandes ou causam hemorragias abundantes e prolongadas e uma anemia grave.

Quando contactar um médico


Deve contactar o médico se apresentar algum dos seguintes sintomas:


  • Hemorragia muito abundante ou prolongada durante o período menstrua

  • Hemorragia por via vaginal depois das relações sexuais

  • Hemorragia pela vagina ou pequenas perdas hemáticas na roupa interior entre os períodos menstruais

  • Polaquiúria (micções muito frequentes)

  • Dores pélvicas ou lombalgias durante as relações sexuais ou durante os períodos menstruais

Consulte o médico imediatamente se experimentar uma dor pélvica intensa ou se surgir uma hemorragia abundante pela vagina.


Prognóstico


Os fibromiomas diminuem frequentemente de tamanho depois da menopausa devido ao facto de necessitarem das hormonas femininas para crescerem. Muitas mulheres têm fibromiomas de dimensões reduzidas a moderadas durante a idade fértil que lhes causam poucos ou nenhuns problemas. Encontram-se disponíveis diversas opções médicas e cirúrgicas para tratar ou remover os fibromiomas que causam problemas sem que seja necessário remover o útero.


Informação adicional


Sociedade Portuguesa de Ginecologia e Obstetricia
http://www.spginecologia.pt/


Receita de bolsas de sabonete de aveia para o banho

A aveia está na moda. Seu sabor, e todas as grandes propriedades que oferece e beneficiam nossa saúde nos encantam, e fazem dela um super cereal, do qual não podemos prescindir em nossa dieta diária.




Mas, você sabia que esse cereal também é um grande aliado para a saúde da pele? Seus princípios terapêuticos são conhecidos desde a antiguidade, e é por isso que hoje queremos ensinar uma receita muito simples e econômica, uma ótima forma de nos beneficiarmos das propriedades dessa maravilha!


Aveia para uma pele de seda: conheça suas grandes propriedades


1. Ação limpadora


  • A aveia é um ingrediente natural capaz de limpar a pele de um modo excepcional. Graças a ela é possível remover todo o resquício de impurezas, absorvendo-as, evitando que os resíduos se acumulem nos poros e promovendo uma limpeza profunda, realmente excepcional. E o mais interessante é que graças a aveia a estrutura da pele consegue de manter equilibrada, com um ótimo nível de pH, efeito obtido através das proteínas que compõem esse cereal.

2. Evita a desidratação da pele


AVEIA


  • Sim, graças à aveia e seus lipídios conseguirmos oferecer a pele a umidade adequada, evitando sua desidratação em todos os momentos, protegendo-a das agressões externas e mantendo uma barreira protetora.

3. A aveia, um grande exfoliante


  • Graças à sua hidratação e ao seu eficaz efeito limpador, a aveia surge como uma magnífica solução para eliminar as células mortas e impurezas da pele. Dessa forma, podemos dizer adeus às espinhas, cravos e outras imperfeições.

  • Também não podemos nos esquecer de outras grandes propriedades da aveia, que nos permitem diminuir e tratar os sinais de acne, controlando a produção de sebo e o brilho típico de peles gordurosas. É sem dúvidas um remédio ideal, que não se pode deixar escapar, totalmente recomendável.

4. Adequada para tratar irritações na pele


  • Simplesmente magnífica: sua ação calmante faz com que a aveia seja muito adequada para pessoas que sofrem de irritações ou casos mais sérios como, por exemplo, eczemas, coceiras, dermatite, urticárias ou psoríase. Ela tem uma ação calmante e curativa, cuidando pouco a pouco de todos os danos na pele que, aliás, todos podem sofrer algum dia.

5. Efeito relaxante


  • Seus efeitos relaxantes para os músculos são conhecidos desde a antiguidade. Um banho relaxante usando um sabão de aveia, ou essas bolsinhas de sabão (que ensinaremos a preparar) será uma opção ideal para tonificar os músculos, relaxar e conseguir uma ação sedativa onde, além disso, cuidaremos da pele mais sensível e ressecada.

Prepare suas próprias bolsas de aveia para o banho


Ingredientes


Prepararemos duas bolsas de aveia para o banho, e para isso necessitaremos dos seguintes ingredientes:


  • 2 xícaras de aveia

  • Duas bolsinhas de tela. Podem ser de musseline, gaze ou organza. Telinhas comuns, que costumam vir embrulhando presentes também podem servir. Também é importante separar um cordãozinho para amarrar o arranjo.

