Cobreiro: o que saber?
O cobreiro é doloroso, se enche de líquido e apresenta-se como um caroço com bolhas, principalmente quando ocorre na região do abdômen e das costas. É causado pelo mesmo vírus que a varicela, que fica latente nos nervos do corpo durante toda a vida.
O herpes zoster ocorre quando o vírus se reativa, quase sempre porque o sistema imunológico se desequilibra devido a certas doenças, como o câncer, o HIV, ou por situações como um transplante de órgãos, falta de vitaminas, estresse, nervoso ou ansiedade excessiva.
Essa doença só afeta pessoas que já contraíram varicela, uma doença muito frequente em crianças. Ela começa com uma sensação de formigamento no tronco, que evolui até se desenvolverem erupções e bolhas com líquido no interior.
O quadro pode durar entre uma e quatro semanas. Depois disso, forma-se uma crosta nas erupções até que elas desapareçam, mas as marcas ficam por toda a vida. Uma das características do herpes zoster, ou cobreiro, é que aparece um lado só do corpo, quase sempre no tórax, mesmo que em alguns casos se manifesta nas coxas ou no rosto.
Quando as bolhas secam pode ocorrer um episódio de neuralgia pós-herpética, que é uma dor aguda, pulsante e incômoda na região de vez em quando.
Remédios caseiros e populares para tratar o cobreiro
Aplique um bandeide úmido nas erupções quando estiverem em um estágio avançado. Molhe uma toalha com água fria, retorça e deixe alguns minutos na região até que a temperatura regule.
Coloque farinha de aveia ou amido de milho na água do banho. Se banhe nessa água por pelo menos vinte minutos. Repita o tratamento todos os dias antes de dormir, ele ajudará a aliviar a coceira.
Aplique água oxigenada sem diluir sobre cada uma das bolhas, para isso, use um conta gotas desinfetado ou um algodão.
Unte mel puro ou suco de alho-poró fresco sobre as erupções várias vezes por dia. Isso aliviará a coceira.
- Ferva cinquenta gramas de verbena em um copo de água por cinco minutos. Estenda a verbena sobre um pano e coloque na pele, na região afetada. Repita sempre que o pano secar.
- Coloque algumas gotas de óleo de árvore-do-chá em uma bolinha de algodão e passe na região afetada pelo herpes zoster com suavidade.
- Coloque duas colheres de sopa de tanchagem em uma xícara de água fervente. Tampe e deixe esfriar. Molhe um algodão seco na infusão e utilize como compressa na região afetada, deixando atuar por meia hora.
- Ferva um punhado de folhas de bardana em meio litro de água por cinco minutos. Retire do fogo, deixe esfriar, empape um pano de algodão e aplique na região afetada. Deixe atuar por meia hora.
- Ferva algumas folhas de dente de leão em um litro de água durante quinze minutos. Beba três xícaras por dia.
- Ferva duas porções de folhas de azeda-miúda (Rumex acetosa) em um litro de água durante dez minutos. Retire do fogo, deixe esfriar e empape um pano na infusão para aplicá-lo nas bolhas.
- Misture meia cenoura fervida e picada em água e obtenha uma pasta, semelhante a um purê. Aplique como cataplasma nas regiões afetadas pelo cobreiro.
- Beba várias xícaras de chá com bálsamo de limão durante o dia para aproveitar suas propriedades antivirais. Isso ajudará a prevenir a propagação do vírus a outras partes do corpo. Guarde as bolsinhas de chá na geladeira e aplique nas bolhas.
- Faça um creme com sementes de pimentão picante e gel de babosa (ou utilize um creme pronto que contenha esses ingredientes). Além de adicionar pimentão à dieta diária para aproveitar as vantagens da capsaicina (em farmácias é possível encontrar alguns cremes que contenham esse último ingrediente).
- Uma planta muito boa é a melissa, que é potente e efetiva para curar o herpes zoster (ou cobreiro) de forma natural. Tem efeitos calmantes, analgésicos e antiespasmódicos. Prepare uma infusão com uma boa quantidade dessa erva e deixe esfriar até ficar morna. Aplique na região com um algodão ou um pano, pelo menos quatro vezes por dia. Se beber o chá de melissa será possível combater o mal-estar associado ao problema (como a febre ou a dor generalizada).
- Outra planta medicinal eficaz para tratar o cobreiro é a unha-de-gato. Não é recomendada para mulheres grávidas e é um potente antiviral e antinflamatório. Prepare uma infusão e repita os mesmos passos indicados para a melissa.
Recomendações para evitar ou tratar o cobreiro
- Consuma alimentos ricos em vitaminas B e C, são muito bons estimulantes do sistema imunológico e dos nervos.
- Evite usar qualquer tela ou material quente na região das bolhas, como a lã, por exemplo, porque aumenta a dor e o incômodo. Busque usar sempre roupas leves, de algodão, porque os têxteis sintéticos podem causar mais coceira e dor.
- Não estoure as bolhas, isso pode deixar marcas na pele e causar mais dor e mal-estar.
- Evite entrar em contato com pessoas que têm problemas imunológicos, como no caso de crianças pequenas, pessoas que passaram por transplantes, câncer, etc., pois são mais propensas a contágio.
- Relaxe e deixe o estresse e a ansiedade de lado, use as técnicas mais úteis para isso, desde ioga à meditação, auto-hipnose, visualização de imagens, etc.
- Evite as mudanças bruscas de temperatura ou correntes de ar, porque essas situações “enviam” sinais aos nervos e ativam as dores.
- Exponha as áreas afetadas à luz solar por alguns minutos, isso acelerará o processo de cura e ajudará as bolhas a secarem.
Sem comentários:
Enviar um comentário