Patologias

Icterícia

Normalmente os glóbulos vermelhos permanecem em circulação durante cerca de120 dias, e quando envelhecem entram em lise celular (ruptura) libertando a hemoglobina do seu interior. Depois de libertada, a hemoglobina é removida do sangue pelos macrófagos (glóbulos brancos). Dentro dos macófragos a hemoglobina é separada em aminoácidos, ferro e bilirrubina.



Fig.1.: Comparação entre um individuo com bilirrubina e um individuo normal

A bilirrubina (livre) tem de ser excretada, pois o seu acumulo no organismo pode ser tóxico.

O que é a Icteríca? 

A bilirrubina (livre) é libertada no plasma sanguíneo e conjugada-se com a albumina, uma proteina do sangue, para ser transportada até ao fígado. No fígado a bilirrubina livre conjuga-se com ácido glicurónico, tornando-se bilirrubina conjugada. Este processo tem como finalidade tornar a bilirrubina hidrossolúvel para que possa ser excretada como componente da bílis no intestino delgado. Os derivados da bilirrubina contribuem para a cor das fezes. Também podem ser reabsorvidos do intestino para o sangue, sendo posteriormente excretado pelos rins através da urina, conferindo-lhe a cor amarelada.

A icterícia resulta da acumulação ou do aumento deste pigmento (bilirrubina) no corpo. Esta acumulação na circulação e nos espaços intersteciais leva à coloração amarelada dos tegumentos e escleróticas.


Tipos de icterícia 
A icterícia pode ser dividida em quatro diferentes tipos: a hemolítica, a hiperbilirrubinemia (típica de recém-nascidos), a icterícia hepatocelular e a obstrutiva. Em todas elas há uma quantidade excessiva de pigmentos biliares no sangue. 
  • Icterícia Hemolítica – ocorre devido a danos nas eritrócitos, que podem ter como causa anticorpos formados em decorrência de transfusão de sangue.

  • Hiperbilirrubinemia (icterícia dos recém-nascidos) – devido a uma falha temporária na síntese da enzima responsável pelo metabolismo da bílis. Desaparece espontaneamente após poucos dias. 

  • Icterícia Hepatocelular – causada quando os hepatócitos sofrem danos por um vírus (como no caso da hepatite) ou pela ingestão excessiva de bebida alcoólica. 

  • Icterícia Obstrutiva – surge após uma obstrução mecânica dos ductos biliares que transportam os pigmentos do fígado ao intestino. Este bloqueio pode ter como causa a presença de cálculo biliar, tumor ou processo inflamatório.


Tratamento


O tratamento da icterícia consiste no tratamento da doença de base e depende da doença com a qual o sintoma está associado.


Sem comentários:

Enviar um comentário