  • Meio sabonete ralado. Escolha o sabão de sua preferência, inclusive, um que já seja de aveia é uma boa opção, mas recomendamos outro que será muito ideal, o sabonete de rosa mosqueta. Ele pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou perfumarias. Utilize apenas meia pastilha.

  • Óleo essencial. Escolha o que te agrade mais. Para essa receita utilizaremos um também de rosa mosqueta.

Como preparar as bolsinhas de aveia?


  • É muito fácil. Primeiro, escolha a sua tela. Deve ser de tamanho médio, que caiba pelo menos na palma da mão. Imagine que será utilizada como um sabonete na pele, por isso o tamanho deve ser adequado. Também é preciso lembrar que deve ter tamanho suficiente para conter uma xícara de aveia.

  • Depois de escolher a tela, pegue uma tigela e prepare a mistura terapêutica que ficará no interior das bolsinhas. Para preparar a mistura, adicione duas xícaras de aveia, depois rale a meia barra de sabonete, utilize um ralador e deixe cair os pedacinhos pequenos de sabão sobre a aveia. Meia barra bastará.

  • Depois adicione também dez gotas do óleo essencial escolhido, é preciso que seja de um odor equilibrado e que não seja muito diferente do cheiro do sabonete. Algumas pessoas também adicionam ervas secas nesse ponto do processo, tais como a lavanda, folhas de laranja ou alecrim. Você pode adicionar o que preferir, sempre que essas plantas disponham de ações terapêuticas boas para a pele.

  • Nessa fase, estará quase pronto. Só faltará dividir o conteúdo e preencher duas bolsinhas com ele. Amarre-as bem com a fita escolhida. Lembre-se que após cada uso é preciso colocá-las no sol e em um lugar onde circule o ar para que seque corretamente. Obviamente seu uso é limitado. Quando notar que não cheira mais, ou que a aveia se tornou quase uma farinha, será o momento de preparar novas bolsinhas. Depois de usá-las notará como sua pele ficará ainda mais bonita.

The post Receita de bolsas de sabonete de aveia para o banho appeared first on Melhor Com Saude.

Seis conselhos fáceis para exibir um cabelo perfeito

Um cabelo bonito é símbolo de feminilidade e saúde. Todas nós gostamos de exibir um  cabelo espetacular e nos sentir atraentes. Mas você já sabe, às vezes custam muito caro os tratamentos cosméticos, os cremesentre outros produtos e cuidados que podemos fazer para os nossos fios. Por esse motivo, neste artigo, daremos dicas naturais, simples e que não te custarão praticamente nada.





 


Como conseguir um cabelo bonito e saudável?


1. Escovar o cabelo duas vezes ao dia


Pode parecer óbvio, mas o simples ato de escovar o cabelo duas vezes por dia, vai estimular a circulação do nosso couro cabeludo. Com essas duas simples escovações, estimularemos o crescimento e irá melhorar a nutrição dos cabelos. Funciona como uma massagem ativadora e não custa nada. Assim que, lembre-se e escove seu cabelo duas ou três vezes ao dia, de preferência sem estar molhado.


2. Enxaguar com água fria


banho com água fria


Você não gosta de  água fria? Pois saiba que a água fria é revigorante, estimula a circulação e é considerada como um remédio natural para seu cabelo. A água quente danifica o nosso couro cabeludo, tornando-o seco e sem brilho. Se você enxágua o cabelo com água fria vai conseguir selar a cutícula do cabelo, tornando-o brilhante e sedoso. E não se esqueça, a água fria também acelera o crescimento do seu cabelo!


3. Primeiro o condicionador, depois o shampoo


shampoo caseiro


Você sabia? É uma forma de proteger o nosso cabelo. Com este simples truque de aplicar o condicionador primeiro, obteremos mais umidade e brilho inigualável. Outro truque para  lembrar que, depois de aplicar o shampoo e condicionador no seu cabelo, no enxágue final, você pode aplicar algumas gotas de limão ou uma colher de sopa de óleo de coco. Faça uma breve  massagem e depois é só enxaguar com água morna ou fria. Você verá um grande resultado.


