O organismo sozinho é capaz de eliminar as toxinas, não há dúvidas em relação a isso. Mas podemos dar uma forcinha, especialmente se se expõe com frequência a substâncias inimigas. Elas estão presentes não só nos alimentos cheios de gordura, sal, açúcar, corantes, conservantes e pesticidas. Bebidas alcoólicas e noites mal dormidas, assim como stresse, cigarros, poluição e excesso de sol, também sobrecarregam o organismo. Resultado: o fígado (principal órgão responsável pela eliminação das toxinas) pode não dar conta limpeza, e uma dieta desintoxicante passa a ser bem-vinda.
Alimentos fundamentais na dieta desintoxicante
Melancia: ajuda a desintoxicar especialmente quando triturada com as sementes – ricas em fbras, elas limpam o estômago e o intestino. Essa parte da fruta ainda tem componentes diuréticos, facilitando a saída das toxinas na urina.
Folhas verdes: ricas em fbras e clorofla (antioxidante que ameniza os efeitos nocivos dos radicais livres produzidos no próprio processo de desintoxicação), são especialmente efcazes.
Quinoa e linhaça: têm fbras que varrem as toxinas para fora do organismo. Também melhoram o funcionamento do intestino.
Chás verde e de hibisco: concentram antioxidantes capazes de remover as toxinas das células e facilitam a chegada de nutrientes até elas, reduzindo acne e celulite.
Abacaxi: carrega bromelina, enzima que favorece a digestão e reduz a infamação nas células.
Limão: contém compostos que estimulam a produção de bile. Essa substância isola a gordura e facilita a absorção dos nutrientes.
Maçã: rica em pectina, uma fbra que ajuda a impedir que parte da gordura dos alimentos seja absorvida. Já os antioxidantes da fruta protegem as células dos radicais livres.
Sem comentários:
Enviar um comentário