4. Faça hidratação duas vezes na semana


abacate condicionador


E quais são os cremes de hidratação caseiros mais adequados? Anote e comprovará como são simples de preparar.


Máscara de ovo com cerveja. Você só tem que misturar um ovo com metade de um copo de cerveja clara. Misture bem para obter um creme homogêneo. Muito fácil! Em seguida aplicá-lo nos cabelos úmidos e deixe atuar por 20 minutos (você pode colocar uma touca de plástico para melhorar o processo de hidratação). Após o tempo recomendado, enxágue  com água fria ou morna. Será perfeito se fizer essa hidratação uma vez por semana, assim, nutrimos o cabelo com  vitaminas, dando-lhe brilho e força. Você exibirá um cabelo hidratado e bonito!


Máscara de abacate com mel. Uma combinação muito recomendada para o tratamento e beleza do seu cabelo. Esse creme natural oferece maciez, brilho e excelente nutrição ao seu cabelo. Essa hidratação é ideal para as mulheres que pintam o cabelo, tratando-o e reparando-o.


Modo de preparo: você precisa apenas da metade de uma abacate e duas colheres de sopa de mel. Usando uma colher misture tudo e aplique nos cabelos úmidos, espalhando bem. Deixe agir entre 15 a 20 minutos. Enxágue em seguida.


5. Tenha cuidado com os produtos químicos e as temperaturas altas.


plancha de cabelo


Você sabe que as tintas  prejudicam  a saúde do seu cabelo. Embora às vezes não possamos evitar porque temos de cobrir nossos cabelos brancos. Se este for o seu caso, tente fazer com mais frequências os tratamentos de hidratação que mencionamos anteriormente, dessa forma, nutrimos e reparamos nossos cabelos dos estragos provocados pelo uso frequente das tintas.


Tenha cuidado para não exagerar no uso do secador de cabelos e pranchas. Você sabia que o calor não é favorável para nossos cabelos? O calor do secador maltrata a oxigenação do cabelo, removendo o brilho. Tente não usar esses aparelhos com tanta frequência, e verá bons resultados.


6. O segredo: uma boa alimentação


leite nozes


Certamente você já ouviu mais falar que  uma boa nutrição reflete de  dentro para  fora. E o nosso cabelo manifesta imediatamente a falta de minerais, ferro, zinco, magnésio que enfraquece nosso cabelo provocando pontas duplas e  ressecamento. Devemos ter cuidado e manter uma dieta equilibrada e variada. Lembre-se, os melhores alimentos para o fortalecimento do cabelo são aqueles ricos em ferro, enxofre, Ômega 3, potássio e ácido fólico. E quais são esses alimentos?


  • ENXOFRE: No brócolis, alho-poro, aspargo, abacaxi, coco. São alimentos que purificam o organismo, e também aumentam a síntese de colágeno e queratina.

  • FERRO: Lembre-se, sempre vegetais de folhas verdes. Também  são muito adequadas as lentilhas, a carne de  peru ou frango. Eles nos permitem metabolizar vitaminas do complexo B, nutrindo nosso cabelo de ferro, tornando-o  forte e saudável.

  • ÔMEGA 3.  Você gosta de nozes ou de peixe azuis? Então, não hesite você sempre deve consumi-los, porque a falta desses alimentos nos leva a ter um cabelo sem brilho e quebradiço.

  • POTÁSSIO: Encontramos na abobrinha, cogumelos ou abóbora,  nas frutas como o melão e no kiwi. Também no salmão ou iogurtes fermentados. A falta de potássio enfraquece nossas unhas e nos leva à terrível perda de cabelo.

  • ÁCIDO FÓLICO: Não hesite em consumir grão de bico, lentilha, cereais, como arroz ou pão de trigo; frutas como laranjas e outras frutas cítricas. Um baixo nível de ácido fólico provoca anemia e a falta de ferro muitas vezes faz com que o cabelo  fique fraco e inicie a queda. Graças ao ferro fortalecemos o folículo piloso.

Se você não está cuidando adequadamente do seu cabelo, comece hoje mesmo!


The post Seis conselhos fáceis para exibir um cabelo perfeito appeared first on Melhor Com Saude.